pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Teologia Nossa de Cada Dia

Teologia Nossa de Cada Dia

O termo “teologia” é de origem grega cuja composição se dá pela soma de duas outras palavrinhas gregas: “Theos” (deus ou divindade) + “Logos” (palavra ou estudo). Assim, temos a definição “Estudo de Deus” ou “Análise da divindade”.
Olhando para o passado, o termo “teologia” nasceu na Grécia Antiga, aparecendo nos escritos de Platão, embora o conceito já existisse nos pré-socráticos [1]. Obviamente, Platão aplicava o termo aos mitos, tentando interpretá-lo à luz da filosofia para colher um significado positivo para a educação política. Já no Cristianismo, o termo “teologia” começou a ser utilizado na Idade Média (séculos IV e V), significando o estudo a respeito de Deus.
A teologia serve para aproximar o crente de Cristo para que ele melhor sirva à obra de Deus e aos irmãos da fé. O propósito principal da teologia não é apenas trazer luz para a cabeça, mas sim, incendiar o coração com as verdades cristalinas e eternas da Palavra de Deus.
Tem sido dito, em muitos círculos, que muita teologia causa esfriamento da fé e afastamento de Deus. Todavia, o apóstolo Paulo exortou o seu filho espiritual Timóteo a dedicar-se ao estudo: “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.” (I Tm 4.13). Além do mais, o próprio Paulo, quando preso em uma masmorra fria, fez um de seus últimos pedidos em vida: “Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.” (II Tm 4.13). Fica claro, portanto, que o estudo teológico é vital para o crescimento na piedade.
Muitas teologias foram criadas no decorrer da história da igreja. Teologia fiel e teologia herética. Teologia sobre Deus e teologia sobre o homem. Como cristãos, precisamos ser o povo do Livro, a Bíblia. Precisamos ser o povo que interpreta tudo à sua volta com os olhos das Escrituras.
O estudo da teologia nos auxilia a olharmos para a revelação bíblica e descobrirmos o que Deus pensa acerca de todos os assuntos concernentes à vida. A teologia é útil por possibilitar que os cristãos conheçam a vontade de Deus e a interpretem de maneira correta e sadia, sem enganos e livre das “fumaças” tóxicas.
Todo cristão deveria aprender a “teologar”. Talvez isso se dará de maneira informal, longe das academias, porém, isso será extremamente útil para o seu desenvolvimento espiritual.
Que tal começarmos a partir de agora?

Fabrício A. de Marque.
_______

Notas:

[1] Filósofos da Grécia Antiga que antecederam a Sócrates.


Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!