pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Três Deuses ou Um Deus Trino?

Três Deuses ou Um Deus Trino?

Quem Deus, de fato, é? Os artistas de TV oferecem suas respostas superficiais próprias do mundo da fama. Os políticos também oferecem suas respostas superficiais, especialmente em épocas de eleições. Outros, por outro lado, chegam ao extremo de cometer terrorismo “em nome de Deus”. Enfim, existem várias sugestões que tentam responder à pergunta: “Quem Deus, de fato, é?”. Tentaremos, com breves palavras, apresentar uma argumentação que se estribe na revelação das Escrituras e que seja, em determinado aspecto, algo prático para a piedade cristã.

A UNIDADE DE DEUS

A verdade teológica de que Deus é “Uno”, ou seja, de que há somente um Deus Criador e Eterno, permeia toda a Escritura Sagrada. Por exemplo, vemos esta afirmação presente logo no Pentateuco [1]: “Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6.4). Este versículo, bastante conhecido como o Shemá [2], “era o centro da liturgia judaica do Antigo Testamento. Era recitado com frequência na adoração judaica e, como é óbvio, era bem conhecido por Jesus desde a sua infância” [3]. Perceba que a revelação bíblica apresenta a realidade de que há somente um Deus que é digno de obediência e adoração [4].
Além disto, o único Deus verdadeiro revelado nas Escrituras é também o Deus pessoal e imanente [5]. Ele não criou o mundo e os humanos para deixá-los à própria sorte como se fossem insignificantes. Vemos a pessoalidade do Deus Eterno na oração de Jesus Cristo: “Pai nosso, que estás no céu” (Mt 6.9). O que o Senhor Jesus está ensinando aqui? O Pai é “nosso”. O Pai é pessoal. O Pai é relacional. Ele ama o Seu povo e, por isso, se relaciona intimamente com este povo. Ele é o Dono das aves e das flores, mas também é o “nosso” Pai. Ele é imanente.
Na segunda parte da oração Jesus menciona outro aspecto do Deus Criador. Jesus diz: “que estás no céu”. O que é isso? Transcendência [6]! Deus está acima de toda Sua criação. Ele conhece cada estrela individualmente e as chama pelo nome (Sl 147.4). Em Suas Onipotentes mãos está o domínio de todas as galáxias. Deus é infinito e transcendente!
Em resumo, há um só Deus Todo-poderoso e Criador. Ele Se revela como Deus pessoal e imanente, mas também como Deus infinito e transcendente.

A DIVERSIDADE DE DEUS

Embora afirmemos que Deus seja Uno, também afirmamos que Deus é Trino, ou seja, Deus Se revela em três Pessoas devidamente iguais em todos os atributos [7]. O termo é comumente chamado de “Trindade” (Triunidade). O termo não é bíblico apenas no sentido em que não foi registrado por nenhum autor bíblico ou amanuense, mas o conceito é puramente bíblico por estar presente em toda a Escritura. Vejamos a presença deste conceito na Carta de Judas 1.20, 21:

“Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus [o Pai], enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.”

Muito mais que simplesmente nos apresentar o conceito do Deus Trino, estes versículos nos revelam quais comportamentos devemos ter enquanto aguardamos a vida eterna: 1) Orando no Espírito Santo; 2) Permanecendo no amor de Deus, o Pai e 3) Aguardando o retorno de Jesus Cristo.
Ademais, é necessário esclarecer que “Trindade” não é “Triteísmo” (a existência de três Deuses) nem “Modalismo” (a existência de três atividades de Deus ao invés de três Pessoas). Trindade é a crença no único Deus que existe em três Pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Para ilustrar um pouco melhor este conceito, veja a imagem abaixo:


Em outras palavras, afirmamos que a Pessoa do Pai não é a Pessoa do Filho nem o Filho é a Pessoa do Espírito Santo. Contudo, a Pessoa do Pai, a Pessoa do Filho e a Pessoa do Espírito Santo são Deus, isto é, idênticas em atributos, como: Onipotência, Onipresença, Onisciência, etc. Todas as Pessoas da Divindade possuem todos os atributos. A única diferença entre as Pessoas da Trindade está nas funções e nos papeis que cada uma desempenha na história da redenção. Leia o texto de Efésios 1.3-14 e veja como cada Pessoa da Divindade possui a Sua própria tarefa na salvação dos pecadores:

1.       O Pai nos abençoa, nos elege e nos predestina (v. 3-6).
2.     O Filho nos redime com o Seu sangue (v. 7-12).
3.     O Espírito Santo nos sela com Sua habitação permanente (v. 13, 14).

Cada Pessoa da Trindade possui um papel que lhe é próprio. No final, cada Pessoa da Trindade recebe a glória e o louvor que lhe são devidos: “Para louvor da glória de Sua [do Pai] graça” (v. 6); “Com o fim de sermos para louvor da Sua [do Filho] glória” (v. 12) e “para louvor da Sua [do Espírito Santo] glória” (v. 14).
Em resumo final, Deus é Uno, Trino, Imanente e Transcendente. Ele Se revelou ao homem visando demonstrar a Sua graça e justiça. O Deus da Bíblia nos chama ao relacionamento pessoal, legítimo e eterno através do Salvador Jesus Cristo.

“Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.” (I Jo 5.10, 11).

Fabrício A. de Marque.
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Notas:
[1] Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento.
[2] Hebraico: שְׁמַ֖ע (ouve; escuta).
[3] R. C. Sproul, O Mistério do Espírito Santo, pág. 35, Ed. Cultura Cristã.
[4] Cf. Gn 1.1; Is 45.18-20; Mc 12.29; Jo 5.44.
[5] Imanência: “Presença e atividade de Deus dentro da criação e da história humana”, de acordo com Millard J. Erickson em seu Dicionário Popular de Teologia, pág. 101, Ed. Mundo Cristão.
[6] “Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela. Possuidor de tal característica, Deus não seria limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural. A transcendência de Deus tem relação direta com um de Seus atributos ou perfeições conhecido por infinitude.”
[7] Atributos: “Características ou qualidades de Deus que fazem dEle o que é. Não devem ser considerados algo a Ele atribuído ou relacionado, como se algo pudesse ser adicionado à Sua natureza. Em vez disso, são inseparáveis de Seu Ser”, de acordo com Millard J. Erickson em seu Dicionário Popular de Teologia, pág. 21, Ed. Mundo Cristão.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado por separar tempo para dedicar-se na leitura, meu nobre amigo! Um forte abraço!

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  2. Que benção de texto!!!
    Coerência bíblica- acompanhei com a Bíblia na mão rsrsrs e tomando meu cafézinho tbm rsrsrs
    Excelente a imagem ilustrando o Deus Trino!!

    Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo conceda a você muita sabedoria para edificar outros!!!
    Paz irmão

    Ps: o comentário saiu m nome do meu antigo blog de artesanato rsrs Mas estou corrigindo!

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    Respostas
    1. Café + leitura = combinação perfeita! Obrigado por separar alguns minutos para ler o artigo, irmã! Espero que os textos continuem trazendo conhecimento e edificação espiritual! Deus te abençoe!

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