pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O que você está fazendo com o seu tempo?

O que você está fazendo com o seu tempo?


Você já teve a impressão de que as 24 horas do dia não são suficientes para cumprir com todos os seus deveres e obrigações? Se você disse sim, então você está organizando mal a sua agenda ou está fazendo mais coisas do que deveria fazer. Eu sei que a vida é corrida. Também tenho uma vida. Quero que entenda que a criatividade e a organização têm papeis muito importantes quando o assunto é a gestão do tempo. Vamos pensar juntos sobre isso e considerar alguns exemplos práticos.

Colocando a bagunça em ordem
Em textos anteriores eu disse que a maioria das pessoas não consegue ter simpatia pela disciplina. Elas são inimigas consumadas! Todavia, toda disciplina pressupõe organização. E toda organização colocará a bagunça para correr.
Antigamente, as pessoas carregavam uma caderneta junto de si, e ali todos os gastos e vencimentos eram anotados. Muitos ainda conservam esse hábito e, particularmente falando, acho isso muito bom, especialmente para quem tem agilidade na escrita, que não é o meu caso. Embora eu não carregue uma agenda com gastos e vencimentos, eu registro tudo isso no Word, em meu Notebook. Nada passa despercebido. Nem mesmo um pacotinho de Trident.
Se você quer melhorar a sua organização, você precisa anotar o seu cronograma em algum lugar. Não me refiro apenas às contas mensais. Me refiro também aos compromissos e projetos pessoais. Por exemplo, se você quer aprender um novo idioma, então precisará colocar isso em tua agenda. Seja específico: “Toda segunda, quarta e sexta serão dedicadas ao aprendizado do novo idioma. Uma hora para cada dia”. Em seguida, você precisa escolher em qual momento do dia fará isso. Antes do trabalho? Isso exigirá que você acorde mais cedo. No horário do almoço? Isso exigirá aqueles minutinhos de descanso. Antes de dormir? Isso exigirá um tempinho acordado até mais tarde. Não existe progresso sem sacrifício. Lembre-se disto: se você cultivar o hábito de manter tudo anotado, sua mente ficará condicionada, e logo você não precisará se preocupar com muitas anotações (exceto em relação às contas).

Eliminando as distrações
O primeiro e mais difícil passo a ser dado é o da anotação. Se você conseguiu colocar os teus alvos no papel, então você conseguiu vencer o primeiro desafio. O próximo desafio é eliminar as distrações. O que assassina o seu tempo de maneira violenta e absurda? O desânimo de não querer fazer nada? Os vídeos do Youtube? As novidades do Instagram? As postagens do Facebook? As notícias dos sites? A conversa jogada fora pelo WhatsApp? As séries do Netflix? Tome cuidado com o entretenimento. Ele é um dos piores bandidos da atualidade quando o assunto é aproveitamento do tempo, sem contar que o entretenimento exagerado também contribui para uma vida desanimada. Se possível, desligue o celular e concentre-se no que você precisa fazer. Se a tua atividade exigirá conexão com a Internet, não permita que os demais sites seduzam a tua atenção. Por exemplo, se você precisa estudar para uma prova, imprima todo o conteúdo que você vai usar e mantenha os aparelhos desligados. Volte a ligá-los só depois de ter cumprido o teu alvo.

Usando a criatividade
Você não precisa de dinheiro para ser criativo. Você precisa de tempo para pensar e de motivação para agir. Use a criatividade em seu favor. Vou contar duas experiências pessoais que servirão de ilustração. Certo dia, fui abastecer o carro em um posto da cidade que estava em promoção. Não era uma promoção qualquer. O combustível estava cerca de R$0,25 por litro mais barato do que nos demais postos da cidade (considerados baratos, inclusive). O problema é que a fila de carros era tão grande, que causava desânimo só de olhar. Muitas vezes passei em frente e cheguei a contar mais de vinte veículos na fila esperando a vez. No entanto, percebendo que o investimento compensaria, resolvi me organizar para ir ao posto de combustível. Tomei nas mãos o livro que estava lendo e parti para o posto. Para resumir a história, gastei 25 minutos na fila. Mas o tempo foi bem aproveitado, pois consegui ler um capítulo inteiro do livro enquanto aguardava a minha vez. E se eu não tivesse feito isso? Certamente os 25 minutos estariam no lixo sem qualquer aproveitamento. Economizei dinheiro e investi no meu crescimento intelectual.
A segunda ilustração tem a ver com o exercício físico. Um dia fui ao centro da cidade e percebi que não tinha vagas para estacionar. Para ser franco, as únicas vagas disponíveis eram Zona Azul [1]. Evitando enriquecer o sistema urbano corrupto, andei mais um pouco e encontrei uma vaga maravilhosa aguardando a minha chegada. A vaga ficava um pouquinho longe do local que eu deveria ir. Mesmo assim, estacionei e caminhei a pé, consciente de que estava contribuindo para a minha saúde física. Isso pode parecer engraçado, mas é uma forma de aproveitar bem o seu tempo sem experimentar dissabores [2].

Colocando em prática
Para finalizar esse artigo, darei algumas dicas que poderão ser úteis ou não para você. Se forem, abrace-as. Se não forem, rejeite-as.
Quando se deparar com aquela enorme pia de louça suja, não reclame. Olhe para ela como uma oportunidade dada por Deus para que você pare um pouco e ouça alguma coisa edificante. Coloque uma pregação enquanto lava louça. Se o intuito é crescer em outras áreas, coloque aulas e palestras sobre o assunto. Não desperdice o seu tempo com murmurações. Use o bom senso, a inteligência e a criatividade no dia a dia. Através desse hábito, consegui ouvir uma série inteira de sermões nos Salmos de Romagem (não tudo de uma vez, é claro). A série tinha quinze pregações. Eu ouvi todas as pregações e lavei muita louça também.
Quando estiver dirigindo, limpando a casa, lavando o quintal, tomando banho (ou fazendo qualquer outra coisa) coloque Audiobooks para ouvir. Você encontra recursos como esse gratuitamente na Internet [3]. Uma outra sugestão é colocar louvores para ouvir e ser abençoado. Outra sugestão ainda é orar em voz alta. As ideias são muitas e você pode revezar, de modo a não ficar tão cansado.
Portanto, não viva uma vida improdutiva. Seja criativo e prático. O tempo está passando. O tempo nunca parou desde que Deus criou o universo. E você, está parado? Como você está gastando os seus dias?

“Bens materiais e até saúde podem ser recuperados. Mas o tempo que se deixou passar, sem aproveitá-lo, é irrecuperável. O ócio é um pecado capital e um perigo, porque facilmente se torna pai de muitos pecados” (Frase Judaica)

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo” (Colossenses 4:5 ACF)

“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Efésios 5:16 ACF)


Fabrício A. de Marque

_____________________________

Nota:
[1] Para quem não sabe, o sistema Zona Azul cobra para você estacionar o teu carro na rua, sem qualquer segurança e exposto ao sol quente. Se estiver chovendo, você está encrencado. Certamente tomará chuva e molhará todo o banco do automóvel. Nesse dia, estacionei o carro em uma sombra fresca e não paguei nenhum tostão por isso.
[2] Se eu pagasse a Zona Azul, meu carro ficaria mais perto do local e, nesse sentido, eu economizaria mais tempo. No entanto, preferi parar mais longe, pois, devido à agenda, aquela seria a única oportunidade do dia que eu teria para caminhar um pouco e cultivar minha saúde.
[3] Adquira alguns livros em áudio sem qualquer custo através do site do Ministério Fiel. Acesse: http://www.ministeriofiel.com.br/audiobooks



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!