pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Meu Instável Coração

Meu Instável Coração


Um dia não é igual ao outro. Você acorda bem hoje, experimenta um dia excelente, repleto de produtividade e de boas emoções. Amanhã, porém, tudo muda drasticamente. Externamente, tudo está normal. Mas por dentro, tudo parece instável e melindroso. Você nem parece a mesma pessoa de ontem. Esse fato nos faz lembrar que apenas o Senhor é o mesmo ontem, hoje e sempre: “Porque eu, o Senhor, não mudo. [...]” (Malaquias 3.6).

Nem todos têm a mesma maturidade para lidar com as emoções inconstantes do coração. A maturidade espiritual não surge com o tempo. Ela surge apenas quando o tempo é usado na prática das disciplinas espirituais: oração, leitura bíblica, jejum, etc. Por causa disso, as pessoas reagem de maneiras diferentes diante de uma mesma situação.

No entanto, isso não significa que pessoas mais maduras não passem por lutas emocionais e por pensamentos perturbadores. Nenhuma pessoa está isenta disso, seja ela quem for. Diante disso, o que podemos fazer quando o dia mau chegar? Como agir em momentos de instabilidade emocional?

Em primeiro lugar, renove os seus pensamentos na Palavra de Deus. De modo geral, os sentimentos são os frutos de nossos pensamentos. Sendo assim, confrontar os nossos pensamentos à luz dos pensamentos do Senhor (revelados na Bíblia), é extremamente importante. Passe mais tempo com a Palavra, e menos tempo com os próprios pensamentos.

Em segundo lugar, tome decisões pautadas em preceitos bíblicos, não em emoções confusas. Por exemplo, quando estiver ansioso, não siga o conselho da ansiedade que, geralmente, nos faz pensar no pior. Ao invés disso, ore em obediência ao preceito da Palavra de Deus: “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6). Não espere sentir alívio para, então, orar. Ore, e obedeça ao Senhor.

Em terceiro e último lugar, descanse no cuidado paternal de Deus. Deus governa o universo e também a sua vida. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Jesus nos reconciliou com o Pai. Somos amados e guardados por Ele.

“Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome” (Salmos 33.20-21)


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!