pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Confie no Senhor e não em seu próprio entendimento

Confie no Senhor e não em seu próprio entendimento

 

Você já descartou o conselho do Senhor e seguiu sua própria opinião? Você já colocou a orientação divina de lado e optou pela opinião do especialista ou de qualquer pessoa não temente a Deus? Todos nós, em algum momento, fizemos isso. A Bíblia diz: “Confia no SENHOR de todo o coração, e não no teu próprio entendimento” (Provérbios 3.5).

 

A nossa confiança no Senhor não pode ser parcial. Por isso, o texto ordena que confiemos “de todo o coração”. Colocar 80% de nossa confiança no Senhor não é confiar de todo o coração. Aliás, Deus não atende nem mesmo uma petição por sabedoria, quando feita sem fé: “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento. Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa” (Tiago 1.6-7).

 

Devemos confiar no Senhor de todo o coração. No hebraico, a palavra “coração” é לֵב (lēb). Ela aponta para a parte mais profunda do ser humano, ou seja, seus sentimentos, sua vontade e seu intelecto [1]. Não é suficiente confiar no Senhor apenas com uma parte de nosso ser, mas com todo o nosso ser. Isso nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mateus 22.37).

 

Confiar no Senhor de todo o coração implica tirar os olhos do nosso próprio entendimento. Ao consultar novamente o hebraico, descobrimos que a palavra “entendimento” é בִּינָה (bînâ). Esse termo indica a compreensão, o discernimento, o conhecimento e a sabedoria que alguém tem acerca de algum assunto [2]. Já percebeu que, muitas vezes, acreditamos que as nossas respostas são melhores que as do Senhor?

 

Deus ordena algo na Bíblia, mas fazemos o oposto do que foi ordenado, porque julgamos que o nosso entendimento acerca daquele assunto é mais seguro. Por exemplo, se Deus ordena que contribuamos financeiramente para a Sua obra (2Co 9.7) [3], mas não obedecemos, então estamos confiando em nosso próprio entendimento. Se o Senhor ordena que perdoemos (Cl 3.13) [4], reter o perdão é confiar no próprio entendimento.

 

Assim, confiar no Senhor de todo o coração significa confiar em tudo o que Ele disse em Sua Palavra. Essa confiança se manifesta na obediência aos mandamentos bíblicos e no apego às promessas bíblicas. A confiança no Senhor de todo o coração é o resultado de amar ao Senhor de todo o coração.

 

 

Fabrício A. de Marque

 

 

_________________________

 

Notas:

[1] Disponível em: https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H3820&t=KJV. Acesso em 17 de abril de 2021.

[2] Disponível em: https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H998&t=KJV. Acesso em 17 de abril de 2021.

[3] “Cada um contribua de acordo com o que decidiu no coração; não com tristeza nem por constrangimento, pois Deus ama a quem contribui com alegria.” (2Coríntios 9.7, A21).

[4] “Suportando e perdoando uns aos outros; se alguém tiver alguma queixa contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, também perdoai.” (Colossenses 3.13, A21).



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!