pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: 10 Conselhos Para Um Novo Ano

10 Conselhos Para Um Novo Ano

Os dias que antecedem a virada de ano são, na maioria das vezes, positivos e encorajadores. Praticamente todos os indivíduos correm atrás de mudanças rápidas e instantâneas, porém, boa parte trava no meio do caminho e volta a viver a rotina de sempre.
É verdade que determinados retornos levam bons meses e anos para chegarem, assim como é verdade que muitos investem em áreas da vida que são, digamos, secundárias e, portanto, indignas de prioridade máxima.
Neste breve artigo, darei alguns conselhos que ajudarão você a canalizar o seu tempo, o seu recurso e a sua força nas áreas dignas de importância e concentração. Obviamente, você pode discordar de alguns conselhos e até sugerir outros no lugar, todavia, peço que pense com cautela em cada um deles.

1. Busque Crescer em Seu Relacionamento Com Deus – Dedique-se mais tempo em oração. Faça petições e ações de graças. Separe horário para fazer isso e, quando fizer, deixe as tecnologias de lado (Facebook, WhatsApp, Twitter, Jornais, Blogs, etc.). Ore em secreto (Mt 6.6). Além da oração, leia mais a Bíblia. Tome nas mãos um plano de leitura. Memorize versículos e contextos a fim de fazer boas meditações. Escreva alguns versículos à mão para interiorizar as verdades de Deus. Cante a Bíblia colocando louvores Cristocêntricos. Leia também outras literaturas que te ajudarão na compreensão da Bíblia. Compre livros. Leia artigos. Invista em seu crescimento!

2. Invista em Sua Família – Ore junto com os membros de sua família que são cristãos. Ore por aqueles que não o são. Desfrute de atividades importantes, como: comer juntos à mesa; assistir filmes; tomar sorvete; viajar; caminhar juntos, etc. Mantenha o respeito e o amor conforme as recomendações de Deus (Ef 5.24, 28, 33; 6.1-4; Cl 3.19, 21; I Tm 3.11).

3. Frequente Uma Igreja Local – Não seja outro membro do movimento dos “Desigrejados”. Deus quer que você congregue e se una à comunidade dos crentes (Hb 10.25). Seja membro de uma denominação fiel às Escrituras e comprometida com o pastoreio das ovelhas. Seja ativo e participante da programação da igreja.

4. Use o Dinheiro Com Sabedoria – Tome cuidado para não ser corrompido pela prosperidade e não se torne ingrato diante da crise financeira. Não seja fiador assumindo dívidas de outras pessoas (Pv 17.18). Não ame o dinheiro (I Tm 6.10). Contribua com generosidade na igreja local em que você congrega (II Cor 9.6-8). Invista com sabedoria estratégica. Use os recursos e os talentos dados por Deus a você. Acuda o necessitado (I Jo 3.17).

5. Domine a Sua Língua – Antes de proferir qualquer palavra, certifique-se de que você conhece os detalhes do que está acontecendo. Não fale mal das pessoas desnecessariamente. Ouça mais quando você não tiver certeza de algo. Não julgue segundo a aparência, mas segundo a reta justiça (Jo 7.24).

6. Reconheça os Teus Erros – Se você pecou ou falhou, peça perdão à pessoa ofendida e conserte o erro. Seja humilde e aprenda que muitos acertos só ocorrem depois de um fracasso.

7. Cuide da Tua Saúde – Se por um lado devemos trabalhar, por outro lado, devemos descansar respeitando a nossa limitação. Você não é de ferro, é apenas um ser humano. Respeite o Dia do Senhor (domingo) dedicando-se inteiramente às coisas sagradas, à sua família e ao seu descanso físico e mental. Deus ordenou o descanso para não cometermos o suicídio a longo prazo.

8. Seja Amigo – Não apenas queira ter um amigo, mas seja um amigo mais chegado que um irmão. Incentive, ore, mostre o caminho, seja um Barnabé (encorajador), pois o mundo já é constituído por competidores mal intencionados.

9. Seja Seletivo – Não engula tudo sem analisar. Submeta qualquer coisa ao filtro da Palavra de Deus. Rejeite o que não for para a edificação e segure aquilo que é proveitoso (I Cor 2.15). Muitos problemas serão evitados se você rejeitar o que é prejudicial.

10. Cuidado Com o Teu Coração – Em vez de seguir a voz do seu coração, desconfie dele. O coração é enganoso (Jr 17.9), por isso devemos guardá-lo sob a máxima proteção (Pv 4.23). Muitas pessoas, por serem obedientes ao coração, comprometeram a própria vida. Ouça a voz de Deus que continua ecoando sempre que nos sentamos para abrir a Bíblia.

Existem dezenas de outros conselhos que poderíamos citar, mas estes são os principais para vivermos de modo digno do Evangelho. Dedique-se a fazer o que deve ser feito. Assim, a sua vida será abundante e frutífera! 



Fabrício A. de Marque


2 comentários:

  1. Ótimos conselhos meu irmão! Falta colocar um botão de curtir nos artigos para podermos clicar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu irmão! Então rapaz, ainda estou aprendendo a vasculhar os detalhes do blog, rsrs. Por enquanto tem as opções de compartilhamento! Um abraço!

      Excluir

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!