pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Os Atributos da Igreja: Única

Os Atributos da Igreja: Única

Não é a primeira vez que divisões denominacionais acontecem. Muitos líderes se separaram e fundaram ministérios alicerçados na amargura e na competição. O crescimento de tal ministério fragmentado não será pleno nem duradouro na terra, a menos que os parafusos sejam ajustados.
Já percebeu que os pecados entre os membros da fé tende a produzir maior escândalo e espanto? Lembro-me, por exemplo, de excelentes pastores que se enveredaram no adultério e, assim, levaram à queda toda sua família e liderança. Não só pastores. Membros ativos também mancharam a fé evangélica por causa de determinados pecados. Sempre que atitudes produzem rachaduras na unidade da igreja, a imagem é manchada e comprometida.
Tudo isso é altamente danoso porque a igreja é Única! A igreja é única porque Deus é único. Desde o início da igreja, os cristãos eram caracterizados pela unidade: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.” (At 4.32).
O fato de os cristãos serem um, deixa expresso a unidade do próprio Deus. Paulo escreveu aos efésios: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Ef 4.4-6).
É possível encontrarmos diversas passagens no Novo Testamento que mostram a unidade do povo de Deus. Você pode abrir a sua Bíblia e ler os argumentos de Paulo em I Cor 1 em que ele fala da unidade dos cristãos baseado na unidade deles com Cristo. Paulo ensinou que há um só corpo (Rm 12; I Cor 12). Ele exortou a igreja de Filipos à unidade (Fp 2.2). E afirmou que todos nós, cristãos, somos um em Cristo a despeito da variedade étnica (Gl 3.7-28).
Visto que para alguns os argumentos de Paulo não são suficientes, precisamos perceber que o ensino paulino acerca da unidade refletia o ensino do próprio Jesus: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” (Jo 10.16). Foi em razão disso que Jesus também rogou que os seus seguidores fossem um: “Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17.21).
Somos a Igreja Única no sentido espiritual. Compartilhamos do mesmo Espírito e do mesmo Cristo. E tal unidade torna-se ainda mais visível quando os crentes compartilham do mesmo batismo, participam da mesma Ceia e aguardam esperançosamente a Nova Jerusalém! Na experiência prática, os crentes experimentam essa unidade quando eles se unem na adoração e na comunhão uns com os outros.
Portanto, temos aqui o primeiro atributo da Igreja de Deus: Una (única). A unidade da Igreja mostra que não estamos sozinhos durante a nossa peregrinação. Cristo, o Bispo de nossas almas (I Pe 2.25), nos guarda dos tropeços (Jd 1.24). Além disso, temos irmãos comprados pelo mesmo sangue que nos ajuda e nos exorta em todas as circunstâncias. Somos membros do mesmo Corpo. Trabalhamos pela mesma causa. Temos a mesma esperança e louvaremos eternamente Aquele que nos chamou para Si e nos fez verdadeiros irmãos espirituais.



Fabrício A. de Marque.


Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!