pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Depressão: O Funeral da Alma

Depressão: O Funeral da Alma

Andrew Solomon, escritor americano, disse que experimentar depressão é como engolir o próprio funeral. Pesquisas indicam que a depressão atinge cerca de 20% da sociedade. É o principal fator que conduz pessoas ao suicídio, além de superar o número de assassinatos no mundo. A despeito disso, muitos tentam encontrar a causa do suicídio e, ao invés de ajudarem, acabam colocando outro fardo sobre os ombros da vítima. Ademais, religiosamente falando, alguns alegam ser impossível servir a Deus e sofrer deste mal. "Deus não permitiria", dizem eles.
Neste breve artigo, veremos alguns exemplos na história de homens que foram cheios de Deus e também cheios de angústia na alma. Em seguida, partiremos para alguns conselhos práticos buscando formas de tratar deste problema.
T. L. Osborn (1923–2013), pregador neopentecostal, diz que depressão é demônio. Se o crente estiver em depressão, então ele não está "em boa companhia". No outro extremo, Jay E. Adams (19292020), escritor reformado, diz que depressão é pecado. Se o crente estiver em depressão, então certamente ele não está em santidade.
Entretanto, concordo com o posicionamento que o Rev. Hernandes Dias Lopes oferece. Em certos casos, a depressão pode sim ter relação com demônio e com o pecado, porém, não podemos generalizar. Hernandes afirma que depressão é uma doença que deve ser tratada convenientemente com remédio, com terapia e com fé.
Apesar disso, alguns podem indagar: será que um crente cheio do Espírito Santo pode ter depressão? Temos dificuldade em aceitar tal ideia, mas sim, é possível ser cheio do Espírito e vítima desta doença cruel. Abaixo segue uma breve lista de alguns exemplos do passado; homens de Deus, instrumentos poderosos nas mãos de Deus e vítimas da angústia negra causada pela depressão:

 Ø  John Bunyan: foi um pregador batista que escreveu o clássico livro “O Peregrino” que até virou filme. É o segundo livro mais lido no mundo depois da Bíblia. Bunyan sofria de depressões assoladoras na alma.

 Ø  William Cowper: foi um poeta cristão inglês, autor de centenas de hinos. Cowper tentou se matar várias vezes, mas o monitoramento fraternal das pessoas impediu que isso acontecesse. Cowper é autor da conhecida frase: "Por trás de cada providência carrancuda esconde-se uma face sorridente" [1].

 Ø  David Brainerd: foi um missionário entre os índios antropófagos (que se alimenta de seres humanos). Certa vez, os índios tentaram caçá-lo para comer, mas quando viram Brainerd orando fervorosamente pela conversão deles, foram quebrantados. Brainerd também foi noivo da filha de Jonathan Edwards. Foi um crente piedoso e enfrentava depressões amargas.

 Ø  Charles H. Spurgeon: foi o famoso “Príncipe dos Pregadores”, um pastor, escritor e teólogo piedoso. Sofria tão profundamente em sua alma que certa vez, sua esposa Susannah, chegou a dizer: "A aflição do meu amado era tão profunda e violenta que a razão parecia desfalecer em seu trono e, às vezes, temíamos que ele nunca mais pregasse" [2]. Spurgeon descreveu a sua própria angústia: "Sou o alvo de depressões de espírito tão assustadoras que espero que nenhum de vocês jamais tenha que passar por tais extremos de desgraça" [3].

Portanto, é possível alguém ter depressão ainda que seja cheio do Espírito Santo, assim como é possível ser cheio do Espírito Santo e usar óculos, ser vítima do câncer e de outras doenças; afinal, o nosso corpo não é (ainda) incorruptível.
Diante de tudo isso, alguns conselhos para o coração do cristão que enfrenta tais angústias na alma servirão de ajuda:

1) Ore e Revigore-se nas Promessas Bíblicas - Deus está conosco em cada angústia dolorosa. Olhar com fé para as promessas de Deus ajuda a tirar os olhos do problema. O Senhor é o nosso amparo: "O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados." (Sl 145.14).

2) Use os Meios Naturais da Vida - Spurgeon disse que "a animação carrega prontamente fardos que o desânimo não ousa tocar" [4]. O texto bíblico diz: "O coração alegre é bom remédio [...]" (Pv 17.22). Rir é um remédio natural que pode aliviar uma pequena porção da angústia. Não apenas o riso, mas também o descanso e o repouso a fim de trazer proteção para a mente, e o contato com a natureza criada.

3) Use a Medicina - Consulte uma autoridade médica nesta área. Permita que o médico trate do caso de perto e receite os medicamentos necessários. Ingerir medicamentos não é sinal de descrença, mas de prudência. Paulo aconselhou Timóteo a ingerir vinho para auxiliar na cura de seu problema estomacal (I Tm 5.23) [5]. Deus pode curar milagrosamente em resposta à oração de Seu povo, mas Ele comumente cura através da medicina e dos remédios. Devemos encarar tais benefícios como favor divino.

4) Opte Pela Vida - A depressão, em alguns casos, é tão cruel a ponto de levar a vítima a cometer suicídio. Escolha a vida. Deus deu a vida e somente Deus é quem deve tirá-la. Considere a dor aguda que o suicídio causará nos familiares e amigos. Confie que Deus encherá sua boca de riso e de cânticos a ponto de você bradar: "Grandes coisas fez o Senhor por nós"! (Sl 126.9).
Clame ao Senhor. Ele é o teu socorro! Não diga "adeus" à vida, pois Deus é Deus de restauração e misericórdia.

"Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro." (Salmos 40.1)

Fabrício A. de Marque

_______

Notas:
[1] William Cowper, “God Moves in a Mysterious Way”, Olney Hymns (Citado no livro “A Depressão de Spurgeon”, Zack Eswine, pág. 60, Ed. Fiel).
[2] Charles Ray, The Life of Susannah Spurgeon, em Morning Devotions by Susannah Spurgeon: Free Grace and Dying Love (Edinburgh: The banner of Truth Trust, 2006), p. 166. (Citado no livro “A Depressão de Spurgeon”, Zack Eswine, pág. 32, Ed. Fiel).
[3] Charles Spurgeon, “Joy and Peace in Believing”, Metropolitan Tabernacle Pulpit (MTP), Vol. 12, Sermão 692 (Citado no livro “A Depressão de Spurgeon”, Zack Eswine, pág. 13, Ed. Fiel).
[4] Charles Spurgeon, “Bells for the Horses”, Sword and the Trowel (Citado no livro “A Depressão de Spurgeon”, Zack Eswine, pág. 143, Ed. Fiel).
[5] “Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades” (I Timóteo 5.23; NVI).


10 comentários:

  1. Texto muito bom. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitas pessoas sofrem disso! Parabéns pela abordagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dani! Pode passar adianta, se desejar. Deus abençoe!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado pela leitura, Thiagão! Que Deus te abençoe. Abração!

      Excluir
  4. Parabens pelo artigo, que conota muito bem sobre as verdades de um transtorno psiquico, em relação ao neopentecostalismo que acreditam que td que se refere a esse campo é de ordem satãnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura, Evânia Rodrigues! Que Deus a abençoe!

      Excluir
  5. Parabéns esse conteúdo bíblico contribuí muito para quem vive esse mal DEUS abençoe um grande abraço

    ResponderExcluir

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!