pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Teologia: Motivos Básicos Para o Estudo de Deus

Teologia: Motivos Básicos Para o Estudo de Deus

A teologia sempre foi mal vista por muitos cristãos devido à falsa concepção de que estudar demais enfraquece a fé. Para reforçar tal pensamento, eles dizem que o “fulano”, depois de ingressar no seminário, tornou-se orgulhoso e abandonou a fé. Convém dizer que um exemplo desse não constitui motivo convincente para não estudar teologia. Outros motivos até poderiam ser aceitos, como: falta de oportunidade na área, falta de interesse ou a ausência de um curso sério de teologia. Abandonar a fé não é culpa dos estudos teológicos (embora o liberalismo possa contaminar tragicamente o aluno), mas o abandono é resultado de um coração já enfraquecido ou, em alguns casos, irregenerado.
De um modo geral, as pessoas investem pesado na carreira profissional e acadêmica. Muitos, por falta de dinheiro, financiam a faculdade, estudam arduamente, perdem noites de sono e se dedicam o máximo possível para dominarem o assunto, afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e eles não podem “marcar bobeira” para o futuro que se aproxima. Um dia eles terão que suprir as necessidades dos filhos, bem como pagar as despesas de uma residência. Confesso que tal atitude é muito nobre e digna de elogio. É necessário trabalhar muito para dominar a área em que pretendemos trabalhar um dia, pois o mundo carece de profissionais que entendem, de fato, da profissão que exercem. E a preocupação e responsabilidade para com os filhos e com o lar também são dignas de elogio.
Entretanto, a despeito de tanto empenho perante as coisas terrenas e temporais, por que as pessoas não investem com a mesma intensidade, ou ainda mais, no estudo da teologia e das coisas espirituais? Será que não conseguem notar a importância e urgência disto? Tentarei apresentar alguns motivos para estudarmos teologia para a glória de Deus.
Em primeiro lugar, é necessário dizer que Deus revelou a Si mesmo e conduziu um grupo de homens para fazer o registro de tal revelação. O estudo teológico permite que os cristãos conheçam “mais de perto” a Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Visto que os cristãos foram alcançados pela graça de Deus, eles devem se esforçar para conhecer melhor o Deus da salvação, as obras de Deus na terra e como devem viver de modo digno do Evangelho.
Em segundo lugar, as igrejas compostas por cristãos teologicamente fortes não permitirão que a heresia tome assento entre as cadeiras. John MacArthur disse que “a heresia vem montada nos lombos da tolerância”. Ele estava coberto de razão, pois a heresia se infiltra facilmente no coração de gente despreparada e ignorante quanto à verdade revelada por Deus. As igrejas serão evangelísticas, comprometidas com o discipulado, ortodoxas e saudáveis se existirem seriedade e dedicação no estudo da teologia.
Em terceiro e último lugar, a vida como um todo experimentará mudança positiva se os cristãos se dedicarem ao estudo da teologia. Através da teologia, compreenderemos o que Deus requer de cada cristão individualmente, da igreja coletivamente, da família como instituição divina e da sociedade como cenário para nos relacionarmos com o mundo (comércio, política, bioética, etc.).
Portanto, investir no estudo de Deus com o coração submisso a Ele renovará o entendimento de cada cristão genuíno. A vontade de Deus é que o Seu povo tenha o coração (intelecto, vontade, sentimentos, afeições) robusto de saúde. Aproxime-se da teologia despido dos preconceitos e dos rótulos e contemple com os próprios olhos os benefícios desta valiosa matéria divina!


“Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.” (II Timóteo 4.13)


Fabrício A. de Marque


Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!