pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Criação do Universo

A Criação do Universo

Texto Bíblico: Gênesis 1 — 2.

Todos ficam maravilhados ao contemplarem o universo. Algumas pessoas, inclusive, gostam de passar tempo olhando para o mar enquanto tomam uma saborosa água de coco gelada. Outras têm grande apreciação pelas montanhas, pelas árvores e pelas cachoeiras. Estamos inseridos em um universo inegavelmente belo. O universo é belo porque a beleza de Deus se estende à Sua criação. Nesta breve série de artigos panorâmicos no livro de Gênesis, gostaria de iniciar falando de algumas características do Antigo Testamento para depois comentar cada capítulo desse precioso livro.

(1) Características do Antigo Testamento
O Antigo Testamento, na estrutura como o temos hoje, possui 39 livros. No início, a Bíblia não continha capítulos nem versículos. Stephen Langton, em 1227, dividiu a Bíblia em capítulos e Robert Stephanus, em 1551, dividiu a Bíblia em versículos. A divisão em capítulos e versículos é uma ferramenta puramente didática, pois facilita o manuseio e o encontro de determinadas passagens. Portanto, ainda que tal ferramenta seja um grande auxílio para o uso das Escrituras, não podemos pensar que os números em si são inspirados pelo Espírito Santo. O conteúdo, sim, é inspirado; a divisão em capítulos e versículos, não.
Quanto à data, podemos situar o período de escrita do Antigo Testamento entre 2.000 a.C. e 450 a.C.  por diversos autores. Esses autores foram homens comuns e pecadores, como você e eu, porém, chamados pelo grande Deus do universo para serem inteiramente dEle.
Em relação ao idioma, o Antigo Testamento foi quase todo escrito em hebraico. Somente alguns trechos foram escritos em aramaico: Ed 4:8-6, 18; Ed 7:12-26; Dn 2:4-7, 28 e Jr 10:11. Veja a similaridade da palavra “Baal” em ambos os idiomas, cujo significado é “dono, marido, proprietário, senhor, Baal".

Aramaico: בְּעֵל - Bᵉʽēl (Esdras 4.8).
Hebraico: בַּעַל - Baʽal (1 Reis 16.32).

(2) O Início de Todas as Coisas
Deus criou o universo e tudo o que nele existe. Não há indicação de que o início de tudo se deu a partir de uma matéria pré-existente. Deus não precisou de matéria-prima, por assim dizer. O homem precisa de matéria-prima para produzir alguma coisa. O homem depende da madeira para fazer uma mesa, precisa da tinta para pintar uma parede, necessita de tijolos para construir uma casa, etc. Deus não precisa de nada. Deus criou tudo pela Palavra do Seu poder (Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26).
Teologicamente, a criação de todas as coisas se deu ex nihilo, ou seja, a partir do nada. É isso que o verbo hebraico בָּרָא (bārāʼ), de Gênesis 1.1, indica. O único sujeito que aparece ligado a esse verbo nas Escrituras é o próprio Deus. Não é por acaso que o salmista escreveu: “Cria [בָּרָא] em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” (Salmo 51.10). Da mesma forma que só Deus tem o poder de criar o universo, somente Deus pode criar um coração puro dentro do homem.
A título de curiosidade, a geologia moderna [1] concluiu que a formação do nosso planeta seguiu a mesma ordem relatada nas Escrituras. Portanto, Deus criou o universo, e essa criação surgiu a partir de Sua vontade e de Seu poder, sem o auxílio de qualquer objeto ou matéria pré-existente.

(3) As Belezas da Criação
Para que você fique familiarizado com a beleza do universo criado, apresento algumas criaturas e alguns lugares feitos pelo Deus Todo-Poderoso:


Peixe Mandarim: Esse peixe vive no Oceano Pacífico. Ele tem 6 cm de comprimento e come pequenos crustáceos. Suas cores são semelhantes às cores da roupa de um mandarim chinês imperial.




Tigre de bengala branco: Tem esse nome por habitar em Bengala ocidental (estado da Índia). O macho pode chegar a 180 kg e 2,60 m de comprimento. O Tigre de bengala se alimenta de animais pequenos e grandes: macaco, veado, crocodilo, filhote de elefante, urso, etc.






Zanzibar (Tanzânia): É um conjunto de ilhas em Tanzânia. O primeiro europeu a visitar a ilha foi o navegador português Vasco da Gama, em 1499. Essa ilha é a grande produtora de cravo, canela e pimenta.





Zaquintos (Grécia): É uma ilha grega. O ponto mais alto tem 758 metros de altitude. Esse local é mencionado em Ilíada e Odisseia, de Homero.








Lençóis Maranhenses (Brasil): É uma unidade de conservação à natureza (parque nacional). O parque foi criado para proteger a flora, fauna e as belezas naturais. O local atrai turistas de todo o mundo durante o ano inteiro.





(4) A Coroa da Criação Divina
Observe que o nome de “Deus” (Elohim) aparece até Gn 2.4a. O nome composto “Senhor Deus” (Yahweh Elohim) é usado a partir de Gn 2.4b. Por que essa mudança ocorre? Porque a partir de Gênesis 2.4b os seres humanos são o foco do interesse de Deus. Deus se importa conosco. Deus está interessado não apenas em criar o homem, mas de relacionar-se com ele também.
O primeiro ser humano criado chamava-se Adão. Deus o fez do pó da terra. Adão foi criado com privilégios e responsabilidades (Gn 2.4b-9, 15-17). Ele foi criado não para viver uma vida preguiçosa, mas ativa e responsável. Para que Adão fosse auxiliado no seu trabalho e preenchido na sua vida pessoal, Deus criou Eva a partir da costela de Adão, e, então, instituiu o primeiro casamento da história: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2.24).
O primeiro casal do mundo desfrutava de um relacionamento perfeito em todos os âmbitos da existência: perfeito em relação a Deus, em relação à criação, em relação ao casamento e em relação a si mesmo. O universo perfeito fora criado. Os membros do universo perfeito foram criados. Toda a perfeição criada refletia a perfeição inerente do Deus eterno. Deus olhou para aquilo que criara e concluiu que tudo era muito bom. Tudo era muito bom porque Deus é eternamente bom em tudo o que faz.

Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] Ciência que estuda a origem da Terra.



3 comentários:

  1. Como vc entende Gênesis 1:6-8, que fala do céu como uma expansão, ou firmamento, separando águas em cima das águas de baixo? No seu comentário do Dilúvio você não citou as "comportas do céu" (Gênesis 7:11) que o autor relata se abrindo, o que apontaria para algo sólido, como também aparece em Jó 37:18, que se refere ao céu como estando "estendido", e "sólido como espelho fundido".

    Se tudo isso for simbólico, porque o relato inteiro de Gênesis 1 também não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! Me desculpe pela demora em responder à sua pergunta. A Bíblia foi escrita em estilos literários diferentes. Por isso, é natural que algumas passagens sejam interpretadas literalmente, e outras simbólica ou poeticamente.

      O livro de Jó, por exemplo, pertence à categoria dos “poéticos”, junto com Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Aliás, há um verso no livro dos Salmos, em que o salmista diz algo semelhante ao texto de Jó 37.18 (que você citou): “Tu estendes o céu como uma cortina” (Salmos 104.2).

      Por outro lado, Gênesis é um livro histórico, que narra acontecimentos literais. Prova disso, é que o próprio Jesus, no Novo Testamento, citou o livro de Gênesis. Por exemplo, durante uma discussão com os fariseus sobre o divórcio, Jesus citou Gênesis 2.24: “Jesus respondeu: — Vocês não leram que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: ‘Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne’?” (Mateus 19.4-5)

      Portanto, o relato criacional de Gênesis é literal, e não simbólico. Interpretar simbolicamente o que deveria ser interpretado literalmente, pode acarretar em problemas doutrinários sérios, principalmente à luz do Novo Testamento.

      Excluir
    2. Olá! Não fui notificado de sua resposta, que só li agora. Entendi sua posição sobre Jó e os Salmos, mas você não explicou os versículos de Gênesis... Seja como for, aproveito a oportunidade: como diferenciar se um texto é literal ou simbólico? A história de Satanás se apresentando diante de Deus, e arruinando a vida de Jó, também é simbólica? O que é literal nos Salmos? Grato!

      Excluir

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!