pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O Primeiro Homicídio da História

O Primeiro Homicídio da História


Texto Bíblico: Gênesis 4.

Infelizmente, não é raro os jornais divulgarem a trágica notícia de que uma pessoa matou o seu próprio parente. Assassinar um membro da própria família é, de fato, uma atitude abominável. A Bíblia nos revela que tal crueldade aconteceu dentro da família do primeiro casal. O filho mais novo de Adão e Eva foi assassinado pelo filho mais velho.

(1) O Nascimento dos Irmãos
Depois de caírem em pecado e serem expulsos por Deus do jardim do Éden, Adão e Eva tiveram o primeiro filho chamado Caim, que significa “adquirir, obter e possuir”. Mais tarde, tiveram Abel, que significa “vapor e hálito”, uma metáfora que apontava para sua vida de pouca duração. Depois de certo tempo, quando já eram adultos, Caim seguiu a profissão de agricultor, enquanto seu irmão Abel seguiu a profissão de pastor de rebanhos.

(2) A Esperança de Eva
Com o nascimento de Caim, Eva nutria no coração a esperança de que ela e seu marido fossem redimidos da punição. Lembre-se da promessa de redenção de Gênesis 3.15, da qual falamos no artigo anterior: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Eva não sabia que a descendência da mulher seria Jesus, e também não sabia que a mulher seria Maria. Eva não tinha o Novo Testamento em mãos para consultar essas informações. Pois bem, o que aconteceu com a esperança de Eva? A esperança de Eva foi frustrada! A continuação da história nos conta o porquê.

(3) O Assassinato
Certo dia, os dois irmãos, Caim e Abel, foram adorar o Deus Criador. Como o culto a Deus no Antigo Testamento envolvia o sacrifício de animais, o irmão mais novo (Abel) ofereceu a Deus as melhores porções dos cordeiros dentre as primeiras crias de seu rebanho. Deus recebeu de bom grado Abel e sua oferta. Mas, por outro lado, a Bíblia diz que o irmão mais velho (Caim) ofereceu a Deus o fruto da terra. Essa atitude indica que Caim estava adorando a Deus pela força de seu próprio braço, e não através de sangue derramado, que era a única maneira de adoração aceitável para Deus. Caim era religioso, mas o seu coração não era sincero diante de Deus. Em razão disto, Deus rejeitou Caim e sua oferta.
Ao ser rejeitado por Deus, Caim ficou transtornado de ódio e, controlado por esse desejo, ele armou um plano e tirou a vida do próprio irmão. Perceba, então, que esse é o motivo da frustração de Eva. Ela pensou que Caim fosse o cumprimento da promessa, quando na realidade ele foi o primeiro assassino da história humana. Quanta tristeza para uma mãe!

(4) A Maldição de Caim
Depois desse ato criminoso, Deus amaldiçoou Caim: “És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.” (Gênesis 4.11-12). Caim foi condenado a viver como um nômade sem lar e sem segurança e, por isso, sentiu muito medo. Mas Deus, em Sua misericórdia, prometeu preservar a vida de Caim, apesar de seu crime: “O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.” (Gênesis 4.15). Deus colocou uma marca em Caim. Não sabemos, ao certo, que marca era essa. Talvez tivesse sido uma marca gravada literalmente em sua pele ou uma marca visível aos olhos, mas não estampada no corpo.

(5) A Linhagem Ímpia de Caim
Depois de ser amaldiçoado e depois de receber o sinal de preservação, Caim afastou-se da presença de Deus, e começou a construir sua própria vida. Primeiro, sua esposa engravidou. O filho nascido recebeu o nome de Enoque. Mais tarde, Caim fundou uma cidade, que recebeu o mesmo nome de seu filho. Os descendentes de Caim foram crescendo e se expandindo pela terra. Da descendência de Caim, surgiram os pioneiros na metalurgia, na poesia, na construção de cidades e na fabricação de instrumentos musicais. A linhagem de Caim passou a experimentar um falso senso de segurança diante de tantas invenções e inovações.

(6) O Tirânico Lameque
Também foi da linhagem do primeiro assassino da história (Caim) que nasceu o primeiro bígamo da história. Esse homem chamava-se Lameque. Tragicamente, Lameque foi não somente o primeiro bígamo da história, mas também o primeiro homem a cometer duplo assassinato na história. Veja: “E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou [1]” (Gênesis 4.23).

Encerramos aqui, o capítulo 4 do livro de Gênesis. Logo no início da história, vemos que o pecado ganhou proporções assustadoras e trágicas. Assim como um furacão arrasta tudo que está à sua frente, o pecado também arrasta para o mal aqueles que se rebelam contra Deus.
Todavia, o capítulo termina com uma nota de esperança. Adão e Eva tiveram mais um filho que chamava-se Sete. Mais tarde, esse filho deu a seus pais um netinho chamado Enos: “A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR” (Gênesis 4.26). No próximo artigo, vamos analisar mais de perto a descendência abençoada desses personagens.

Aplicação prática
1) O adorador e a oferta são inseparáveis. Você oferece a Deus aquilo que você é.
2) Ir à igreja não é suficiente. O nosso culto precisa ser agradável a Deus. Muitas pessoas pensam que estar presente no culto significa cultuar, mas isso está longe da verdade. O culto precisa ser racional e sacrificial: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12.1).
3) Tomemos cuidado com a prosperidade material que é capaz de abafar a nossa necessidade de conhecer a Deus.
4) O pecado atingiu as artes e a cultura de forma geral. Por isso, precisamos de cristãos assumindo posições dentro da sociedade a fim de purificá-la e santificá-la para Deus.
5) Todo ser humano carrega um Caim no coração. Mas aqueles que foram transformados pelo Espírito Santo, precisam imitar o Salvador Jesus Cristo, e não o velho Caim.



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] Alguns estudiosos sugerem que Lameque foi o assassino do próprio Caim, mas não podemos ter certeza dessa afirmação.



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!