pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Uma Descendência Abençoada

Uma Descendência Abençoada


Texto Bíblico: Gênesis 5.

A vida não é feita apenas de más notícias. Se fosse, certamente estaríamos fadados ao desespero. A vida também é feita de esperança. O capítulo 5 de Gênesis é um relato cheio de esperança para a humanidade.
Lembra daquela nota de esperança com a qual o capítulo 4 foi encerrado? Aquela pequena nota ganha espaço aqui, ao apresentar o lado positivo da descendência de Adão e Eva.

(1) A Morte de Adão
O escritor de Gênesis, Moisés, nos conta que o filho de Adão, chamado Sete, nasceu quando seu pai possuía 130 anos de idade. Um pouco velho para a realidade moderna, não acha? Todavia, lembre-se que na época de Adão o pecado estava presente na humanidade havia pouco tempo. Em razão disso, a morte levava mais tempo para chegar [1]. Séculos mais tarde, a expectativa de vida havia reduzido em grandes proporções. Josué, por exemplo, morreu com 110 anos de idade: “Depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu com a idade de cento e dez anos” (Josué 24.29). Na época dos salmistas, vemos que a expectativa de vida do homem foi profundamente reduzida: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmos 90.10). Portanto, o pecado também atingiu a duração de vida dos homens. Adão já estava experimentando os efeitos disso em seu próprio corpo exatamente depois de pecar contra Deus, ainda no jardim do Éden. Embora Adão tenha gerado seu filho Sete aos 130 de idade e, ainda que ele tenha vivido mais 800 anos depois disso, a morte chegou para ele: “Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu” (Gênesis 5.5).

(2) Uma Descendência que Levou Deus a Sério
Depois do nascimento de Sete, vários de seus descendentes pisaram sobre a terra. Um deles chamava-se Enoque, filho de Jarede. Não se esqueça que, ao contrário da linhagem de Caim, a linhagem de Sete era abençoada e temente a Deus. Portanto, o Enoque mencionado aqui não é o mesmo Enoque mencionado no capítulo 4 de Gênesis. Aquele foi filho de um ímpio, mas este foi filho de um homem que temia a Deus.
A Bíblia nos conta que Enoque, depois de gerar Matusalém (o homem mais velho da história), andou em comunhão com Deus durante 300 anos. Durante esse tempo, Enoque abençoou a terra ao gerar outros filhos e filhas. Quando estava com a idade de 365 anos, Enoque foi levado por Deus ao céu sem, contudo, experimentar a morte: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5.24). Enoque foi tirado da terra sem enfrentar a morte, porque sua conduta era agradável a Deus [2]. Já imaginou partir para a eternidade com Deus sem passar pela experiência da morte? Enoque experimentou um tipo de arrebatamento semelhante ao arrebatamento que os cristãos que estiverem vivos experimentarão no futuro, quando Jesus vier pela segunda vez: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4.16-17).

(3) O Nascimento de Noé
Depois de apresentar esse acontecimento incomum, a Bíblia revela que ainda outros descendentes nasceram e povoaram a terra. Um deles foi Noé, filho de Lameque, cujo nome significa “descanso”. O nome que Noé recebeu foi intencional: “[...] Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou” (Gênesis 5.29).
Por fim, o capítulo 5 de Gênesis termina com uma pequena nota de apresentação. Noé, com a idade de 500 anos, gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. A história continuará no capítulo seguinte.

Aplicação prática
1) Jesus derrotou a morte com Sua ressurreição. Portanto, se você estiver em Cristo pela fé, mesmo que você passe pela experiência da morte, você estará vivo na presença de Deus do outro lado: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25).
2) Você pode andar com Deus em meio a uma geração corrompida pelo pecado. Enoque foi um homem diferente em sua geração. Nós podemos ser pessoas diferentes nesta geração.
3) Jesus voltará para buscar o Seu povo escolhido. Não sabemos quando isso acontecerá. Se você estiver vivo quando isso acontecer, saiba que você não passará pela experiência da morte.



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] O personagem bíblico que mais viveu sobre a terra foi Matusalém, filho de Enoque (aquele que fora trasladado por Deus). A vida de Matusalém durou nada menos que 967 anos (Gênesis 5.27).

[2] O Novo Testamento também menciona esse extraordinário acontecimento: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hebreus 11.5).


Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!