pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Construção da Arca

A Construção da Arca

Texto Bíblico: Gênesis 6.


Você acredita que o homem nasce bom, nasce neutro ou nasce mau? A resposta que você der a este questionamento definirá sua antropologia, isto é, o conceito que você carrega em sua mente acerca da humanidade. Um conceito equivocado nesta matéria comprometerá o modo como enxergaremos as pessoas e nós mesmos. O retrato pintado por Moisés em Gênesis 6 é bastante grave. Não é um retrato imaginário, mas um retratado da realidade humana.

(1) Maldade crescente
Nos dias de Noé, a iniquidade da raça humana alcançara um nível tão alto a ponto de Deus decretar um julgamento sobre a terra. Toda ação do homem era fruto do pecado: “E o SENHOR viu que a maldade do homem na terra era grande e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era continuamente má” (Gênesis 6.5; cf. vs. 11-12). A situação moral estava tão afetada que “naqueles dias os nefilins estavam na terra, e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome da antiguidade” (Gênesis 4.4).
Existe muita polêmica envolvendo esse versículo. Alguns estudiosos sugerem que os filhos de Deus que possuíram as filhas dos homens foram seres angelicais (anjos) que envolveram-se sexualmente com mulheres humanas [1]. Outro grupo de estudiosos afirma que o texto está relatando o casamento misto entre os descendentes de Sete (filhos de Deus) e as descendentes de Caim (filhas dos homens) [2]. Parece-me que a segunda interpretação é a mais coerente.
Diante de tanta perversão e devassidão, a Bíblia diz que Deus se arrependeu de ter criado a humanidade: “Então o SENHOR arrependeu-se de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração” (Gênesis 6.6). Como assim “Deus arrependeu-se”? O Deus eterno é capaz de se arrepender de alguma coisa? Mas a Bíblia não diz que Deus não é filho do homem para que se arrependa de algo (Nm 23.19)?

(2) O arrependimento de Deus
Deus não é falho para se arrepender de alguma decisão precipitada. Por ser perfeito, Deus não pode errar nem se equivocar. O objetivo do texto é mostrar que Deus se entristeceu em vista da decadente situação humana. Não podemos pensar que o arrependimento mencionado no texto é o mesmo tipo de arrependimento que os homens experimentam em suas vidas. Se fosse, cometeríamos a blasfêmia de afirmar que o Santo conheceu o pecado.

(3) Guardado pela graça
Embora a humanidade estivesse fadada ao juízo de Deus, Noé encontrou favor diante do Senhor. Noé tinha temor em seu coração, pois vivia em comunhão com o Senhor (Gn 6.9), apesar de sua geração ser depravada e indiferente a Deus.
Ao ser informado acerca do juízo que cairia sobre os homens e ao ouvir sobre a aliança que Deus estabeleceria com ele, Noé foi instruído por Deus a construir uma arca a fim de proteger sua família do terrível juízo. A arca era, de fato, algo muito grande. Ela deveria ter cerca de 150/200 metros de comprimento por 15/20 de largura. Noé também foi instruído a colocar dentro da arca apenas um casal de cada espécie de animal impuro e sete pares das espécies puras. Noé também não podia esquecer de armazenar uma quantidade abundante de alimento para ele e sua família, pois eles ficariam dentro da arca durante muitos dias.
O capítulo 6 termina destacando a obediência do servo Noé: “Assim fez Noé, segundo tudo o que Deus lhe ordenara” (Gênesis 6.22).

Aplicação prática
1) Você pode andar com Deus no meio de uma geração corrompida pelo pecado. O nosso testemunho precisa dar sabor: “Vós sois o sal da terra; mas se o sal perder suas qualidades, como restaurá-lo? Para nada mais presta, senão para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mateus 5.13).
2) Antes de condenar alguém, primeiro o Senhor apresenta a mensagem da salvação. Deus não pega ninguém desprevenido.
3) Deus quer de nós um coração treinado na obediência. Mesmo que as circunstâncias deem um testemunho contrário à ordem de Deus, precisamos seguir a Sua sábia direção.



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] A dificuldade dessa posição é a seguinte: como conceber a ideia de seres imateriais se relacionarem sexualmente com seres materiais, feitos de carne e osso? Além disso, os anjos são serem assexuados, desprovidos de órgão genital.

[2] “Estes homens não escolheram suas esposas com base na fé, mas por impulso, sem consideração pela formação religiosa. Seguiu-se corrupção após esta vida devassa e Deus reagiu com ira divina.” (Comentário Bíblico Beacon, v. 1, p. 46).



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!