pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O Pecado de Cam e a Maldição de Noé

O Pecado de Cam e a Maldição de Noé


Texto Bíblico: Gênesis 9.


A honra aos pais é uma atitude pouco cultivada entre as pessoas de nosso século. Infelizmente, não apenas boa parte dos jovens desonra seus pais, mas grande parte das pessoas adultas também quebra esse mandamento. Cam é o real exemplo de que a desonra produz maldição, pois ele e sua descendência foram gravemente amaldiçoados devido a seu pecado.

(1) Leis para a terra restaurada
Depois da promessa feita para Si mesmo, Deus abençoou Noé e sua família e ordenou que eles se multiplicassem a ponto de encher toda a terra. Eles podiam confiar em Deus, pois Deus colocaria pavor nos animais para que os habitantes da terra restaurada tivessem domínio sobre eles. O pavor que Deus colocaria nos animais tem conotação militar, e isso significa que o relacionamento entre o homem e os animais não seria mais pacífico como havia sido antes da Queda. Prova disso, é que os animais foram incluídos na dieta dos homens. Note que o Senhor apresentou a Noé o cardápio que ele e sua família poderiam comer. Na lista de opções, estava o cereal, o vegetal, e também os animais. No entanto, Deus impôs uma restrição: “Mas não comereis a carne com sua vida, isto é, com seu sangue.” (Gênesis 9.4) [1].
Depois de entregar as leis dietéticas para Noé e sua família, Deus estabeleceu as normas quanto à pena capital. Quem matasse, deveria morrer. Nem mesmo um animal teria o direito de continuar vivo, caso matasse um ser humano: “[...] eu o cobrarei de todo animal, como também do homem; sim, cobrarei da mão de cada um a vida do seu próximo.” (Gênesis 9.5b). A razão da pena capital está no fato de Deus ter criado o ser humano à Sua imagem. Após estabelecer essas leis, Deus reitera a ordem inicial: “Mas, frutificai e multiplicai-vos; povoai plenamente a terra e multiplicai-vos nela.” (Gênesis 9.7).

(2) A aliança noética
Deus novamente se dirige a Noé e garante que a terra nunca mais será destruído através das águas. Como lembrete dessa promessa, o Senhor colocou o arco-íris no céu, indicando que Sua promessa é permanente e inquebrável. As alianças bíblicas geralmente são representadas por símbolos visuais. Na aliança feita com Abraão, por exemplo, o Senhor estabeleceu a circuncisão como símbolo visual. Na aliança feita com Israel no monte Sinai, o Senhor estabeleceu o sábado como símbolo visual. No Novo Testamento, a Nova Aliança, o Senhor estabeleceu a Ceia como símbolo visual. De igual maneira, o arco-íris também foi um símbolo visual para Noé e para todas as gerações posteriores [2].
A Bíblia afirma, em seguida, que todos os moradores da terra vieram dos irmãos Sem, Cam e Jafé. Isso indica que a ordem de povoar a terra foi satisfatoriamente obedecida. Apesar disso, observe que no versículo 18 o autor de Gênesis destaca Cam, o filho mais moço de Noé, afirmando que ele é o pai de Canaã. Essa ênfase é proposital, pois o autor de Gênesis está preparando o cenário para o acontecimento que virá em seguida. Portanto, fique atento à sequência da narrativa.

(3) A embriaguez de Noé e a maldição de Cam
Durante as atividades diárias na nova terra, Noé plantou uma vinha [3]. De maneira insensata, ele passou dos limites e pecou contra o Senhor ficando literalmente bêbado. Sob o efeito do álcool, Noé tirou a roupa e ficou nu em sua tenda.
O filho mais novo, Cam, viu seu pai Noé sem roupa e correu para dar a notícia a seus irmãos. Embora sua embriaguez fosse pecaminosa, Noé ficou nu em lugar privado (tenda), por isso a atitude de Cam tornou-se ainda mais abominável. Além disso, o olhar de Cam para a nudez de seu pai não foi um olhar rápido e inocente, mas um olhar fixo e ardente de desejo, indicando desejos homossexuais perversos [4].
Ao ouvir a notícia, os irmãos Sem e Jafé pegaram um manto, colocaram sobre seus ombros e entraram na tenda de costas para não ver a nudez de seu pai. Dessa forma, Sem e Jafé tiveram uma atitude de honra em relação a Noé.
Após ficar livre do efeito do álcool, Noé soube de tudo que havia acontecido. Imediatamente, ele proclamou uma terrível maldição sobre Cam, ao passo que declarou bênçãos sobre a vida de Sem e Jafé, que o haviam honrado. A maldição sobre Cam foi a seguinte: “Maldito seja Canaã; ele será escravo de escravos de seus irmãos.” (Gênesis 9.25). Toda a descendência de Cam fora amaldiçoada por Noé. Vale destacar que os cananeus foram um dos mais cruéis inimigos do povo de Israel, e também os responsáveis pelas duas primeiras grandes civilizações da humanidade: o Egito e a Babilônia. Algumas pessoas acreditam que a maldição sobre Cam tem a ver com a cor da pele, ou seja, aqueles de pele mais escura são os verdadeiros portadores da maldição proferida contra Cam. Todavia, essa interpretação é um exagero com tendências racistas. De acordo com os estudos científicos, a pigmentação mais acentuada na pele se dá pelo clima e pela localização geográfica.
O capítulo 9 termina dizendo que, após o Dilúvio, Noé viveu mais 350 anos, totalizando 950 anos de idade (quase um Milênio!). Ao completar essa idade, Noé morreu e partiu dessa vida.

Aplicações práticas

1) A Bíblia não apresenta desculpas para os pecados dos servos de Deus. O interesse da Bíblia não está nos “grandes homens”, mas no “Grande Deus” que transforma e usa homens terríveis.

2) Filhos que desonram os pais certamente colherão o juízo de seus atos. Deus tem grande interesse em que os filhos honrem os seus pais. Filhos rebeldes e abusados são abomináveis para Deus.

3) Toda honra produz bênção sobre a nossa vida e sobre a nossa geração. Escolha honrar e abençoar as pessoas que estão à sua volta.


Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] “Ao proibir comer o sangue, esta regulamentação instila respeito pela sacralidade da vida e protege contra abuso licencioso (ver Lv 3.17; 7.2-27; 19.26; Dt 12.1- 24). O acréscimo de carne na dieta humana é “não uma licença para a selvageria”. Os descendentes de Noé são predadores no topo da cadeia alimentícia. Entretanto, como os animais não foram criados para comerem seres humanos de uma forma carnívora, assim os seres humanos devem mostrar respeito próprio pela vida como algo sagrado (ver 9.10).” (Bruce K. Waltke & Cathi J. Fredericks, Comentários do Antigo Testamento, Gênesis, p. 174).

[2] “O arco em repouso se estende da terra ao céu e de um horizonte ao outro, lembrando Deus e seu compromisso universal.” (Bruce K. Waltke & Cathi J. Fredericks, Comentários do Antigo Testamento, Gênesis, p. 177).

[3] “A fabricação de vinho tinha um lugar tão importante nas tradições épicas antigas que atribuíam a origem da manufatura do vinho a algum deus ou demônio. A história bíblica enfatiza que a vinicultura é de invenção humana” (Cassuto, From Noah, 160).


[4] Fontes rabínicas afirmam que Cam castrou o próprio pai ou envolveu-se sexualmente com ele, praticando sodomia. Todavia, essas suposições são enganosas e sem qualquer base nas Escrituras.



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!