pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Família das Nações

A Família das Nações

Texto Bíblico: Gênesis 10.


O capítulo 10 de Gênesis é conhecido como “tabela das nações”. Esse capítulo explica como que a terra foi povoada, depois do dilúvio, a partir dos três filhos de Noé. Os bilhões de habitantes do planeta terra não são fruto da evolução, mas da obediência à ordem de Deus para a multiplicação da humanidade. Por ser inspirada, infalível e inerrante, a Bíblia é plenamente confiável ao nos contar como a terra se tornou populosa a partir de três famílias do passado.

(1) A Família de Jafé.
Os versículos 2-5 apresentam a descendência de Jafé. A lista revelada faz menção de sete filhos e sete netos. Os sete netos de Jafé vieram de apenas dois de seus filhos: Gômer e Javã. Desses descendentes listados surgem os povos marítimos: “Seus descendentes se espalharam por vários territórios junto ao mar, formando nações de acordo com suas línguas, seus clãs e seus povos.” (Gênesis 10.5, NVT).

(2) A Família de Cam.
Os versículos 6-20 apresentam a descendência de Cam. Desse filho de Noé surge vários inimigos de Israel, como o Egito (Mizraim, v. 6). Da linhagem de Cam também nasce Ninrode (que significa “rebelaremos”). Ninrode era poderoso e valente, sendo o fundador de um grande império. As duas nações que levaram Israel para o cativeiro (Babilônia e Assíria) também vieram da linhagem de Cam.

(3) A Família de Sem.
Por fim, os versículos 21-32 apresentam a linhagem de Sem. Note que a linhagem de Sem aparece por último no registro bíblico. O registro seguiu essa ordem propositadamente. A linhagem de Sem é a linhagem eleita. Da linhagem de Sem veio Terá, o pai de Abraão. E da linhagem de Abraão veio o Salvador do mundo, Jesus Cristo.

Aplicações práticas

1) Deus se importa com as nações, por isso, a igreja tem a Comissão de pregar o Evangelho até os confins da terra.

2) Ter filhos é importante, a despeito de nossa sociedade que está sendo diariamente esfacelada pelo pecado. Deus está do lado das famílias.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!