pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Amargas Circunstâncias (Rute 1:1-22)

Amargas Circunstâncias (Rute 1:1-22)


INFORMAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Rute foi a bisavó do rei Davi. A tradição judaica afirma que Rute era filha de Eglom, rei de Moabe. No entanto, isso não pode ser provado biblicamente. Não sabemos quem foi o autor desse pequeno e precioso livro. Estudiosos sugerem Samuel, Ezequias ou Esdras. O livro foi escrito por volta do ano 1.000 a.C., tendo em vista alguns propósitos fundamentais: 1) traçar a genealogia de Davi, de quem descende o Messias; 2) ensinar a doutrina da providência divina e 3) ensinar que os gentios não estão excluídos do plano salvador de Deus. A estrutura do primeiro capítulo ficará como segue:

ESBOÇO DO CAPÍTULO 01 DE RUTE

ACONTECIMENTO
TEXTO BÍBLICO
Uma viúva solitária
vv. 1-5
Uma decisão difícil
vv. 6-14
A devoção de Rute
vv. 15-18
Duas estranhas em Belém
vv. 19-22

EXPOSIÇÃO DO TEXTO

Uma viúva solitária (vv. 1-5)
O capítulo começa dizendo que uma fome atingiu a terra. A fome não era algo incomum, pois vemos a sua presença na época de Abraão, Jacó, José, Davi, Elias e de outros homens de Deus. O acontecimento levou uma família a deixar a cidade e se mudar para Moabe. Quem era os membros dessa família? “O nome do homem era Elimeleque, o de sua mulher, Noemi, e Malom e Quiliom os nomes de seus dois filhos. Eles eram efrateus, de Belém de Judá [...]” (v. 2a). Elimeleque significa “meu Deus é Rei” [1]. Noemi significa “agradável”, “amável”, “deleitável” [2]. Malom significa “doente” [3], talvez indicando que essa criança nascera com enfermidades. Quiliom significa “definhando”, “falhando”, “destruição” [4].
Logo após se mudarem para Moabe, o chefe da família, Elimeleque, morreu: Ao chegar à terra de Moabe, permaneceram ali. Então Elimeleque, marido de Noemi, morreu, e ela ficou sozinha com os dois filhos” (vv. 2b-3). O que levou Elimeleque à morte? A Bíblia não declara, mas alguns estudiosos acreditam que ele morreu por ter abandonado a terra de Belém. Ora, a fome em Belém era fruto da disciplina de Deus, e Elimeleque tentou dar um jeito na situação de maneira pecaminosa. Elimeleque teria agido com sabedoria, caso se sujeitasse à mão disciplinadora do Senhor, permanecendo em sua terra. No entanto, ao invés disso, ele correu para Moabe, uma nação pagã que antigamente havia atrapalhado Israel na fuga do Egito. Quando as coisas não estiverem bem, não tente resolvê-las do seu jeito. Não escolha o emprego que comprometerá os horários de culto quando passar por problemas financeiros. Não durma nem coma desenfreadamente quando estiver ansioso ou preocupado por alguma questão. Não se entregue ao pecado sexual nem namore uma pessoa incrédula só para suprir a sua carência afetiva. A Bíblia diz: “Confia no SENHOR de todo o coração, e não no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5 A21).
Depois da morte de Elimeleque, Noemi ficou sozinha com os dois filhos. Eles cresceram e se casaram com mulheres moabitas. Uma chamava-se Orfa e significa “pescoço” [5], indicando firmeza. A outra chamava-se Rute que significa “amizade” [6]. Lembre-se que Deus havia proibido o casamento com pessoas estrangeiras. Onde estava Noemi para ensinar os filhos enquanto eles cresciam? Observe que dez anos se passaram e ninguém cogitou a possibilidade de voltar para Belém. Depois desse tempo, os rapazes Malom e Quiliom também morreram. Mais uma vez, Noemi experimentou a dor do luto. Dessa vez, ela perdeu os seus únicos dois filhos, sangue de seu sangue. A situação dessa mulher é, de fato, trágica: “[...] Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido (v. 5b).
Acreditar que todo sofrimento é resultado do pecado é cair em grave erro. Alguns sofrimentos não são fruto do pecado, mas outros acontecem por causa do mal que foi plantado. Algumas tragédias são fruto de atitudes pecaminosas. Lembre-se de Ananias e Safira que plantaram a semente da mentira contra o Espírito Santo e colheram a morte (Atos 5). Pense no marido que, embriagado, chega em casa e assassina a própria família e depois tira a própria vida. Considere as pessoas que morrem de overdose após ingerirem quantidades absurdas de drogas. Portanto, algumas sementes pecaminosas são plantadas e, como resultado, as tragédias são colhidas em grandes proporções.

Uma decisão difícil (vv. 6-14)
Uma boa notícia chegou aos ouvidos de Noemi. Ela foi informada de que a fome em Belém de Judá havia terminado. Isso indica que o povo voltara ao Senhor e Deus abençoara a sua agricultura. As três mulheres, então, decidiram voltar para Belém: “Quando Noemi ouviu falar que o SENHOR havia visitado o seu povo, dando-lhe alimento, decidiu deixar a terra de Moabe e voltar com as noras para a sua terra” (v. 6). No meio do caminho, Noemi mudou de ideia e pediu que as suas noras voltassem para Moabe: “[...] Enquanto voltavam para a terra de Judá, Noemi disse às suas noras: Ide e voltai, cada uma para a casa de sua mãe. E o SENHOR seja bondoso convosco, assim como fostes bondosas com os que faleceram e também comigo” (vv. 7b-8). Elas começaram a chorar em voz alta (prática comum no Antigo Testamento) e não quiseram voltar para Moabe. Mais uma vez, Noemi insistiu com elas, dizendo que não poderia mais gerar filhos para elas se casarem: “Voltai, minhas filhas! Por que viríeis comigo? Poderia eu ainda ter filhos para lhes dar como maridos?” (v. 11). Ainda que Noemi tivesse a capacidade de gerar filhos, porventura Orfa e Rute esperariam que os bebês crescessem para se casarem com eles? A resposta é não. Depois de chorarem juntas pela segunda vez, Orfa foi convencida pelos argumentos de Noemi e, depois de beijar a sua sogra, ela voltou para a terra de Moabe. É verdade que algumas pessoas não andarão conosco para sempre. Por isso, precisamos aprender a lidar com perdas e abandonos. Paulo precisou lidar com o abandono de Demas que, “por amar este mundo, abandonou-me” (2 Tm 4:10). Provavelmente você precisou lidar com a perda de amigos que decidiram voltar para o mundo, depois de estarem na presença de Deus junto com você. Orfa não seguiu Noemi nem o Deus de Israel. Antes, ela retornou para o paganismo moabita.

A decisão de Rute (vv. 15-18)
Ao contrário de Orfa, Rute estava decidida a seguir a sua sogra. Observe o compromisso dessa mulher: “Não insistas comigo para que te abandone e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei também; e onde quer que ficares, ali ficarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, ali também morrerei e serei sepultada. Que o SENHOR me castigue, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti!” (vv. 16-17). Diante de uma declaração como essa, Noemi parou de insistir com Rute. Preste atenção na declaração de Rute. Com essa declaração, ela demonstrou fé no Deus de Israel e amor por Noemi. Rute antecipou o resumo da Lei ensinado por Cristo: “Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas’." (Mateus 22:37-40 NVI). Deus estava sendo bondoso com Noemi e também com Rute. Noemi havia perdido o marido, os filhos e uma das noras, no entanto, ela estava ganhando Rute para ampará-la em sua dor. Rute havia perdido o sogro e o marido, mas o Senhor estava mudando o rumo da história daquela mulher. Deus é bondoso e Seus planos são insondáveis!

Duas estranhas em Belém (vv. 19-22)
Quando Noemi e Rute chegaram em Belém, a cidade ficou alvoraçada. Os habitantes se perguntaram: “Será que é Noemi mesmo? Cadê Elimeleque? Onde estão Malom e Quiliom? Quem é essa mulher junto com ela?” O reconhecimento dos moradores indica que Noemi era alguém de posses. Aliás, ela mesmo disse que tinha partido de Belém com fartura nas mãos (v. 21).
Em seguida, Noemi lamentou e pediu que fosse chamada de Mara, e não mais de Noemi: “Não me chameis Noemi, mas sim Mara, pois o Todo-poderoso tornou a minha vida muito amarga. [...] Por que me chamais Noemi, visto que o SENHOR se colocou contra mim e o Todo-poderoso me afligiu?” (vv. 20, 21b). Noemi reconheceu que as coisas que lhe aconteceram foram obras de Deus. Essa declaração nos faz lembrar de Jó: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor" (Jó 1:21 NVI). A teologia de Noemi era boa? Deus havia afligido essa senhora? Deus ordena mortes, furacões, tempestades, etc.? Sim. O problema é que Noemi tinha a teologia correta, porém, incompleta. Ela tornou-se amarga em virtude das coisas que lhe aconteceram. Ela acreditava na teologia da soberania sem amor. Essa teologia diz mais ou menos assim: “Deus controla tudo que acontece, mas Ele não ama nem usa as coisas para o meu bem. Ele não se importa comigo”. Você não precisa declarar com os lábios que acredita na teologia da soberania sem amor, pois a sua atitude pode demonstrar que você crê nisso. Reflita por um momento: qual foi a tragédia que mais abalou a sua vida? Essa tragédia amargurou o seu coração? Você tem cultivado pensamentos de que Deus não se importa com você? Depois do que aconteceu, a sua busca por Deus ficou estagnada? Não se esqueça de que tudo o que Deus faz coopera para o bem daqueles que O amam. Se você se esquecer disso, o seu coração poderá se amargurar.

“Saber que Deus sabe tudo sobre mim e, ainda assim me ama é, de fato, meu consolo definitivo” (R. C. Sproul)


Fabrício A. de Marque

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Notas:
[1] Em hebraico אֱלִימֶלֶךְ: ʼᵉlîmelek.
[2] Em hebraico נָעֳמִי: Nāʻᵒmî.
[3] Em hebraico מַחְלוֹן: Malôn.
[4] Em hebraico כִּלְיוֹן: Kilyôn.
[5] Em hebraico עָרְפָּה: ʻOrpâ.
[6] Em hebraico רוּת: Rût.



2 comentários:

  1. Saber que Deus permite passarmos por situações (até trágicas) e sentir o Seu amor nos envolvendo ainda mais é muito edificante.

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    1. Verdade! É, de fato, uma bênção maravilhosa! Louvado seja Deus!

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