pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: As Testemunhas de Jeová (parte 1)

As Testemunhas de Jeová (parte 1)


Quem são as Testemunhas de Jeová? Quando que o movimento teve início? Quais são os seus ensinos? Podemos chamar essa organização de seita?

I. BREVE HISTÓRICO

O fundador da seita se chamava Charles Taze Russell (1852–1916).  Tudo começou em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos. Russell e sua família eram membros de uma igreja presbiteriana. Mais tarde, porém, Russell passou pela igreja Congregacional e pela Adventista. Em 1884 surgiu o Russelismo. Em 1916 Russell faleceu e Rutherford foi o seu substituto. Joseph Franklin Rutherford viveu de 1869 – 1942 (filho de pais batistas). Rutherford, sem dúvida, influenciou o movimento muito mais do que Russell. Depois da morte Rutherford, Nathan Homer Knorr assumiu a liderança. Knorr viveu de 1905 – 1977. Foi um dos principais tradutores da “Tradução do Novo Mundo das Escrituras”. Essa tradução foi lançada em 1961, considerada superior às demais traduções. As Testemunhas de Jeová passaram por algumas divisões, conforme relatado por Jaziel G. Martins:

“Algumas divisões aconteceram no grupo, sendo a primeira causada pelo divórcio de seu líder. O Russelismo tem mudado seu ‘evangelho’ por repetidas vezes e continuamente. Em 1884 foi inventado um Novo Evangelho por Russell – “Estudo das Escrituras”. Depois da morte de Russell, o novo presidente, o “juiz” Rutherford, rejeitou esse “Estudo” e lançou-o fora. Foram substituídos por outros livros de autoria do juiz. Depois da morte de Rutherford (1942) apareceram outros escritos por um oráculo conhecido como “Sociedade” que substitui os livros de Rutherford. Um membro pertencente à seita das Testemunhas de Jeová observou que as doutrinas da seita haviam mudado 148 vezes entre os anos de 1917 e 1926.” [1].

II. O QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM SOBRE DEUS E JESUS?

1. A Concepção de Jeová.
Os Testemunhas de Jeová reconhecem a existência de um Ser supremo. Porém, eles diminuem alguns atributos de Deus: a Onipresença e a Onisciência. Primeiro, eles ensinam que Deus está confinado no céu. Observe o que é dito em uma de suas obras:

“Na realidade, por ensinar que Deus é onipresente, a cristandade confundiu a questão e tornou mais difícil para Deus ser encarado como real por seus adoradores. Como é que Deus pode estar presente em todo lugar ao mesmo tempo? Deus é uma Pessoa espiritual, o que significa que não tem um corpo material, mas sim um espiritual. Será que um espírito tem corpo? Sim, pois lemos: “Se há corpo físico, há também um espiritual” (1 Coríntios 15:44; João 4:24). Deus como indivíduo, como Pessoa com um corpo espiritual, tem um lugar de residência, e assim não poderia estar em qualquer outro lugar ao mesmo tempo.” [2].

Esse falso ensino acabou levando a outro falso ensino. Observe: se Deus tem um corpo e um lugar de habitação, como Ele pode ver tudo que acontece em todo lugar? É impossível. Em outras palavras, se Deus não está em todos os lugares, Ele não pode saber de todas as coisas que acontecem em todos os lugares. Ao negarem a Onipresença divina, eles também negaram a Sua Onisciência. Veja mais uma citação:

“Jeová tem conhecimento de tudo, é todo-sábio — onisciente. Ele pode prever tudo o que deseja prever.” [3]

Observe atentamente a frase: “Ele pode prever tudo o que deseja prever”. Eles usam a palavra “onisciente”, como nós, porém, atribuem um sentido diferente a ela. Nós afirmamos que Deus sabe de tudo em todos os lugares no mesmo instante, ou seja, Deus possui Onisciência absoluta. Mas eles dizem que Jeová sabe apenas o que escolheu saber, ou seja, Deus possui Onisciência parcial. Dessa maneira, eles tentam dar uma explicação à Queda de Adão, dizendo que Jeová não sabia que Adão e Eva pecariam, porque Ele não desejou prever tal acontecimento. Agora, note que o sistema de pensamento das Testemunhas de Jeová é contraditório:

“Além disso, Jeová tem conhecimento de tudo, é todo-sábio — onisciente. Ele pode prever tudo o que deseja prever. Sobre ele se diz: “Não há criação que não esteja manifesta à sua vida, mas todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas” — Hebreus 4:13.” [4]

Qual o problema com essa frase? Ora, se Jeová escolheu conhecer apenas algumas coisas, isso significa que as outras coisas ficaram encobertas de Seu conhecimento. Correto? Contudo, o versículo bíblico citado por eles diz que TODAS AS COISAS estão nuas e expostas diante dEle, e não ALGUMAS COISAS apenas. Portanto, o Jeová das Testemunhas de Jeová não é o mesmo Deus da Bíblia. Jeová conhece apenas o que deseja conhecer. O Deus da Bíblia conhece tudo, porque não há nada escondido de Seu perfeito conhecimento.

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A ONIPRESENÇA E ONISCIÊNCIA DE DEUS?

A. A Bíblia ensina que Deus é um Ser ilimitado que está em todo lugar.
Deus não está limitado a um corpo físico ou espiritual. Deus não está confinado no céu, porque Ele enche toda a terra e céu: “[...] Não sou eu o que enche os céus e a terra?, diz o SENHOR” (Jeremias 23:24b). E mais: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? O céu, e até o céu dos céus, não te podem conter; muito menos este templo que edifiquei!" (1 Reis 8:27).
O salmista reconheceu a impossibilidade de fugir da presença de Deus: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua presença? Se eu subir ao céu, lá tu estás; se fizer a minha cama nas profundezas, tu estás ali também” (Salmos 13:7-8, A21).

B. A Bíblia ensina que Deus conhece absolutamente todas as coisas.
Deus possui conhecimento perfeito: “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmos 147:5, ACF).
Deus sabe não apenas tudo o que acontece na história, mas também aquilo que acontece em nossos corações: “Se disseres: Não sabemos de nada. Por acaso aquele que sonda os corações não percebe? E aquele que guarda a tua vida não sabe? Não retribuirá a cada um conforme seus atos?” (Provérbios 24:12, A21).
O salmista tinha consciência da impossibilidade de algo permanecer oculto do conhecimento de Deus: “Sabes quando me sento e quando me levanto; conheces de longe o meu pensamento” (Salmos 139:2, A21).

“Diante dos homens somos opacos como uma casa de abelha. Eles podem ver os pensamentos entrando e saindo, mas o efeito deles dentro do homem, não podem dizer. Diante de Deus somos como uma casa de abelhas feita de vidro, e tudo o que nossos pensamentos estão fazendo ao nosso interior, Ele perfeitamente vê e entende.” [5]

2. A Concepção de Jesus.
A Pessoa de Cristo é gravemente distorcida pelas Testemunhas de Jeová. Não abordaremos todas as distorções cometidas pela seita. Veremos apenas algumas. Primeiro, eles ensinam que Jesus faz parte da criação de Deus. Tentam fundamentar essa heresia fazendo um péssimo uso da palavra “primogênito”, afirmando que Jesus foi a primeira criação, porque essa palavra, segundo eles, significa “primeiro gerado”. Confira a afirmação deles:

“Também em Colossenses 1:15 fala-se dele como a ‘imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação’. Deste modo está classificado entre as criaturas de Deus, sendo o primeiro entre elas e também o mais amado e mais favorecido entre elas. Ele não é o autor da criação de Deus; mas, depois de Deus o haver criado como seu Filho primogênito, usou-o como seu Obreiro associado ao trazer à existência todo o resto da criação.” [6]

Além disso, eles também distorcem o significado da palavra “unigênito”. Com isso, sustentam que Jesus foi criado DIRETAMENTE por Jeová. Veja:

“Ele é também o Filho "unigênito" de Deus, visto que é o único diretamente criado por Jeová Deus; todas as outras coisas vieram à existência por meio dele, como Agente Principal de Deus.” [7]

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A PESSOA DE JESUS?

A. A Bíblia diz que Jesus é eterno.
O que vem à sua mente quando você ouve a palavra “Deus”? Deus é um TÍTULO que engloba todos os atributos da divindade: eternidade, onipresença, onisciência, onipotência, etc. Nesse sentido, o Pai é Deus, o Espírito Santo é Deus e Jesus é Deus. É importante ter essa distinção estabelecida em nossa mente, porque Deus não é um nome, mas um título. Observe que o a Pessoa do Pai afirmou que a Pessoa do Filho é Deus. As palavras em vermelho referem-se ao Deus Filho, e as palavras em azul ao Deus Pai:

“Mas ao Filho ele diz: ‘Teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre; tu governas com cetro de justiça. Amas a justiça e odeias o mal; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu. Derramou sobre ti o óleo da alegria, mais que sobre qualquer outro’." (Hebreus 1:8-9 NVT)

O Pai chamou o Filho de Deus muito claramente. Sabemos que só Deus possui o atributo da eternidade: “[...] de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmos 90:2b A21). Se só Deus possui o atributo da eternidade, e se o Pai chamou o Filho de Deus, isso significa que Jesus nunca foi criado, mas é eterno. Portanto, Ele tem a mesma natureza eterna que Deus Pai.

B. A Bíblia diz que Jesus tem a primazia.
A palavra primogênito, no grego, é πρωττοκος. Essa palavra indica “primazia” e “preeminência”. Não tem nada a ver com primeira criação. O próprio contexto de Colossenses revela que Jesus é soberano sobre a criação. Vejamos duas provas bíblicas de que essa palavra significa primazia e preeminência, e não primeira criação.
A primeira prova está no Salmos 89:27, que diz: “Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra” (ACF). O salmo está falando do rei Davi. Davi era o filho mais velho, o primeiro filho de Jessé? Sabemos que não. O primogênito de Jessé foi Eliabe. Então por que Davi é chamado de primogênito? Porque Davi teria um papel de preeminência como rei de Israel. O Messias veio ao mundo através da linhagem de Davi. Logo, a palavra não significa primeira criação, mas primazia ou preeminência.
A segunda prova está em Êxodo 4:22, que diz: “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito” (ACF). Israel foi a primeira nação a existir na terra? Sabemos que não. Antes de Israel existia o povo sumério, acádio, amorreu, egípcio, etc. Então por que a nação de Israel é chamada de primogênito? Porque a nação de Israel foi escolhida por Deus para revelar o Messias à humanidade. Novamente, a palavra não significa primeira criação, mas primazia ou preeminência.
O que Colossenses 1:15 está dizendo é que Jesus, como Criador de todas as coisas, ocupa uma posição de preeminência e de primazia. Toda a criação deve render glória ao nome dEle. Ele é o centro de toda a criação. Ele é o Soberano da criação.

B. A Bíblia ensina que Jesus tem a mesma natureza que o Pai.
A palavra “unigênito”, no grego, é μονογενής. Esse termo ocorre no conhecido texto de João 3:16. Não significa “único gerado”, como as Testemunhas de Jeová ensinam para que pensemos que Jesus foi criado diretamente pelas mãos de Jeová. A palavra significa “do mesmo tipo”, “da mesma raça” ou “da mesma espécie”. Em outras palavras, Deus enviou ao mundo o Seu Filho – da mesma natureza divina que Ele – para encarnar e morrer no lugar dos pecadores. Ora, Jesus, por ser Deus, nunca recusou adoração, porque só Deus deve ser adorado. O próprio Tomé chamou Jesus de Deus quando o viu ressurreto: “Senhor meu, e Deus meu” (João 20:28).
Portanto, as Testemunhas de Jeová ensinam um Jesus diferente. O Jesus deles não é o mesmo Jesus ensinado pelos apóstolos. Não podemos tolerar esse tipo de ensino: “Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente” (2 Coríntios 11:4 NVI).

“QUANDO ALGUÉM CRÊ NUM JESUS ERRADO, EMBARCA NUMA SALVAÇÃO ERRADA E DESEMBARCA NUM CÉU ERRADO” (PAULO ROMEIRO)


Fabrício A. de Marque

_____________________________

Nota:
[1] Jaziel Guerreiro Martins. Seitas: Heresias do Nosso Tempo. Curitiba: A.D. SANTOS EDITORA, 2000. p. 32.
[2] A Sentinela, 15/8/1981, p. 6.
[3] A Sentinela, 15/5/1986, p. 4.
[4] Ibid.
[5] Henry W. Beecher: 1813-1887.
[6] Seja Deus Verdadeiro. International Bible Students Association Brooklyn 1, N.Y., U.S.A., 1949, p. 35.
[7] A Verdade Que Conduz à Vida Eterna. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. São Paulo, SP: 1968, p. 47.



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!