pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Como Identificar Uma Seita?

Como Identificar Uma Seita?


Como saber se determinada religião é bíblica ou não? Quais critérios devem ser estabelecidos para identificarmos o erro? Vamos considerar os símbolos matemáticos para nos ajudar nessa tarefa.

I. ADIÇÃO.

Toda seita acrescenta algo à Palavra de Deus.  Em outras palavras, a Bíblia não é seguida com exclusividade. As seitas, geralmente, possuem mais de uma fonte de autoridade escrita. As seitas não gostam da ideia de ter SOMENTE A BÍBLIA. O Adventismo diz:

Afirmações
2. Nós cremos que o cânon das Escrituras é composto somente pelos 66 livros do Antigo e Novo Testamentos.
7. Nós cremos que Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo e que seus escritos, um produto dessa inspiração, são aplicáveis e autoritativos, especialmente aos Adventistas do Sétimo Dia.
Negações 1. Nós não cremos que a qualidade ou nível de inspiração nos escritos de Ellen White são diferentes daqueles encontrados nas Escrituras. Nós concluímos, portanto, que um correto entendimento da inspiração e autoridade dos escritos de Ellen White evita dois extremos: (1) considerar esses escritos em nível canônico idêntico às Escrituras, ou (2) considerá-los como literatura cristã comum. [1]

Se as obras de Ellen White estão no meio-termo entre a Bíblia e a literatura comum, por que as obras foram inspiradas pelo Espírito Santo e são autoritativas? Agora veja a afirmação das Testemunhas de Jeová:

“Mas, Jeová Deus proveu também sua organização visível, seu “escravo fiel e discreto”, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia.” [2]

II. SUBTRAÇÃO

Toda seita subtrai algo da Pessoa de Jesus Cristo. A Pessoa de Cristo é distorcida de maneira clara ou sutil. As Testemunhas de Jeová subtraem a Divindade de Jesus, como foi visto em outro artigo dessa série. A Legião da Boa Vontade (LBV) subtrai tanto a Divindade quanto a Humanidade de Jesus. A LBV foi fundada por Alziro Zarur no dia 1º de janeiro de 1950. O atual diretor-presidente da LBV é José de Paiva Netto. Veja o que é ensinado:

“Agora, o mundo inteiro pode compreender que Jesus, o Cristo de Deus, não é Deus nem jamais afirmou que fosse Deus." [3]

“A presença de JESUS na Terra foi uma aparição espiritual tangível: o Espírito – segundo as leis naturais que acabamos de explicar – tomou todas as aparências do corpo. O perispírito, que o envolvia, foi feito tangível, de modo a produzir a impressão perfeita, na medida do que o reclamavam as necessidades. Mas Jesus Era Sempre Espírito.” [4]

III. MULTIPLICAÇÃO

Toda seita distorce o conceito bíblico de salvação. Algumas negam enfaticamente o sacrifício de Jesus, enfatizando apenas as obras. Mas a maioria multiplica a fé com as obras. Citaremos apenas um exemplo. Ellen G. White escreveu:

“Deus colocou o sábado ao final dos seis dias de trabalho, para que o homem aí se detenha e considere o que lucrou, durante a semana finda, em preparativos para aquele reino de pureza a que nenhum transgressor será admitido. Devemos cada sábado fazer um balanço para verificar se a semana finda nos trouxe lucro ou prejuízo espiritual. Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna.” [5]

IV. DIVISÃO

Toda seita divide o mérito da salvação. A glória não é dada inteiramente a Deus. As seitas, geralmente, ensinam que não existe salvação fora dela (sectarismo). Agindo assim, elas dividem a glória que pertence apenas a Deus. Veja a afirmação do famoso padre Paulo Ricardo:

“As pessoas que forem salvas, serão salvas através da Igreja Católica. De que modo? Ou através da explícita e clara incorporação através do batismo, da profissão de fé e da submissão ao Romano Pontífice ou por outros meios que só Deus conhece. O que é claro é que a Igreja Católica será sempre o meio de salvação do homem.” [6]

Além dessas características, várias seitas também possuem outras marcas. Geralmente emitem falsas profecias, marcando data para o fim dos tempos. Negam a ressurreição corporal de Jesus. Negam a Divindade e a Personalidade do Espírito Santo, etc.
Para encerrar esse breve artigo, cito a frase do reformador Martinho Lutero (1483-1546):

“Se não houvesse seitas, pelas quais o diabo nos despertasse, tornar-nos-íamos demasiadamente preguiçosos e dormiríamos roncando para a morte. A fé e a Palavra de Deus seriam obscurecidas e rejeitadas em nosso meio. Agora, essas seitas são para nós como esmeril para nos polir; elas nos amolam e estão lustrando nossa fé e nossa doutrina, para se tornarem limpas como um espelho brilhante. Também chegamos a conhecer Satanás e seus pensamentos e seremos hábeis em combatê-lo. Assim a palavra de Deus torna-se mais conhecida.”


Fabrício de Marque

_____________________________

Nota:
[2] A Sentinela, 1º/8/1982, p. 27.
[3] A Saga de Alziro Zarur II. p.112.
[4] A Saga de Alziro Zarur II. José de Paiva Netto: 10ª edição, p.108.
[5] Ellen G. White Estate. Testemunhos Seletos 3, 2013, p. 22.
[6] https://padrepauloricardo.org/episodios/fora-da-igreja-existe-salvacao.



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!