pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Igreja Reunida e Espalhada

A Igreja Reunida e Espalhada


A Igreja de Cristo, ou seja, a Igreja invisível [1] cujos membros são aqueles que nasceram de novo, mas que se encontram em todos os cantos do mundo (procedente de toda tribo, língua e nação), possui duas funções importantes na terra: se reunir e se espalhar.

A Igreja Reunida
A reunião da Igreja de Cristo acontece, geralmente, todos os domingos. É óbvio que, nessa reunião, há uma mistura de joio com trigo, isto é, de crentes com incrédulos. Além disso, nesse tipo de reunião, há também separação denominacional. Alguns fazem parte de igrejas tradicionais, enquanto outros fazem parte de igrejas renovadas. De qualquer maneira, o importante é que a igreja se reúne toda semana para exaltar o Salvador, e para receber capacitação e instrução por meio do ensino e da pregação da Palavra de Deus. Os crentes precisam se reunir. Cada crente é membro do Corpo de Cristo. Cristo é a Cabeça desse Corpo. O Corpo precisa responder aos comandos da Cabeça. E isso acontece quando o Corpo se reúne na celebração solene e pública para exaltar o Salvador, e aprender acerca de Sua vontade.

A Igreja Espalhada
Depois que a Igreja de Cristo se reúne, ela sai mundo afora com o objetivo de evangelizar o mundo. Nesse sentido, cada membro do Corpo está em determinado lugar cumprindo a sua missão: pregar as boas-novas. Isso não quer dizer que, após a reunião solene e pública, cada membro faz a sua mala e viaja para a África. A missão acontece no dia a dia da vida. Os membros do Corpo de Cristo estão espalhados nas fábricas, indústrias, escolas, ruas da cidade, hospitais, escritórios, e por aí vai. A Igreja de Cristo vive mais tempo espalhada do que reunida. Enquanto a reunião acontece uma vez por semana (no mínimo), a igreja está espalhada nos demais dias da semana: de segunda à sábado. Isso significa que a igreja deveria influenciar a sociedade muito mais do que tem influenciado. Significa também que o Corpo de Cristo deve ser muito bem alimentado quando ele se reúne para aprender (se alimentar).

Como membro do Corpo de Cristo, em que situação você se encontra? Você se reúne junto com os demais membros? Você exalta o Salvador junto com os outros irmãos? Você tem crescido no conhecimento do Filho de Deus? Durante a semana, você reflete as boas-novas por meio de suas palavras e decisões? Você tem se esforçado para cumprir o propósito para o qual foi chamado, isto é, espalhar as boas-novas da salvação? Pense nisso.



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] A Igreja Invisível compreende “todos os cristãos verdadeiros de todas as épocas. É invisível porque não se reúne nem se encontra (pelo menos não antes do escatom) e porque não podemos distinguir aqueles que realmente creem dos que simplesmente professam acreditar.” (ERICKSON, Millard J. Dicionário popular de teologia. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. pp. 105-106).



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!