pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Expulsando a Inveja do Coração

Expulsando a Inveja do Coração

Você é invejoso? Não precisa responder em voz alta. Responda para si mesmo. Se você é invejoso e não quer admitir, então você também é orgulhoso. Problema duplo. A inveja é um pecado contra o qual todos devem lutar. É um problema sério e perturbador. Se pararmos para refletir, a inveja é um tipo de sentimento que não reconhece a bondade de Deus na própria vida, pois, afinal, o invejoso vive de olho nas bênçãos que o outro recebeu. Por essa razão, o invejoso não desfruta de gratidão, porque vive pensando que lhe falta algo. Pior do que isso. A inveja não tratada pode virar ódio. Assim, o invejoso passa a desejar o mal – ou até mesmo a cometer o mal – contra o próximo.

“E Pilatos lhes respondeu, dizendo: — Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus? Pois ele bem percebia que era por inveja que os principais sacerdotes lhe haviam entregado Jesus.” (Marcos 15.9-10)

“Os irmãos tinham inveja dele [José]; o pai, no entanto, guardou aquilo no coração.” (Gênesis 37.11)

Não se engane. Nem sempre a inveja é perceptível. Você pode estar convivendo com pessoas invejosas, mas ainda não se deu conta disso. Algumas pessoas não conseguem esconder esse sentimento por muito tempo. Outras, porém, conseguem e muito bem. Ao perceber a inveja em alguém próximo a você, afaste-se dessa pessoa. Uma pessoa controlada pela inveja pode agir traiçoeiramente. Ela pode prejudicar você como forma de “punição”, pelo simples fato de não ser quem você é ou de não ter o que você possui. Por outro lado, se você luta contra a inveja, siga os conselhos bíblicos e mate esse mal em seu coração.

“Não tenha inveja dos maus nem queira estar com eles.” (Provérbios 24.1)

“Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.” (Tiago 3.16)

“Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência.” (1 Pedro 2.1)

Assim como todos os outros pecados, a inveja nasce no coração. A inveja não é um problema externo, mas interno. O problema não está no que as outras pessoas possuem, mas no coração dominado pelo pecado. Use a Palavra de Deus para confrontar os pecados do seu coração. Use a oração para subjugar a força do seu pecado. Obedeça aos preceitos das Escrituras para agir contra a correnteza de sua natureza pecaminosa.



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
Todos os versículos citados são da NAA (Nova Almeida Atualizada).


Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!