pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Apocalipse: Comentário Exegético - Grant R. Osborne

Apocalipse: Comentário Exegético - Grant R. Osborne


O estudioso Grant R. Osborne (1942—2018), sem dúvida, é um autor que deve ser lido. Em português, vários de seus livros já estão disponíveis. Dentre eles, o famoso “A Espiral Hermenêutica”. Para quem não sabe, o orientador de doutorado do Osborne, foi ninguém menos que o erudito I. Howard Marshall (1934—2015).

O Comentário Exegético de Apocalipse, escrito por Osborne, é uma obra excelente. Embora eu não subscreva a sua posição escatológica, reconheço tratar-se de um comentário técnico, erudito, profundo e completo. A obra tem 1024 páginas, no formato 16x23 cm, capa dura. Foi publicado no Brasil em 2014.

Ele inicia a obra fazendo uma introdução ao livro de Apocalipse, dissertando sobre: autoria, data, contexto social e propósito, o gênero apocalíptico e sua mentalidade, a interpretação dos símbolos, métodos de interpretação (Historicista, Preterista, Idealista, Futurista e Eclética), o texto, canonicidade, língua e gramática, o uso do Antigo Testamento, unidade e estrutura, e teologia. Tudo isso é abordado em 54 páginas.

Após a introdução, o autor passa a expor cada versículo do livro de Apocalipse. Visto que o comentário é exegético, a análise de palavras e frases gregas é frequente. As palavras em grego, após citadas, são transliteradas e traduzidas entre parênteses, o que facilita a leitura do texto original. Aliás, nas primeiras páginas do livro, o leitor tem acesso aos alfabetos grego e hebraico. Vale ressaltar que o autor também dialoga com obras cristãs e judaicas.

No fim de cada seção, Osborne faz um excelente resumo do que foi falado (o que ajuda muito na compreensão geral da passagem), seguido de uma contextualização para os dias atuais. Logo abaixo, você encontra algumas notas adicionais, em que alguns versículos são explorados mais detalhadamente. Embora o livro seja técnico, a sua linguagem é acessível e de fácil compreensão.

Grant Osborne defende o Pré-Milenismo Histórico. Ele é muito respeitoso ao dialogar com posições escatológicas diferentes. Além disso, ele é honesto em reconhecer os pontos fracos e fortes de cada uma. Creio que, por enquanto, essa obra é uma das mais (se não for a mais) completas em português.

Portanto, se você deseja estudar o livro de Apocalipse a partir da perspectiva Pré-Milenista Histórica, leia Grant Osborne.


Adquira a obra do autor:


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!