pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Preceitos são mais importantes que sentimentos

Preceitos são mais importantes que sentimentos


Preceitos são ordens ou mandamentos. Nem todo preceito é revestido de justiça e coerência. Exemplo disso pode ser visto em países que estabelecem leis absurdas, como a obrigatoriedade em fazer reverência às estátuas da família Kim, na Coreia do Norte.

Por outro lado, os preceitos do Senhor são perfeitos em todos os sentidos. Por essa razão, o salmista disse: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado” (Sl 119.93). E mais: “[...] com todo o meu coração guardarei os teus preceitos” (Sl 119.69). E ainda: “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos” (Sl 19.8).

É muito comum vermos pessoas tomando decisões com base em sentimentos. Ora, todos já souberam de alguém que, por estar triste, tomou uma decisão errada: se entregou à glutonaria, às compras impulsivas, à raiva, etc.  Os jornais, regularmente, relatam episódios de assassinato, em que a ira assumiu o controle da situação, de modo que a pessoa irada cometeu uma loucura.

Com isso, não estou dizendo que ser atingido por sentimentos seja algo necessariamente pecaminoso. Visto que a nossa natureza é caída, cedo ou tarde alguns sentimentos errados irão nos colocar na parede, por assim dizer. É exatamente nesse ponto que entra os preceitos do Senhor.

A quem vamos obedecer? Aos sentimentos que brotam de um coração enganoso (Jr 17.9), ou aos preceitos da Palavra de Deus, que são lâmpadas para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105)? Deus conhece, de maneira plena, cada sentimento abrigado em nosso interior, seja bom ou ruim. Ele nos dará a graça necessária para lidarmos com isso.

Mas, afinal, por que os preceitos são mais importantes do que os sentimentos? A resposta é simples. Os sentimentos humanos são passageiros e, por vezes, enganosos. Mas os preceitos do Senhor são justos, verdadeiros e duradouros: “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu” (Sl 119.89).

É sábio — e também inteligente — obedecer aos preceitos do Senhor. Ande por esse caminho. Você não se arrependerá.




Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!