pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Quem São os Quatro Cavaleiros de Apocalipse?

Quem São os Quatro Cavaleiros de Apocalipse?


O livro de Apocalipse, no capítulo 6, menciona quatro cavaleiros montados em cavalos de diferentes cores: 1. O cavalo branco (Ap 6.2); 2. O cavalo vermelho (Ap 6.4); 3. O cavalo preto (Ap 6.5) e 4. O cavalo amarelo (Ap 6.8). Cada cor simboliza algo específico. O próprio texto bíblico nos apresenta o significado de cada cavaleiro. Além da Bíblia, a história traz ótimo auxílio para interpretarmos o que cada cavaleiro significa.

O primeiro cavaleiro está montado em um cavalo branco. Em Apocalipse 6, o cavaleiro do cavalo branco não é Cristo. Cristo é o cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19. Ao ler o texto, você perceberá que os detalhes dos cavaleiros diferem um do outro. Por isso, são dois cavaleiros diferentes, e não o mesmo. O cavaleiro de Apocalipse 6 representa vitória militar. O texto faz alusão ao general romano Vespasiano. Ele deu início à guerra romana contra Jerusalém, sob as ordens de Nero. Portanto, Vespasiano é o cavaleiro do cavalo branco.

O cavaleiro do cavalo vermelho simboliza derramamento de sangue. A paz foi tirada da terra e muitas mortes aconteceram: “[...] E ao seu cavaleiro foi dado poder para tirar a paz da terra e fazer com que os homens matassem uns aos outros. [...]” (Ap 6.4). Isso fala de guerra civil. Mais uma vez, o texto faz referência à guerra de Roma contra Jerusalém. A palavra “terra” aponta para a terra de Israel, e não para o planeta Terra. Assim, o cavaleiro do cavalo vermelho representa um detalhe cruel dessa guerra histórica.

O cavaleiro do cavalo preto simboliza angústia e desespero. Note que o cavaleiro carrega uma balança na mão (Ap 6.5). Observe também que o versículo seguinte menciona alguns alimentos: “[...] Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifique o azeite e o vinho” (Ap 6.6). Uma “medida de trigo” era a porção necessária para uma pessoa comer. “Três medidas de cevada” mal alimentava uma família pequena. E um “denário” era o salário diário de um trabalhador braçal do século 1.

Em outras palavras, os alimentos necessários para a sobrevivência ficaram caríssimos. A fome prevaleceu. A fome é o resultado inevitável de uma guerra. Como resultado, as pessoas ficaram angustiadas e desesperadas. Segundo registros antigos, a fome severa podia elevar o preço dos produtos de dez a doze vezes. O historiador Flávio Josefo disse que muitas pessoas morreram devido a essa fome. Muitos morriam enquanto enterravam outros. Para aplacar a fome insuportável, os judeus chegaram a comer sandálias, cintos, gramas e até esterco de vaca.

Por fim, o cavaleiro do cavalo amarelo simboliza a morte. Que autoridade recebeu este cavaleiro? Diz a Bíblia: “[...] E lhes foi dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio dos animais selvagens da terra” (Ap 6.8). Ser morto por animais selvagens fazia parte das maldições de Deus, caso Israel quebrasse a aliança (Dt 28.26).

Além do mais, o autor de Apocalipse utiliza o imaginário do profeta Ezequiel e aplica a Israel: “[...] Quanto pior não será, se eu enviar os meus quatro piores castigos, isto é, a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela pessoas e animais?” (Ez 14.21). De fato, muitos judeus foram comidos por animais selvagens. Provavelmente, alguns foram mortos na floresta quando tentavam escapar da guerra, enquanto outros foram jogados aos animais para serem devorados.

Diante disto, talvez uma pergunta tenha surgido em sua mente: a profecia sobre os quatro cavaleiros de Apocalipse já se cumpriu ou ainda se cumprirá? Como vimos, ela se cumpriu no século 1, na Primeira guerra judaico-romana. A nação de Israel foi o alvo divino de todas essas predições. Quando João escreveu sobre isso em Apocalipse, ele não tinha em vista uma geração que viveria milhares de anos depois para ver tais cumprimentos. Ele tinha em vista a nação de Israel apóstata.

Resumindo e recapitulando: quem são os quatro cavaleiros de Apocalipse? O que eles simbolizam? (1) O cavaleiro do cavalo branco simboliza vitória militar; (2) o cavaleiro do cavalo vermelho simboliza derramamento de sangue; (3) o cavaleiro do cavalo preto simboliza angústia e desespero; e (4) o cavaleiro do cavalo amarelo simboliza a morte. Juntos, os quatro cavaleiros são símbolo de um mesmo acontecimento: a Primeira guerra judaico-romana que levou Jerusalém à destruição definitiva no ano 70 d.C. 


Fabrício A. de Marque



2 comentários:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!