pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia – Luiz Felipe Pondé

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia – Luiz Felipe Pondé

 


Uma das piores pragas da sociedade é o politicamente correto. Por trás dessa postura, encontramos a hipocrisia. É impossível fugir da hipocrisia procurando ser politicamente correto. 

O filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé ataca, de maneira certeira, essa “doença” tão apregoada em nossos tempos. Muitas temáticas são abordadas no livro. Podemos citar algumas: teologia da libertação, esquerda política, democracia, cultura afro, feminismo, autoajuda, “justiça social” (entre aspas mesmo) e muito mais. 

Tenho certeza que várias pessoas ficariam ofendidas com as declarações do autor. Ele fala sobre coisas que todos sabem que é verdade, mas tem medo de dizer.

Pense, por exemplo, no diálogo amigável entre as diversas religiões. O politicamente correto diz que temos que olhar para o “outro” sempre com bons olhos, e contemplar a beleza presente na diversidade cultural e religiosa. Será que uma pessoa politicamente correta permitiria que sua filha se casasse com um muçulmano zeloso? 

O politicamente correto simplesmente fecha os olhos, ignorando a realidade das coisas: “Muitas pessoas gostam de dizer que as diferenças culturais são lindas, mas isso nem sempre é verdade. E que dá para vier sempre em paz. Eu gostaria que isso fosse verdade” (p. 62). 

A obra foi publicada pela Editora Leya em 2012. São 232 páginas distribuídas em 26 capítulos (contando com Introdução e Apêndice). Vale mencionar que o acabamento do material é show de bola! É aquele tipo de material que instiga a leitura. 

 Indico o livro para quem gosta de boa ironia filosófica. Pondé é objetivo em suas declarações e, às vezes, não se preocupa muito em selecionar adjetivos bonitinhos para descrever pessoas politicamente corretas. 

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!