pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: É ilusão tentar viver em paz com todos

É ilusão tentar viver em paz com todos

Há situações na vida em que a convivência pacífica é impossível de ser alcançada. A razão disso é que nem sempre a paz depende de nós. Relacionamentos harmoniosos dependem das duas partes, e nunca de uma parte só. O profeta Amós disse: Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3.3).


O apóstolo Paulo disse, em outras palavras, que nem sempre é possível viver em paz com todos: Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas” (Romanos 12.18). Note a expressão “se possível”. O que está implícito nesse versículo é que nem sempre é possível viver em paz com todos. É uma dura realidade, mas é a verdade.


Às vezes, você terá feito a sua parte e, mesmo assim, a outra parte estará resistente e endurecida. Em casos assim, não é possível dar prosseguimento às tentativas de resolução do problema. Seria o mesmo que “enxugar gelo”, como diz o ditado popular. É perder tempo e gastar energia emocional à toa.


O que precisamos entender é que não temos o poder de fazer com que todas as pessoas gostem de nós ou aprovem as nossas ideias. Alguns se aproximarão de você exatamente por você ser do jeito que você é. Outros, porém, se afastarão de você pelo mesmo motivo. E tudo bem que seja assim. Você não deve sacrificar quem você é no altar da aprovação humana. Você não deve se tornar o tipo de pessoa que querem que você seja.


Com isso, não estou dizendo que as pessoas inflexíveis e insuportáveis devem continuar assim. Elas devem mudar. Elas devem melhorar. Caso contrário, elas só colherão problemas. Quando você mudar algo do seu caráter ou das suas crenças, que seja para se conformar ao Filho de Deus (cf. Rm 8.29). O que não podemos é mudar com o objetivo de atender as expectativas egoístas e irreais das pessoas. 


Apesar de tudo isso, quero destacar algo importante aqui. A impossibilidade de viver em paz com algumas pessoas não significa que você tem permissão para odiá-las em seu coração. Na verdade, devemos orar pelo bem delas e manter a “porta da reconciliação” sempre aberta. Se você pode mudar, as pessoas também podem. Podemos ser piores ou melhores com o passar do tempo. A escolha é nossa.


Afirmar que uma pessoa jamais poderá melhorar é duvidar do poder de Deus em transformar e santificar as pessoas. É certo que o homem é mau. Mas também é certo que Deus efetua mudanças extraordinárias na vida das pessoas. Se as pessoas “difíceis” e “complicadas” não podem mudar, será que devemos acreditar que o Espírito Santo mudou o nosso coração por ocasião do novo nascimento? Somos difíceis e complicados como elas.


Assim, faça a sua parte e se esforce para viver em paz com todos. Não crie, porém, ilusões e expectativas que fogem à realidade. Quando se trata de relacionamentos, nem tudo depende de você. Os relacionamentos não são uma via de mão única. No entanto, aquilo que estiver ao seu alcance, cumpra-o fielmente e deixe os resultados com o Senhor. Se não der certo, prossiga com sua vida e aceite que nem sempre é possível viver em paz com todos.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!