pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Como o cristão deve lutar contra a atração homossexual?

Como o cristão deve lutar contra a atração homossexual?


Neste texto, dirijo-me, particularmente, ao público cristão. Há muitos irmãos em Cristo que lutam contra o desejo por pessoas do mesmo sexo. São cristãos de verdade. Eles cultivam sua vida com Deus e buscam crescer espiritualmente em sua caminhada. Apesar disso, são pessoas que lutam contra desejos contraditórios e pecaminosos. Quero deixar claro que o desejo homossexual é diferente da prática homossexual. Confundir esses pontos pode revelar profunda ignorância sobre o assunto. 

Todo cristão, sem exceção, luta contra desejos pecaminosos. Isso porque todos ainda carregam a natureza pecaminosa de Adão. Enquanto um cristão luta contra o desejo homossexual, outro luta contra a avareza e a fofoca, por exemplo. São desejos diferentes, mas ambos pecaminosos. Entender isso é importante, pois assim poderemos ajudar aqueles que lutam contra pecados diferentes dos nossos.

Mas isso também é importante por outra razão: entenderemos mais profundamente a gravidade do Pecado Original e aceitaremos o fato de que a vida cristã é uma batalha real, batalha essa que não isenta ninguém da guerra, independentemente do tempo que possui de conversão. Assim, se você luta contra o desejo homossexual, ou conhece alguém que luta contra isso, quero oferecer 3 conselhos práticos que servirão de ajuda e orientação. É evidente que outros conselhos também são úteis, mas me limitarei aos seguintes:

(1) Abandone a autocomiseração. Não alimente dó de si mesmo, pois isso sugará sua força para lidar com o problema: Se você vacilar no momento de dificuldade, sua força será pequena” (Provérbios 24.10). Você é filho de Deus. Portanto, comporte-se à luz dessa realidade. Sua identidade foi transformada por Deus, e não pelo desejo homossexual. Não olhe para si mesmo como vítima da situação. Não há respaldo divino para agir dessa maneira. Encare o problema, tome sua cruz, confie no poder do evangelho e siga adiante fazendo o que Deus ordena em Sua Palavra.

(2) Mude sua postura em relação às pessoas do mesmo sexo. Se você luta contra desejos homossexuais, evite o excesso de afinidade com pessoas do mesmo sexo que você. Isso pode gerar dependência emocional e atração sexual. Além disso, a aproximação exagerada afastará as pessoas de você. Se elas perceberem o excesso, pode ser que estabeleçam limites para manter você longe delas. Isso, de fato, causará atritos e poderá gerar amizades arruinadas. Siga o conselho bíblico: “Não seja frequente na casa do seu próximo, para que ele não se canse de você e passe a detestá-lo” (Provérbios 25.17).

Outro ponto importante é que, se você tem amigos homossexuais (assumidos ou não), corte o contato com eles. Não me refiro a odiar a pessoa, deixar de conversar com ela, ser mal educado, etc. Simplesmente diminua o convívio gradativamente. Ora, uma pessoa que se entregou a essa prática jamais poderá te ajudar a vencer esse pecado. Ao invés disso, é mais provável que você tenha maiores dificuldades, a menos que dê um basta no relacionamento para o seu próprio bem.

(3) Cultive a sua vida espiritual. Frequente uma igreja local bíblica. Ore muito. Leia a Bíblia e bons livros. Jejue. Ouça louvores. Assista boas pregações pela internet. Ouça podcasts sobre o assunto. Converse com outros cristãos maduros. Não adianta se proteger das “más influências” se, ao mesmo tempo, você não investir em seu crescimento. Cultivar a sua fé dia após dia fará muita diferença no futuro. As vitórias e as quedas que podemos experimentar amanhã são resultado do investimento ou da negligência de hoje. É melhor crescer um pouquinho todo dia do que crescer somente duas vezes por semana.

Embora a perfeição moral seja uma realidade escatológica, podemos, com a graça de Deus, experimentar mais vitórias do que derrotas durante a peregrinação rumo à pátria celestial. Apegue-se, portanto, à promessa bíblica que diz:As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir” (1Coríntios 10.13).

 


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!