pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Ser uma pessoa de fé significa crer em contradições?

Ser uma pessoa de fé significa crer em contradições?

A fé cristã é racional. Nosso dever é explicá-la aos incrédulos de maneira clara e racional (1Pe 3.15). Deus exige que prestemos um culto racional (Rm 12.1). Isso, porém, não significa que somos racionalistas. O Racionalismo entroniza o intelecto; o Cristianismo entroniza Cristo. Todavia, a fé cristã não é contraditória nem se fundamenta em absurdos.

Deus não pede para crermos em contradições, como em triângulos de quatro lados. As contradições só trazem confusão, e Deus não é de confusão (1Co 14.33). Deus colocou em cada ser humano a capacidade de raciocinar logicamente, bem como a habilidade de detectar falhas e incoerências. Os homens usam essa capacidade diariamente em suas profissões e no dia a dia de forma geral. Pense no contador, no professor, no policial investigativo, etc.

Quando se trata da vida cristã, não podemos abandonar o intelecto em nossa “caixinha espiritual” depois do culto de domingo, e só voltarmos a usá-lo na próxima semana. Ora, Deus quer ser amado com todo o nosso ser, o que inclui o nosso entendimento, isto é, a nossa mente: “[...] Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22.37).

Por que tudo isso é importante? Em primeiro lugar, para não sermos enganados pelo nosso coração. O nosso guia seguro é a Palavra de Deus (Sl 119.105). Para obedecê-la, precisamos entendê-la. E só é possível entendê-la através do Espírito Santo que ilumina a nossa compreensão: Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18). Para entendermos a Bíblia, o Espírito atua em nossa mente e depois incute a verdade eterna em nosso coração.

E em segundo lugar, isso é importante para não sermos enganados pelo Diabo nem pelos falsos mestres. Se um falso mestre disser: “Eu profetizo isso”, aplique o teste de Deuteronômio 18.21-22 à declaração dele. Não se cumpriu? Então ele é um falso profeta. Se o Diabo disser: “Roube isso, você está precisando”, aplique Efésios 4.28 à situação.

Assim, qualquer voz — seja do nosso coração, do Diabo ou de qualquer pessoa — que contradiga a Palavra de Deus, deve ser rechaçada com veemência. Afinal de contas, ser uma pessoa de fé não significa crer em contradições.

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!