pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O Livro da Vida ainda está sendo escrito por Deus?

O Livro da Vida ainda está sendo escrito por Deus?

Eu já ouvi muitas pregações em que os pastores fizeram um apelo aos incrédulos da seguinte forma: “Se você aceitar a Jesus, pela fé, de todo o seu coração, hoje mesmo Deus vai escrever o seu nome no Livro da Vida!”. Diante dessa declaração, eu pensava: “Poxa, mas a Bíblia não diz que o Livro da Vida foi escrito antes da fundação do mundo? Estaria Deus escrevendo o livro da salvação ainda hoje?” Afirmações desse tipo nos faz imaginar que no céu existe um grande livro em branco que está sendo preenchido por Deus à medida que as pessoas se convertem.

É evidente que muitas pessoas carregam em suas mentes tal entendimento acerca da salvação. Elas acreditam que a salvação dos pecadores é um plano divino que está em andamento, sendo gradativamente construído e elaborado. Pensam que, à medida que a história caminha e à medida que as pessoas se convertem, Deus vai anotando o nome de cada uma delas no Livro da Vida. A ideia não é muito diferente de uma planilha de gastos mensais onde registramos cada despesa que é feita no mês.

É preciso deixar claro que tal concepção não tem amparo na Palavra de Deus. De um lado, é verdade que as pessoas se convertem à medida que a história caminha. Ninguém nasce salvo. Ninguém nasce cristão. Contudo, aqueles que serão salvos durante o desenrolar da história, nascem eleitos para a salvação. A salvação concretiza-se no tempo e na história. Para isso, é necessário ouvir a pregação do evangelho e crer no Filho de Deus. Tudo isso acontece na realidade temporal em que estamos inseridos. Esse é um lado da moeda. 

Por outro lado, o plano da salvação dos homens é um plano eterno, elaborado pelo Deus eterno, antes dos tempos eternos. Veja o que a Bíblia diz: “Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” (2Timóteo 1.9). A Bíblia também declara que antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele” (Efésios 1.4).

O apóstolo João disse que os admiradores e seguidores da besta não são os crentes verdadeiros. Ao invés disso, a besta é seguida e adorada por aqueles “[...] cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo [...]” (Apocalipse 17.8). Consegue perceber que essas expressões vão além da realidade temporal? Fica evidente, portanto, que o Livro da Vida foi escrito antes da habitação humana sobre a terra. Antes do nosso nascimento, havia um plano eterno de Deus. 

Além disso, esse plano eterno não se limitou à salvação espiritual, mas estendeu-se aos acontecimentos da vida terrena. O salmista sabia muito bem disso. Esse fato o levou a compor uma canção com as seguintes palavras: “[...] no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia” (Salmos 139.16). De maneira misteriosa, a responsabilidade do homem se une à soberania divina em todos os acontecimentos cotidianos. Deus determina tudo e, ao mesmo tempo, somos responsáveis por todas as escolhas que fazemos. Como explicar o “modus operandi” desse mistério? Não tem como. Mas, embora não seja possível explicar, é possível crer. Esse é o ensino da Palavra de Deus e Deus não pode mentir.

Assim, concluo essa reflexão afirmando que o Livro da Vida foi escrito antes da nossa salvação e antes do nosso nascimento. O Livro não está sendo escrito à medida que as pessoas se arrependem e se convertem. O destino final e eterno de todos os homens foi escrito e determinado pelo Senhor há muito tempo. Todavia, não sabemos quais os nomes que foram escritos no Livro da Vida. Pelos frutos podemos identificar se uma pessoa é convertida de verdade ou não. Mas há muitos que ainda estão perdidos nesse momento e que serão salvos no futuro. Somente Deus sabe quem são essas pessoas. Para nós, isso permanece um mistério, pelo menos por enquanto.

Sendo assim, tendo em vista que não sabemos quem são aqueles que fazem parte do Livro da Vida, nossa tarefa é proclamar o evangelho da graça de Deus a toda criatura (Mc 16.15). Quando uma pessoa crer em Cristo e se converter de seus maus caminhos, então saberemos que o nome dessa pessoa estava escrito no Livro da Vida antes da fundação do mundo. Em contrapartida, quando uma pessoa rejeitar definitivamente a oferta gratuita de salvação que Cristo oferece, então chegaremos à conclusão de que o nome dessa pessoa ficou de fora do Livro da Vida.



Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!