pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Jardim no Éden: onde ele está?

Jardim no Éden: onde ele está?


Onde foi parar o jardim perfeito em que Adão e Eva viveram no início da história? Será que conseguiríamos fazer uma viagem em direção ao habitat dos primeiros humanos? É possível encontrar a localização exata do jardim mencionado em Gênesis? São perguntas curiosas e não tão fáceis de serem respondidas. Quero iniciar esse texto com algumas observações importantes.

Precisamos entender que “jardim” é uma coisa e “Éden” é outra. O jardim perfeito não se chamava Éden, pois Éden é o nome do local geográfico em que o jardim fora plantado por Deus. Por isso, seria mais exato dizer “jardim no Éden”, ao invés de “jardim do Éden”: “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado” (Gênesis 2.8). É verdade que a Bíblia também utiliza a frase “jardim do Éden” (Gn 2.15; 3.23-24), mas porque o jardim foi plantado no Éden e, por isso, pertencia à região chamada Éden.

O Éden não se limitava ao jardim onde Adão e Eva moravam. O Éden é muito mais abrangente. Conforme o texto diz, o jardim ficava do lado oriental do Éden, o que prova que o Éden era muito maior do que um jardim. Além disso, um rio regava o jardim e se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.

Segundo alguns estudiosos, o rio Pisom equivale ao atual Wadi al Batin, na Arábia Saudita, Iraque e Kuwait. O rio Giom corresponde ao rio Karun, localizado no Irã. O rio Tigre, do hebraico Hiddekel, continua com o mesmo nome e estaria localizado na Turquia. E o rio Eufrates, também com o mesmo nome, percorre a região do moderno Iraque. Apesar das possibilidades, não é possível determinar a localização dos quatro rios com exatidão. Ademais, alguns acreditam que a topografia da terra sofreu considerável alteração, em virtude do Dilúvio ocorrido na época de Noé.

Todavia, se as sugestões acima estiverem corretas, e se não aconteceu nenhuma alteração significativa na topografia da terra, então podemos dizer que o Éden fica em algum lugar no Oriente. Em qual lugar exatamente? Não é possível saber. Alguns sugerem Bahrein, Pérsia, Turquia, Irã, e por aí vai. Mas, afinal, se a localização exata do Éden é algo incerto, o que pensar acerca do jardim, do paraíso perfeito?

Lembre-se que o jardim ficava no Éden; o jardim não era o Éden. O jardim foi o Habitat perfeito de Adão e Eva. No jardim, eles tinham comunhão íntima e profunda com o Senhor do universo. No entanto, depois do pecado, Deus os expulsou do jardim e colocou querubins ao oriente, a fim de guardar o caminho da árvore da vida (Gn 3.24). O que aconteceu com o jardim? Onde ele foi parar? Se o Éden geográfico fosse localizado, poderíamos conhecer o jardim perfeito?

A Bíblia revela que o jardim, outrora no Éden, agora está no céu. O jardim perfeito, também chamado de “paraíso”, está no céu, junto de Deus. O jardim não se encontra na terra, porque Deus o transportou para outro lugar. Há várias evidências bíblicas de que o jardim paradisíaco está no céu. No entanto, me limitarei a dar somente uma evidência para que o texto não fique longo.

Jesus revelou que o jardim paradisíaco está no céu, quando disse ao ladrão crucificado: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43). Jesus sabia que, depois de Sua morte e ressurreição, Ele estaria para sempre na presença do Pai no céu. Então, Ele diz ao criminoso arrependido que eles estariam juntos no mesmo lugar. Assim, Jesus nos ensina que o jardim (paraíso) está no céu, lugar de profunda comunhão na presença do Senhor.

Portanto, embora o jardim de Deus tenha sido retirado da terra, aqueles que morrem em Cristo desfrutam das delícias desse paraíso no céu. Além do mais, quando a consumação de todas as coisas acontecer, o jardim será trazido à terra novamente. Afinal, não viveremos para sempre no céu, pois o céu é o lugar temporário dos redimidos. Nós aguardamos Novos Céus e Nova Terra, onde habita a justiça (2Pe 3.13).

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!