pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Deus se escondeu da pandemia?

Deus se escondeu da pandemia?

 

Infelizmente, a pandemia do Coronavírus não é a primeira da história. No passado, mesmo antes da encarnação de Cristo, outras doenças assolaram a humanidade. Retrocedendo no tempo, temos, por exemplo, as pragas e doenças enviadas por Deus contra o Egito. É evidente que tais tragédias foram direcionadas, especificamente, contra os egípcios. A nação de Israel foi preservada em meio a essas calamidades. Deus estava mostrando o Seu poder e glorificando o Seu nome (Êxodo 9.14, 16).

Em outros períodos do Antigo Testamento, o povo escolhido de Deus também sofreu sob a crueldade das pragas. Isso, contudo, aconteceu em virtude da desobediência e do pecado do povo. A tragédia foi bastante expressiva. Conforme o registro bíblico, em uma ocasião Deus matou 14.700 pessoas (Números 16.49) e, noutra ocasião, Deus matou 24.000 pessoas (Números 25.9).

Para evitar qualquer pensamento que atribua as pragas ao acaso, a Bíblia afirma: “O Senhor mandará sobre vocês a maldição, a confusão e a ameaça em tudo o que empreenderem, até que vocês sejam destruídos e pereçam repentinamente, por causa da maldade das suas obras, com que vocês me abandonaram” (Deuteronômio 28.20). E prossegue: “O Senhor os ferirá com fraqueza, febre e inflamação, com calor ardente e seca, com crestamento e ferrugem nas plantas; e isto os perseguirá até que vocês pereçam” (Deuteronômio 28.22). O texto fala das maldições da aliança que cairiam sobre Israel, caso o povo fosse desobediente ao Senhor. Deus causaria tudo isso.

Não devemos pensar que Deus é cruel por enviar tragédias tão terríveis. Deus não se deleita no mal. As pragas têm como objetivo gerar quebrantamento e arrependimento. Além disso, essas advertências serviriam como “placas de sinalização” para que o povo não andasse por caminhos pecaminosos. Nenhuma praga foi enviada sem um alerta prévio. Se Deus fosse mau, Ele certamente assolaria o povo sem alertá-lo das consequências da desobediência.

Além das pragas ocorridas no Antigo Testamento, várias outras, em tempos mais recentes, também assolaram a humanidade. Como exemplo, cito a Peste Negra, surgida na Ásia e Europa, no período da Idade Média. Estima-se que essa pandemia matou entre 75 e 200 milhões de pessoas [1]. Temos ainda a Gripe Espanhola, que surgiu no início do século passado. Tão devastadora foi essa pandemia, que ceifou um quarto da população mundial da época [2].

Não podemos afirmar com exatidão que todas as pandemias mundiais, incluindo a presente pandemia do Coronavírus, são consequência da rebeldia humana. A era presente, antes do Retorno de Cristo, ainda é marcada pela pior “pandemia” de todas: o pecado humano. É por isso que, infelizmente, o Coronavírus tem recolhido muitos servos de Deus, e não apenas incrédulos. Que bom que os servos de Deus estarão com o Senhor depois da morte. Isso é consolador, apesar do caos, do medo e da preocupação.

Eu poderia citar muitos outros exemplos de situações causadas por Deus, mas não me prolongarei nessa temática. Se você é cristão e um leitor atento da Palavra de Deus, então essa verdade deve estar nítida para você. Deus traz as pessoas à vida (Salmos 139.13-16), mas também as conduz à sepultura quando termina o tempo delas aqui (1Samuel 2.6). A terra inteira pertence, por direito, a Deus. Não apenas os bosques e os mares, mas também todos os seres vivos, sejam pessoas ou animais (Salmos 24.1).

A pandemia do Coronavírus, por vezes, me deixa inquieto e ansioso. Sei que o mesmo acontece com você e com quase todas as demais pessoas. Todavia, quero apresentar alguns conselhos práticos para sua vida. Saiba que estou, ao mesmo tempo, aconselhando a mim mesmo. Eu preciso desses conselhos tanto quanto você. Em primeiro lugar, olhe para o Senhor. Devemos, sim, consultar as estatísticas e acompanhar os noticiários. No entanto, precisamos também contemplar o Senhor em Sua Palavra. Se acompanharmos apenas as notícias, entraremos em pânico. Precisamos da Bíblia, pois a Palavra de Deus sempre renova o nosso coração com a verdade de que Deus permanece no controle de todas as situações.

Em segundo lugar, cuide de sua saúde. Máscara e álcool em gel são pontos indiscutíveis. Mas além desses cuidados, é fundamental fortalecermos o sistema imunológico com alimentos saudáveis (não industrializados e não embutidos). Os alimentos saudáveis incluem as gorduras boas (abacate puro, por exemplo). Além disso, tome doses elevadas de vitamina D3. Eu sei quão difícil é mudar os hábitos alimentares. Podemos começar devagar, diminuindo o que é prejudicial e inserindo, gradativamente, o que é saudável.

Em terceiro e último lugar, sirva a Deus com suas habilidades. Se não tomarmos cuidado, a pandemia pode nos levar à estagnação e inércia. O distanciamento social não é uma barreira intransponível para o serviço a Deus. Praticamente o mundo inteiro migrou para a internet. A pandemia acelerou ainda mais esse processo. Por isso, podemos servir a Deus por meio da internet. Use o que estiver ao seu alcance para espalhar as boas-novas da salvação. Paulo estava preso, mas ele sabia que a Palavra de Deus não estava algemada (2Timóteo 2.9). Igualmente, estamos confinados em casa, mas a Palavra de Deus continua livre e transformando o coração das pessoas.


_______________________

Notas:

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_Negra.

[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola.

 


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!