pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Grande Tribulação foi global ou local?

A Grande Tribulação foi global ou local?

 

A Grande Tribulação que foi profetizada por Jesus e cumprida no século primeiro da era cristã, foi um acontecimento a nível mundial, ou seja, atingiu o mundo inteiro? Ou será que a Grande Tribulação atingiu apenas alguns lugares, sendo, portanto, um acontecimento a nível local?

Muitos negam que a Grande Tribulação de Mateus 24 já se cumpriu no passado. Segundo essas pessoas, a Grande Tribulação deveria atingir o mundo inteiro, sem exceção. Contudo, como isso não aconteceu na geração dos apóstolos, então a Grande Tribulação ainda será um evento futuro, que precederá o Retorno de Cristo. E mais do que isso: acredita-se que a Grande Tribulação também será um acontecimento global.

Todavia, a Bíblia nos mostra que a Grande Tribulação não foi global. Além de ter se cumprido no passado, a Grande Tribulação foi restrita a uma região específica. Por exemplo, Jesus disse que quando o abominável da desolação aparecesse durante a Grande Tribulação, quem estivesse na Judeia deveria fugir para os montes: “Quando, pois, vocês virem, situado no lugar santo, o abominável da desolação [...] então os que estiverem na Judeia fujam para os montes” (Mateus 24.15-16). [1]

Perceba que a Grande Tribulação atingiria a região da Judeia, e não o planeta inteiro. Isso quer dizer que se a Grande Tribulação fosse mundial, nenhum lugar da terra proporcionaria refúgio e proteção para o povo de Deus. Logo, fugir para os montes não faria sentido nenhum. Observe também que as palavras de Jesus deixam claro que seria possível escapar da Grande Tribulação: “[...] os que estiverem na Judeia fujam para os montes”.

De fato, os cristãos fugiram da Grande Tribulação e foram preservados por Deus, ao passo que os judeus apóstatas receberam sobre si a merecida ira divina. Esse fato foi documentado por historiadores da igreja. Observe, por exemplo, o que escreveu o famoso bispo e historiador Eusébio de Cesareia (265—339):


Também o povo da igreja de Jerusalém, por seguir um oráculo enviado por revelação aos notáveis do lugar, receberam a ordem de mudar de cidade antes da guerra e habitar certa cidade da Peréia chamada Pella. Tendo os que creram em Cristo emigrado até lá desde Jerusalém, a partir deste momento, como se todos os homens santos tivessem abandonado por completo a própria metrópole real dos judeus e toda a região da Judéia, a justiça divina alcançou os judeus pelas iniquidades que cometeram contra Cristo e seus apóstolos, e apagou dentre os homens toda aquela geração de ímpios. [2]


Outro detalhe interessante é que, embora a Grande Tribulação tenha se concentrado principalmente na região da Judeia e em Jerusalém, ela também atingiu todo o Império Romano da época. É por isso que João disse: “Você guardou a palavra da minha perseverança. Por isso, também eu o guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra” (Apocalipse 3.10). [3]

A expressão “mundo inteiro”, na língua grega, se refere aos limites do Império Romano, e não ao planeta terra. Ora, uma Grande Tribulação global não faria sentido, porque o juízo de Deus foi destinado, particularmente, contra o povo judeu que havia rejeitado o Messias. Não faria sentido punir o mundo inteiro por causa da apostasia de apenas um povo.

Sendo assim, a Bíblia nos ensina pelo menos duas verdades a respeito da Grande Tribulação: 1) a Grande Tribulação se cumpriu no primeiro século da era cristã e 2) a Grande Tribulação aconteceu a nível local, atingindo a Judeia, Jerusalém e os limites do Império Romano, e não o planeta terra.

 

Veja aqui vídeos sobre o Apocalipse:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLEHqHyTTM0-kvjH-QHnlugimr2mXMPzUd

 

 

Fabrício A. de Marque

 

______________________

Notas:

[1] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[2] CESAREIA, Eusébio de. História Eclesiástica. São Paulo: Fonte Editorial, 2021. p. 80.

[3] Nova Almeida Atualizada (NAA).



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!