pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Qual é o prazer que o tolo não tem?

Qual é o prazer que o tolo não tem?

 

A experiência diária nos revela que, de modo geral, as pessoas apressadas em falar são lentas em aprender. Isso não se dá, necessariamente, em razão de algum problema cognitivo, mas de um problema de coração.

O tolo acha que já aprendeu tudo. Por isso, ele é rápido em emitir suas opiniões, mesmo quando não é solicitado. A Bíblia é clara ao afirmar: “O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa” (Provérbios 18.2). [1] Sentar e aprender é mais trabalhoso do que simplesmente expor os próprios pensamentos.

Diferente do tolo, o sábio admite que é limitado e que ainda precisa aprender muito. O sábio não apenas admite a sua necessidade de conhecimento, mas ele abre o seu coração para as instruções. O sábio tem pressa em aprender. Ele compreende que a vida é breve e que o aprendizado dura a vida inteira.

Falar é importante, mas falar demais é insensatez. O caminho para o aprendizado não é falar muito, mas ouvir com o coração disposto a aprender. Não é à toa que Deus nos fez com dois ouvidos e uma língua só.

Se procurarmos ouvir mais, certamente aprenderemos mais. E, ao aprendermos mais, falaremos menos tolices. Dessa forma, estaremos no caminho da sabedoria bíblica.


 

Fabrício A. de Marque

 

___________________

Notas:

[1] Nova Almeida Atualizada (NAA)



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!