pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Como Deus governa o mundo?

Como Deus governa o mundo?

 

Como Deus cuida de Sua própria criação? Você já parou para refletir sobre isso? A resposta para essa pergunta se encontra na doutrina da providência. A doutrina da providência ensina que Deus dirige e governa todas as criaturas e todas as coisas, de modo que elas cumpram a Sua perfeita vontade. O Senhor Deus executa essa atividade através da Sua infinita sabedoria e com o Seu infinito poder: “O Senhor faz tudo como deseja, nos céus e na terra, nos mares e em suas profundezas.” (Salmos 135.6) [1] O autor de Hebreus declarou que o Senhor Jesus sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder (cf. Hebreus 1.3).

A doutrina da providência também ensina que nada acontece por acaso neste mundo. Deus causa todos os acontecimentos do nosso cotidiano. Às vezes, Deus faz algo diretamente, o que é chamado de “causa primária”. Vemos a ação direta do Senhor ao preservar a vida de Daniel e de seus amigos na fornalha ardente. Por outro lado, de forma mais frequente, Deus faz algo indiretamente, o que é chamado de “causa secundária”. Por exemplo, a chuva cai do céu através das leis da natureza, a nossa saúde é fortalecida através da boa alimentação e dos exercícios físicos, a igreja é edificada através do sermão do pastor, e assim por diante.

A doutrina da providência ensina ainda que Deus pode humilhar o nosso orgulho a fim de nos ensinar algumas lições fundamentais. Por meio da humilhação, o Senhor mostra o pecado presente em nosso coração, nos conduz a confiar mais em Sua Palavra e nos capacita a sermos mais vigilantes. A Bíblia diz que Deus submeteu o rei Ezequias a um teste com o objetivo de trazer à tona o que estava em seu coração: Ezequias, porém, não correspondeu como devia à bondade com que foi tratado e se tornou orgulhoso. Por isso, a ira do Senhor veio sobre ele e sobre Judá e Jerusalém. Então Ezequias se humilhou e se arrependeu de seu orgulho, como também os habitantes de Jerusalém. Com isso, a ira do Senhor não caiu sobre eles durante a vida de Ezequias. [...] No entanto, quando chegaram representantes da Babilônia para perguntar sobre os acontecimentos extraordinários que haviam ocorrido na terra, Deus se afastou de Ezequias para testá-lo e ver o que havia, de fato, em seu coração” (2Crônicas 32.25-26, 31). [2]

Outra lição que aprendemos com a doutrina da providência é que Deus endurece o coração daqueles que se recusam a se arrepender dos seus pecados. Por causa da teimosia humana, Deus pode endurecer ainda mais o coração das pessoas, tornando-o impenetrável: “Por isso, Deus os entregou aos desejos pecaminosos de seu coração. Como resultado, praticaram entre si coisas desprezíveis e degradantes com o próprio corpo. Trocaram a verdade sobre Deus pela mentira. Desse modo, adoraram e serviram coisas que Deus criou, em lugar do Criador, que é digno de louvor eterno! Amém. Por isso, Deus os entregou a desejos vergonhosos. Até as mulheres trocaram sua forma natural de ter relações sexuais por práticas não naturais. [...] Uma vez que consideraram que conhecer a Deus era algo inútil, o próprio Deus os entregou a um inútil modo de pensar, deixando que fizessem coisas que jamais deveriam ser feitas.” (Romanos 1.24-26, 28) [3] Até mesmo a teimosia de Israel — nação escolhida do Senhor — fez com que Deus a entregasse aos seus próprios caminhos: “Meu povo, no entanto, não quis ouvir; Israel não me obedeceu. Por isso, deixei que seguissem seus desejos teimosos e vivessem de acordo com suas próprias ideias” (Salmos 81.11-12) [4]

À luz dessa preciosa doutrina bíblica, eu quero deixar algumas breves aplicações para a nossa vida cristã. Em primeiro lugar, tudo coopera em favor daqueles que amam a Deus, inclusive as situações adversas. Portanto, permaneça firme e confiante. Em segundo lugar, Deus pode nos humilhar, mas Ele jamais irá nos destruir. Por meio da humilhação, virtudes espirituais são produzidas em nosso caráter. E em terceiro lugar, aqueles que estão endurecidos, recusando o chamado ao arrependimento, poderão ser endurecidos para sempre sem possibilidade de recuperação.

 

A Providência Divina:

https://youtu.be/cMq_Kh4Y6eM

 

 

Fabrício A. de Marque

 

________________

Notas:

[1] Nova Versão Transformadora (NVT).

[2] Ibid.

[3] Ibid.

[4] Ibid.



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!