pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: 03 mitos sobre o livro de Apocalipse

03 mitos sobre o livro de Apocalipse

 

1. O livro de Apocalipse é um mistério que não pode ser desvendado. Embora o livro de Apocalipse seja, sem dúvida, um dos mais complexos das Escrituras Sagradas, o correto entendimento de sua mensagem não é impossível de ser alcançado. Prova disso se encontra no versículo de abertura do livro: "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar a seus servos as coisas que em breve devem acontecer" (Ap 1.1).

O próprio termo “Apocalipse”, na língua grega, significa “revelação”. O Senhor entregou a revelação de Apocalipse para mostrar, e não para ocultar a mensagem de seus leitores. Portanto, com paciência, prudência e muito estudo é possível, sim, entender a mensagem profética de Deus.

2. A maioria das profecias de Apocalipse ainda se cumprirá no futuro. Esse é um mito bastante comum entre os cristãos. O futurismo exagerado, presente na mentalidade de muitos, é resultado de uma desconexão: a desconexão entre o texto de Apocalipse e os leitores originais do texto. Conforme afirmado no primeiro versículo, as profecias deveriam acontecer “em breve”. Essa declaração foi escrita há quase 2 mil anos.

Pode, porventura, a expressão “em breve” significar “milhares de anos”? Sabemos que não. Se a frase “em breve” significa “milhares de anos”, a mensagem de Apocalipse seria semelhante ao atendimento em certos hospitais públicos. A recepcionista diz: “Aguarde só um minutinho, pois logo você será chamado”. No entanto, em muitos casos, o paciente tem que esperar horas a fio para ser atendido. Sendo assim, a declaração “em breve” significa exatamente o que está escrito: em breve mesmo.

3. Devemos interpretar o Apocalipse segurando o jornal em mãos. É evidente que a mensagem bíblica, como um todo, é altamente relevante para a nossa época. Essa não é a questão. O problema é que várias pessoas usam o jornal de hoje para entender a Bíblia, quando deveriam usar a Bíblia para entender os acontecimentos do dia a dia. Muitos praticam a “exegese de jornal” ou a “exegese dos noticiários”.

Contudo, o caminho para interpretar corretamente o livro de Apocalipse não é segurar o jornal nas mãos, mas sim, segurar o AT. Apocalipse é o livro do NT que mais faz referências e alusões às Escrituras hebraicas do AT. Segundo Henry Barclay Swete, dos 404 versículos de Apocalipse, cerca de 278 fazem referência ao AT. Por isso, familiarizar-se com o AT é a tarefa mais importante a ser feita antes de entender o livro de Apocalipse.

Nesta pequena reflexão, mencionei apenas 03 mitos sobre o livro de Apocalipse. Há vários outros, além desses, que deixei de fora. Mas apesar disso, se você romper com esses 03 mitos, a sua compreensão desse livro bíblico será grandemente modificada. Guardemos, portanto, duas regras básicas de interpretação: 1. A Bíblia deve ser lida dentro de seu contexto. O contexto abrange o capítulo todo, o livro todo e toda a Escritura. 2. A Bíblia interpreta a si mesma. O intérprete mais confiável não sou eu e nenhum outro professor ou teólogo, mas sim, a própria Escritura Sagrada.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!