pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Como se deu o aprisionamento de Satanás?

Como se deu o aprisionamento de Satanás?

 

O livro de Apocalipse fala sobre a prisão de Satanás (cf. Ap 20.1-2). Muita discussão envolve essa temática, especialmente em relação ao período e ao significado desse aprisionamento. A minha breve argumentação a seguir mostrará que a prisão de Satanás ocorreu no passado. Antes de tirar qualquer conclusão precipitada, quero que você leia o texto com reflexão, calma e atenção.

Afirmar que Satanás já foi aprisionado parece, de fato, um grande absurdo para a maioria das pessoas. Isso porque, ao olhar para o mundo, vemos acontecimentos que parecem lançar por terra qualquer ideia de que o nosso inimigo se encontra preso. Todavia, a despeito da descrença majoritária, há evidências bíblicas suficientes que corroboram em favor da tese de que Satanás foi aprisionado no primeiro século da era cristã.

Permita-me, então, explicar melhor o significado desse aprisionamento. Quando a Bíblia diz que Satanás foi preso, isso não quer dizer que Satanás foi absolutamente impedido de atuar em nosso mundo. É um grande equívoco — e até ingenuidade — pensar que Satanás está completamente inativo e impossibilitado de lançar os seus dardos e tentações sobre os homens.

Quando lemos com atenção o texto de Apocalipse, logo percebemos que a prisão de Satanás foi determinada tendo em vista um propósito específico: não enganar as nações. Observe com atenção: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações [...]” (Apocalipse 20.2-3a).

Isso significa que Satanás foi limitado em sua ação de enganar as nações. Ele não pode mais enganar as nações da terra como ocorria no período do Antigo Testamento, antes da Primeira Vinda de Cristo. E por que não? Porque há uma promessa bíblica de que Jesus herdará todos os povos da terra. O próprio Deus Pai entregou as nações da terra como herança a Jesus: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão” (Salmos 2.8).

Assim sendo, Satanás não pode enganar as nações, porque as nações pertencem, por direito, a Cristo Jesus. Jesus é o Senhor das nações! Eu concordo com você que há vários incrédulos, espalhados pelo mundo, habitando em todas as nações da terra. No entanto, em nenhum momento a Bíblia ensina algum tipo de universalismo soteriológico. Todas as nações serão rendidas aos pés de Cristo, e não cada membro, sem exceção, da humanidade.

O Diabo continua sendo o pai da mentira, o acusador dos crentes e ele continua espalhando suas falsidades por todos os cantos. Apesar disso, o Diabo perdeu o poder de enganar as nações. Deus salvará os Seus eleitos para a vida eterna. Quem pode resistir ao poder regenerador do Espírito Santo? Como pode Satanás ser mais poderoso do que o próprio Deus soberano? Isso é simplesmente impossível!

Em suma, a prisão de Satanás significa que o seu poder enganador quanto à salvação dos homens foi grandemente limitado por Deus e, por isso, todas as nações da terra se renderão a Jesus antes de Seu Retorno em glória. Você e eu recebemos a tarefa e o privilégio de participar dessa obra divina. Afinal, Jesus ordenou: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28.19-20).

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!