pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: 3 mentiras que te ensinaram sobre o Pós-Milenismo

3 mentiras que te ensinaram sobre o Pós-Milenismo

 

O Pós-Milenismo é uma corrente da escatologia cristã que ensina, com base nas Escrituras Sagradas, que Cristo voltará fisicamente à terra após o milênio. O milênio de Cristo (inaugurado desde o século 1º) chegará ao seu ápice em algum momento no futuro. Quando esse momento histórico chegar, a maioria da população mundial estará rendida ao Salvador ressurreto, graças à ação regeneradora e irresistível do Espírito Santo de Deus.

O Pós-Milenismo possui muitas outras qualidades além dessa. Todavia, devido à falta de compreensão do que esse sistema ensina, várias pessoas criaram caricaturas distorcidas e desonestas sobre a escatologia pós-milenista. Por isso, nesta sucinta reflexão, quero mencionar 3 mentiras a respeito do Pós-Milenismo que são ensinadas no mundo teológico. Se você ainda não ouviu falar dessas mentiras, fique atento quando lê-las ou ouvi-las em algum lugar.

 

1. "O Pós-Milenismo ensina o Universalismo"

A doutrina universalista é herética, pois declara que TODA a humanidade será salva por Deus. Nenhum pós-milenista bíblico ensina isso. Ao invés disso, o pós-milenista ensina que somente Cristo é o meio determinado por Deus para o perdão dos pecados do homem. Quando afirmamos que a MAIORIA da população mundial será convertida, isso é bem diferente de afirmar que TODOS serão convertidos. Portanto, acusar o pós-milenismo de universalismo é desconhecer esse sistema, ou pior ainda, é fazer falsas acusações deliberadamente.

 

2. "O Pós-Milenismo ensina o Perfeccionismo"

A doutrina do perfeccionismo enfatiza a busca pela santidade pessoal sob o argumento de que é possível não pecar mais durante a presente vida na terra. Essa associação do pós-milenismo com o perfeccionismo se dá por este motivo: o famoso teólogo metodista John Wesley (1703-1791) foi um pós-milenista e um grande propagador da doutrina perfeccionista. No entanto, o perfeccionismo não integra o "pacote" pós-milenista. Você pode ser pós-milenista e não aceitar a doutrina da perfeição cristã. Associar ambas as doutrinas é um equívoco. A perfeição se dará somente na glorificação.

 

3. "O Pós-Milenismo gera conformismo"

Os críticos afirmam que os pós-milenistas se preocupam apenas com as questões terrenas e, por isso, acabam por negligenciar as questões eternas do Reino de Deus. Assim, eles nos acusam de colocar a vitória do evangelho na terra acima da consumação eterna. No entanto, isso é uma falsa acusação. Nós afirmamos a vitória do evangelho na terra justamente porque o Reino de Deus transcende as questões temporais da presente era. O Reino eterno e abrangente de Deus invadiu a história humana e iniciou a transformação de todas as coisas aqui e agora.

O Reino de Deus não terá início somente na Segunda Vinda de Cristo. O Reino já começou e está em desenvolvimento rumo à consumação. Aguardamos o ápice e a consumação do Reino de Deus, e não o seu INÍCIO. Estamos inseridos no Reino de Deus como sacerdotes dessa nova realidade (cf. 1Pe 2.9). Assim sendo, visto que o Reino de Deus já chegou, consequentemente ele transformará todas as esferas da sociedade. As trevas fogem diante da luz do Reino. Mas não pense que isso acontece do dia pra noite, num estalo de dedos. O processo é gradativo. É gradativo, mas também é profundo e permanente. O mundo não caminhará para o caos. O Rei Jesus invadiu a história e os Seus inimigos estão sendo subjugados!

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!