pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Vamos agendar o dia para o Retorno de Cristo?

Vamos agendar o dia para o Retorno de Cristo?

 

Quando Jesus retornará para glorificar o Seu povo? Em que geração tal evento deverá acontecer? E quanto ao dia, mês, ano e horário? Existe, porventura, algum “sinal” que ofereça pelo menos uma ideia sobre isso? Bem, no tocante a essa temática, encontramos, no cenário escatológico, dois grupos heréticos e antagônicos.


O primeiro grupo eu vou chamar de “Aventureiros Escatológicos”. São aqueles que estabelecem datas para o Retorno de Cristo e dizem: “Cristo voltará em tal ano e em tal dia. Estejam preparados!”. A história está repleta de malucos desse tipo. Até mesmo um cientista da Nasa, chamado Edgar C. Whisenant (1932—2001), caiu na maluquice de agendar datas para o Retorno de Jesus. Evidentemente, todas as suas tentativas fracassaram.


Muitas pessoas, influenciadas por essas “revelações escatológicas”, tomaram decisões sérias, trazendo, assim, consequências práticas para suas vidas. Por exemplo, sempre que pregadores estabeleciam uma data para o Retorno de Cristo, naturalmente algumas pessoas retiravam seus filhos da escola, pediam demissão de seus empregos e cancelavam seus projetos pessoais. É por isso que sempre digo: a escatologia afeta a sua visão e as suas ações.


O segundo grupo herético é o grupo dos “Preteristas Completos”. Diferente dos marcadores de datas, os preteristas completos declaram que todas as profecias bíblicas se cumpriram no primeiro século da era cristã. Não há exceção. Não devemos aguardar nenhum acontecimento profético futuro, como, por exemplo, o Juízo Final e o Retorno corpóreo de Cristo. Não há, portanto, nenhum elemento futurista nas Escrituras Sagradas. TUDO já aconteceu!


Essa perspectiva da escatologia consumada conduz, inevitavelmente, ao ateísmo prático. Embora os preteristas completos afirmem crer nas Escrituras e em Deus, muitas práticas cristãs foram, segundo eles, abolidas na Nova Aliança. Assim sendo, não há necessidade de celebrar a Ceia do Senhor, de congregar juntamente com outros irmãos, etc. Dizem, inclusive, que a atividade do Espírito Santo cessou no ano 70 DC.


Os preteristas completos negam até mesmo a necessidade do novo nascimento. Eles afirmam que, depois do ano 70 DC, o pecado de Adão deixou de ser imputado mundialmente à humanidade. Depois da cruz de Cristo, isto é, após a vinda de Cristo ao mundo, todos os homens nascem novas criaturas e, portanto, salvos para sempre. Como chamar de “ortodoxa” uma escatologia ímpia dessa? Impossível!


Além desses dois grupos mencionados, há outros grupos que, embora não mereçam o título de “heréticos”, são, todavia, equivocados ao meu ver. Aqueles que fazem parte desses outros grupos dizem, com frequência, que “Jesus está às portas”, que “podemos ser a geração do arrebatamento”, que “estamos presenciando vários sinais do fim dos tempos”, e assim por diante. Quem nunca ouviu frases desse tipo?


Bem, colocando tudo isso de lado, a Bíblia nos ensina que o dia do Retorno final e corpóreo de Cristo é uma informação que Deus guardou apenas para Si: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (Atos 1.7). A promessa que temos é que um dia Cristo voltará (cf. At 1.11; 1Ts 4.17). E quando Ele voltar, as nações estarão cristianizadas e o evangelho será predominante em toda a terra (cf. Sl 2.8; Mt 13.31-33; 1Co 15.24-26). Você crê nisso?

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!