pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A profecia cumprida: O evangelho pregado em todo o mundo

A profecia cumprida: O evangelho pregado em todo o mundo

 

No Sermão Escatológico, Jesus disse: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24.14). Se você já ouviu uma pregação futurista dessa passagem bíblica, então é provável que o pregador tenha usado esse texto para incentivar os cristãos a pregarem o Evangelho pelo mundo, na esperança de que Jesus volte logo. No entanto, eu quero te apresentar uma abordagem que julgo ser mais coerente para compreender essa passagem profética. Inicialmente, note que Jesus afirmou que todos os eventos que Ele havia mencionado ocorreriam naquela geração do século primeiro (Mt 24.34).

Se levarmos as palavras de Jesus ao pé da letra, devemos entender como esse versículo se cumpriu naquela época. Uma abordagem séria das Escrituras requer a aplicação de princípios básicos de interpretação bíblica. Um desses princípios afirma que devemos considerar outras passagens bíblicas sobre o mesmo assunto antes de tirarmos conclusões sobre o significado de um texto específico. Dessa forma, permitimos que a Bíblia seja a sua própria intérprete. Isso, certamente, diminuirá as possibilidades de interpretações equivocadas.

Sendo assim, para compreendermos Mateus 24.14, devemos examinar as outras passagens bíblicas que falam sobre a pregação do Evangelho em todo o mundo. Depois de uma rápida pesquisa, descobrimos que há cinco passagens que abordam esse tema. Todas elas mostram como o Evangelho foi proclamado a todas as nações durante a geração dos apóstolos. Veja o que está escrito em Romanos 1.8: “Primeiramente, agradeço ao meu Deus por meio de Jesus Cristo, a respeito de todos vocês, pois a fé que vocês têm está sendo anunciada em todo o mundo”. Paulo diz que a fé dos irmãos estava sendo anunciada em todo o mundo enquanto ele ainda estava vivo. Essa ideia é reforçada mais adiante na mesma carta: “No entanto, pergunto: Não ouviram? Certamente, sim! A voz deles ecoou por toda a terra, e suas palavras foram ouvidas até os confins do mundo” (Rm 10.18). O texto é claro: a voz dos pregadores ecoou por toda a terra, alcançando os confins do mundo.

Paulo diz ainda: “[...] de acordo com o evangelho que prego, e a mensagem de Jesus Cristo, que agora é revelada e feita conhecida por meio das Escrituras proféticas, por ordem do Deus eterno, para que todas as nações creiam e obedeçam a ele” (Rm 16.25-26). O evangelho de Cristo estava sendo revelado e feito conhecido por meio das Escrituras proféticas com o propósito de alcançar todas as nações. Em Colossenses 1.5-6 lemos: “[...] a respeito da verdade do evangelho, que chegou até vocês. Assim como em todo o mundo, ele continua dando frutos e crescendo”. O texto revela que o evangelho estava produzindo frutos e crescendo em todo o mundo ainda na geração do apóstolo Paulo.

A quinta passagem é ainda mais clara. Paulo diz: “[...] contanto que permaneçam firmes na fé, estabelecidos e firmes, sem se afastarem da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi proclamado a toda criatura debaixo do céu, do qual eu, Paulo, me tornei ministro” (Cl 1.23). Paulo afirma que o evangelho foi proclamado a toda criatura debaixo do céu. Isso não é incrível? Diante disso, é natural surgirem questionamentos sobre o verdadeiro significado das expressões “em todo o mundo”, “confins do mundo”, “todas as nações” e “a toda criatura debaixo do céu”. Essas expressões se referem ao mundo como os discípulos o conheciam naquela época ou elas apontam para cada indivíduo do planeta Terra?

É importante notar que, nessas passagens, duas palavras gregas diferentes são utilizadas e traduzidas como “mundo”. Paulo usa a palavra grega “kosmosσμος) em Romanos 1.8 e em Colossenses 1.6. Essa palavra pode ser traduzida como “mundo” ou “terra”, incluindo, de qualquer forma, o mundo inteiro. A outra palavra grega para “mundo” é “oikoumenē(οκουμνη), que pode ser traduzida como “terra habitada” ou “terra civilizada”. Paulo utiliza essa palavra em Romanos 10.18, quando declara que a voz dos pregadores foi ouvida até os confins do “oikoumenē” (terra habitada). Jesus utilizou essa mesma palavra grega no Sermão Escatológico!

O conceito desse termo aponta para a expansão do evangelho dentro do mundo conhecido na época, especificamente o Império Romano e as regiões vizinhas. Isso quer dizer que tanto Jesus quanto Paulo não estavam falando do planeta Terra, abrangendo cada indivíduo da humanidade. Apesar disso, é importante ressaltar que, embora as palavras de Jesus e de Paulo tiveram um contexto geográfico limitado à sua época, o alcance do evangelho continuou a se expandir gradualmente além dessas fronteiras nos séculos seguintes. À medida que o cristianismo se desenvolveu e se espalhou, a mensagem do evangelho chegou a novas terras e culturas.

Hoje, o cristianismo é uma das maiores religiões do mundo, com seguidores em todos os continentes, demonstrando a amplitude alcançada pela mensagem do evangelho ao longo dos tempos. Portanto, embora o alcance global do evangelho seja inegável, as palavras de Jesus em Mateus 24.14 não se refere ao planeta Terra como um todo. Considerando o contexto histórico e a audiência original de Jesus, é evidente que Ele estava se referindo à pregação do evangelho nas regiões habitadas e alcançáveis pelos discípulos naquela época.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!