pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Compreendendo a Consumação dos Séculos

Compreendendo a Consumação dos Séculos

 

A expressão "consumação dos séculos" aparece no Novo Testamento e se refere ao fim de uma era ou de um período específico. Diz o autor de Hebreus: “[...] Mas agora na consumação dos séculos uma vez [Cristo] se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hb 9.26).

A Primeira Vinda de Jesus ao mundo marcou o fim da era judaica, isto é, da Antiga Aliança. O encerramento dessa era se deu, de maneira definitiva, quando a cidade de Jerusalém e o Templo foram destruídos pelos romanos no ano 70 DC. Esse fato histórico representa o cumprimento das profecias escatológicas e a transição para uma nova fase da história da humanidade.

A morte e ressurreição de Cristo foram eventos históricos cruciais que trouxeram significado e cumprimento à história redentora. O apóstolo Paulo também compartilhou esse entendimento com os coríntios, ao afirmar que a época deles (o primeiro século) foi caracterizada pela “consumação dos séculos” ou “fim dos tempos”: “Tudo isso lhes aconteceu como exemplo e foi escrito como advertência para nós, sobre quem o fim dos tempos já chegou” (1Co 10.11).

O apóstolo Pedro reforçou essa ideia em suas epístolas. Ele afirmou aos seus leitores que eles foram resgatados pelo precioso sangue de Jesus, que foi manifestado “no fim dos tempos”: “Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, conhecido já antes da fundação do mundo, mas manifestado no fim dos tempos em vosso favor” (1Pe 1.19-20).

Tudo isso mostra como o plano de Deus estava se desenrolando e os acontecimentos do primeiro século apontavam para um momento de mudança radical na história. Entretanto, além do fim da era judaica, a Bíblia também fala sobre o fim de outra “era”: a “era” do pecado e de suas consequências.

Essa “era” chegará ao fim no Dia da ressurreição final de todos os homens. A consumação dos séculos culminará em uma transformação completa dos nossos corpos. O pecado e a morte não mais existirão. Uma nova e superior realidade será introduzida para sempre: “[...] também gememos em nosso íntimo, aguardando ansiosamente nossa adoção, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23).

Assim, quando Jesus disse aos discípulos que estaria com eles “todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20), Ele estava se referindo, primeiramente, ao fim da era judaica. No entanto, em um segundo plano, Ele estava falando sobre estar com todos aqueles que creriam nEle no futuro, até o Dia da Ressurreição Final.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!