pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Maturidade Não é o que Você Pensa

Maturidade Não é o que Você Pensa

"Filho, não se esqueça que hoje é dia de colocar o lixo para fora!", diz a mãe em voz alta no outro cômodo da casa. "Hoje estou muito atarefado, posso colocar amanhã?", responde o filho. "Mas o lixeiro vai passar amanhã cedinho fazendo a coleta do lixo, você precisa colocar hoje, conforme o combinado", devolve a mãe. Por fim, o filho obedece, conforme o combinado. Responsabilidade!
Trocar os paradigmas seculares para introduzir os paradigmas bíblicos, não é uma tarefa simples e rápida. Por isso, vamos tentar dar um passo nessa direção discorrendo brevemente sobre o conceito de responsabilidade.
Segundo o dicionário, a palavra “responsabilidade é um substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada” [1].
É evidente, a partir desta definição, que responsabilidade não tem relação direta com idade. Responsabilidade é a capacidade de responder adequadamente às demandas, conforme o trato feito previamente. No entanto, não é bem assim que a maioria das pessoas pensa ser. A maioria coloca dentro do liquidificador uma determinada idade, e mistura com a responsabilidade. O resultado? "Bem, isso é maturidade!", ela diz. Não, não é!
A maturidade pode ser obtida por uma pessoa de 18 anos que cumpre cabalmente suas tarefas e deveres (responsavelmente), mas, por outro lado, uma pessoa de 40 anos pode ser imatura, por não cumprir as suas responsabilidades.
 Não podemos desprezar o fato de que, num certo sentido, a idade pode contribuir para a maturidade, pois, com o passar do tempo, as necessidades de sobrevivência nos compelem a assumirmos responsabilidades como: trabalho, estudos, família, etc.
Compreendido este novo conceito, surge a questão: Como posso ser responsável e maduro em meio a tantas irresponsabilidades e imaturidades? A resposta é: a soberania de Deus nos ajuda.
Deus atua na humanidade também através de nossa responsabilidade e compromisso! Ora, quem pode dizer que seja impossível transmitir ética por meio da responsabilidade? Somos responsáveis por viver uma vida santa e agradável a Deus, honrando-o com o cumprimento de nossos compromissos. Assim, a ética exemplar será transmitida por meio da responsabilidade.
Além disso, embora exista muitos obstáculos na vida diária, podemos descansar na soberania de Deus que conhece os obstáculos e os imprevistos muito antes da existência deles, afinal, são tantas as responsabilidades que temos todos os dias: horário de entrada no trabalho, festas, reuniões, estudos, eventos, família, saúde, exercício, cônjuge, etc. 
Apesar disso tudo, a soberania de Deus está nos ajudando. Ela está à frente. Ela está no controle, mesmo quando não agimos tão responsavelmente como deveríamos. A soberania é quem nos auxilia em meio às necessidades e responsabilidades.
Você pode confiar em Deus mesmo em detalhes aparentemente tão pequenos e insignificantes. Ele te ajuda a ser um cristão autêntico, responsável e maduro. Siga em frente! Assuma compromissos com responsabilidade, pois o mundo carece de gente madura.

_______

Notas:
[1] http://www.significados.com.br/responsabilidade/.


Fabrício A. de Marque.


Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!