pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Os Atributos da Igreja: Santa

Os Atributos da Igreja: Santa

Lamentavelmente, a santidade tem sido tratada como algo antiquado e careta. Muitos movimentos em nome da “liberdade” surgiram com a proposta de que regras (se referindo à santidade) são exigências da religião, e não da Palavra de Deus. Mas não é por esse viés que a Bíblia nos aconselha.
Uma das reivindicações bíblicas é de que Deus é Santo (cf. Lv 11.44-45; 19.2; 20.7; I Pe 1.14-16). Sendo assim, a igreja deve ser santa porque o Senhor Todo Poderoso é Santo. A igreja foi chamada por Deus para refletir tal santidade na terra. A igreja é habitada pelo Espírito Santo sendo, portanto, conduzida por Ele para a santificação progressiva.
Aos efésios Paulo escreveu: “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Ef 5.25-27). O papel da igreja é refletir a santidade de Cristo, afinal, Ele morreu para conquistar essa santificação para o Seu povo.
Obviamente, a igreja não atingirá a perfeição enquanto não for glorificada. A santidade completa se dará no futuro, no ápice da glorificação. Contudo, a igreja é santa por declaração do próprio Deus e deve refletir tal santidade que a separa do mundo. Deus declarou o status da igreja: “Ela é santa!”. E o efeito prático dessa declaração é a separação do mundo.
Sempre que uma igreja se conforma com o mal, ela está falhando terrivelmente em cumprir o seu papel diante do mundo. Infelizmente temos visto a conformidade com o mal crescer de forma assustadora. Algumas igrejas se afastaram da sã doutrina e passaram a pregar a teologia da prosperidade, a confissão positiva e outras coisas mais. Outras inventaram ministérios estranhos, como o “ministério de luta”. Outras ainda, não administram corretamente as Ordenanças (Ceia e Batismo) e permitem que pessoas irregeneradas assumam cargos eclesiásticos.
A igreja deve ser santa e obediente às ordens de Deus. A igreja deve proclamar o Evangelho a todos os povos e ser envolvida com a obra missionária. Assim, os perdidos serão verdadeiramente alcançados e a igreja refletirá a santidade de Cristo. Deus declarou: “A igreja é santa!”, portanto, ela não pode ser menos que isso.



Fabrício A. de Marque.


Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!