pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O Recomeço

O Recomeço


Texto Bíblico: Gênesis 8.




Terminado o Dilúvio, o Senhor lembrou-se de Noé e de todos que estavam na arca. A lembrança de Deus não significa que o Senhor foi vítima de uma falha na memória, do tipo: "Puxa! Noé e o pessoal ainda estão presos na arca! Como pude me esquecer?". Antes, o texto aponta para Sua intervenção oportuna. Em seguida, o Senhor enviou um forte vento sobre a terra a fim de secar as inundações. Não sabemos, ao certo, que tipo de vento foi enviado pelo Senhor. Talvez, algo semelhante ao vento intenso de um tornado? Realmente não é possível saber. Após o Dilúvio, isto é, cinco meses depois das chuvas torrenciais, a arca parou sobre as montanhas de Ararate, que tinha cerca de 5695 metros. Estudiosos dizem que a arca repousou na região do antigo Urartu, hoje parte da Turquia oriental, ao sul da Rússia e noroeste do Irã.
Dois meses e meio depois, as águas continuaram a baixar, de modo que o pico das montanhas menores começaram a surgir. Noé esperou mais quarenta dias e decidiu soltar um corvo pela janela. Note que o corvo não trouxe qualquer informação importante para Noé. Talvez estivesse mais interessado em encontrar algum animal morto para se alimentar.
Em seguida, Noé também soltou uma pomba a fim de verificar se ela encontraria solo firme e seco para pousar. No entanto, a água ainda cobria o solo e, por isso, a pomba retornou para a arca. Noé resolveu esperar mais uma semana. Então, ao soltar a pomba pela segunda vez, ela retornou carregando em seu bico uma folha nova de oliveira, indicando que as plantas estavam crescendo novamente. Uma semana depois, Noé soltou a pomba pela terceira vez. Ela alçou voo e não retornou para a arca.
Nessa altura da história, Noé completava mais um ano de vida: 601 anos. Por ser homem cauteloso, ele esperou dois meses para que o solo estivesse completamente seco. Depois ordenou que sua família saísse da arca conduzindo todos os animais que lá estavam. Então, todos saíram para habitar o mundo restaurado por Deus.
Diante do universo restaurado, Noé prestou culto ao Senhor [1], conforme diz a narrativa: “Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar” (Gênesis 8.20). Deus se agradou dos sacrifícios de Noé e, em seguida, prometeu para Si mesmo: “Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.” (Gênesis 8.21). E o capítulo 8 termina com a importante nota:

“Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa [2], frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” (Gênesis 8.22)

Aplicações práticas:

1) Quando Cristo voltar para julgar o mundo, a presente terra será transformada e redimida. Ela também aguarda a promessa de redenção: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8.22-23).

2) O homem natural não é capaz de agradar a Deus. Sua vida retrata a realidade de seu coração. É necessário que o homem natural seja regenerado pelo Espírito Santo.

3) Noé agiu com paciência até que as águas secassem e até que Deus o mandasse sair da arca. Semelhantemente, precisamos ter paciência enquanto aguardamos a direção do Senhor.


Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] “De forma significativa, o primeiro ato de Noé, depois de sair da arca, é adorar a Deus. Enquanto Deus poupa a terra com base na retidão de Noé (cf. 6.9, 18), agora, com base no sacrifício que Noé oferece, ele decide nunca mais destruí-la a despeito do pecado da humanidade.” (Bruce K. Waltke & Cathi J. Fredericks, Comentários do Antigo Testamento, Gênesis, p. 171).

[2] “[...] Deus garante a continuação da humanidade até o fim da história, garantindo mantê-la com suprimento de alimento.” (Bruce K. Waltke & Cathi J. Fredericks, Comentários do Antigo Testamento, Gênesis, p. 172).



2 comentários:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!