pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Nossa Saúde e a Glória de Deus

A Nossa Saúde e a Glória de Deus

Certamente você já conhece a frase: “Você é o que você come”. É claro que ninguém ficará fisicamente parecido com o alimento que foi ingerido. A frase quer dizer que alimentos saudáveis geram pessoas saudáveis e alimentos prejudiciais geram pessoas doentes. Isso faz todo sentido. Ninguém pode pensar que está contribuindo para a própria saúde se ingere açúcar diariamente em seu organismo.
Saúde é assunto sério, pois, assim como o ser humano morrerá uma única vez para depois enfrentar o juízo [1], a saúde também é uma só. Se você a jogar no lixo, pode ser que não consiga recuperá-la nunca mais.

Templo ambulante
A Bíblia declara que os remidos por Jesus se tornaram templo de Deus: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16 ACF). Com base nesse texto, podemos afirmar que o nosso corpo é sagrado. Ele é sagrado não por qualquer ausência de pecaminosidade, mas pela presença do Espírito Santo que separou nosso corpo para ser habitado por Deus. Se o Espírito Santo habita espiritualmente dentro dos remidos, isso significa que o corpo não pode ser tratado de qualquer maneira. Sendo assim, qualquer prática prejudicial ao corpo constitui profanação. Profanar o santuário do Espírito Santo não é apenas praticar imoralidade sexual, mas também dormir menos que o necessário, comer porcarias todos os dias, desrespeitar os limites da capacidade física, automutilar-se, fumar, embriagar-se, etc.

Práticas saudáveis
O ser humano, de forma geral, tem dificuldade com disciplina. Entenda disciplina como sinônimo de constância. A maioria começa muitas coisas, mas não consegue terminar. Se um curso tem duração de 3 anos, a maioria desiste no primeiro ano. Se um curso tem duração de três meses, a maioria abandona no primeiro mês. Uma das razões da inconstância humana é o imediatismo. Não só o imediatismo. Isso também se dá em virtude da impaciência, da insatisfação e da falta de planejamento com metas bem estabelecidas.
Se você decidir cuidar melhor de sua saúde, precisará ter opinião e ser determinado nisso. Mude por etapas. Se você dorme pouco, procure ir para a cama um pouquinho mais cedo. Comece com meia hora e vá aumentando gradativamente. Logo estará dormindo duas horas a mais. Se você bebe pouca água, comece a beber mais. Beba pelo menos três copos d’água por período: três pela manhã, três pela tarde e três pela noite. Para não esquecer de fazer isso, coloque o celular para despertar e beba um copo d’água a cada hora. Lembre-se: sem disciplina você não chegará muito longe.
Agora vamos para a parte mais complicada. Vamos pensar brevemente sobre a alimentação. Você é uma formiga? Não consegue passar um dia sem açúcar? Você precisa parar imediatamente com isso, a menos que não se importe em ser uma formiga diabética dentro de alguns anos. O açúcar refinado (aquele branco e baratinho) é um veneno. Corte-o de sua vida. Se não for possível fazer isso de uma só vez, comece diminuindo 80% até, finalmente, interromper o consumo. Habitue o teu paladar a viver sem açúcar. Se você come pão francês diariamente (ou qualquer outro tipo de pão), diminua esse consumo. Coma dia sim e dia não. Depois um dia sim, e dois dias não. No lugar do pãozinho, coma um ovo cozido com azeite de oliva e temperos. Acredite: você estará fazendo um investimento e tanto na sua saúde. Se você bebe refrigerante, não preciso nem continuar escrevendo, não é? Refrigerante não é bom nem de vez em quando. Você precisa olhar para ele como um inimigo em potencial.
As dicas são inúmeras. Não prosseguirei nesse ponto para que o artigo não se torne cansativo e demorado. Quero que você entenda que a disciplina é a chave que abre a porta para o crescimento. Isso é verdade em qualquer área. Converse com pessoas de sucesso e procure saber acerca de suas rotinas. As pessoas que chegaram longe em alguma área da vida não foram pessoas que agiram na direção do vento das circunstâncias. Elas estabeleceram metas e as perseguiram com muita disciplina.

Teologia do corpo
Deus está interessado em nossa saúde. Reflita por um momento. Com saúde e energia produziremos muito mais para o reino de Deus. Ora, será que Deus plantou dons espirituais para que os desperdicemos pela negligência com o nosso corpo? Deus criou o nosso corpo e colocou na criação recursos para sustentá-lo. Use-os.
Alguns podem pensar que o nosso corpo não é tão importante para Deus. Quem pensa assim tem a mente contaminada pela filosofia grega. Prova de que o corpo é bom está no fato de Jesus ter vindo ao mundo como homem: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós [...]” (João 1:14a ACF). A prova repousa não só na encarnação do Filho de Deus, mas na Sua ressureição também: “[...] Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3b-4 ACF). Paulo disse mais: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados” (1 Coríntios 15:17 ACF). Mas os fatos não param por aí. Os cristãos viverão eternamente na presença de Deus com seus corpos físicos também: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52 ACF).
Portanto, o corpo humano é importante para Deus. Através de nosso corpo físico glorificamos o Criador de todas as coisas. Deus se agrada quando deitamos para dormir a fim de repor as energias para trabalhar com excelência no dia seguinte. Deus fica satisfeito quando cuidamos do corpo que Ele criou. Se o corpo é tão importante para Deus e o instrumento por meio do qual Ele usa a nossa vida, não podemos tratar o corpo da maneira que achamos melhor.

“Que o teu corpo não seja a primeira cova do teu esqueleto”
(Jean Girandoux) [2]

Fabrício A. de Marque

_____________________________

Nota:
[1] “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27 ACF).
[2] Viveu de 1882-1944. Foi um escritor e romancista francês.


Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!