pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Os Cinco Melhores Livros que Li em 2018

Os Cinco Melhores Livros que Li em 2018


O ano de 2018 foi altamente produtivo em termos de leitura. Foi produtivo não apenas na quantidade, mas também na qualidade da leitura. Diferentemente de 2017, não postarei a lista das dezenas de livros que li em 2018. Antes, colocarei somente aqueles que mais me beneficiaram de alguma maneira.
Não coloquei a Bíblia nesta lista, pois, como Palavra de Deus, ela está acima de qualquer classificação. Não é possível comparar a Bíblia inspirada com os livros não inspirados. Todavia, é possível classificar as Bíblias de estudo, uma vez que os comentários de rodapé não são inspirados. Em 2018 li toda a Bíblia na versão Almeida Século 21 junto com os comentários da Bíblia Brasileira de Estudo, publicada pela editora Hagnos. Foi uma experiência prazerosa.
Posto isso, vamos para a lista dos cinco melhores livros que li em 2018. A lista está em ordem puramente cronológica de leitura, e não em ordem qualitativa.

1. A Comédia Humana: William Saroyan (Ed. Abril Cultural, 268 págs., 1980)
O livro conta a história de um adolescente de 14 anos chamado Homero Macauley que vive uma vida tranquila na Califórnia. Ele mora com sua mãe e seus três irmãos, pois seu pai havia falecido. A vida de Homero experimenta uma reviravolta quando o seu irmão mais velho é convocado para o exército. Sendo o segundo irmão mais velho da família, Homero precisa ajudar a sustentar a casa. Para isso, ele consegue um emprego de mensageiro de telégrafo. Diante dessa mudança, Homero descobre a dura realidade da vida através das mensagens de amor, dinheiro e morte que entrega durante a sua jornada como telégrafo. Esse romance foi escrito pelo habilidoso William Saroyan (1908-1980) que sabe criar um filme em nossa mente através das palavras. Encontrei essa pérola em uma sebo de livros usados. Leitura excelente!

2. Inteligência Humilhada: Jonas Madureira (Ed. Vida Nova, 336 págs., 2017)
Fui profundamente abençoado com a leitura desse livro. Jonas mostra como o conhecimento de Deus e os limites da nossa razão se relacionam. O objetivo dessa obra é mostrar que a razão deve orar e a fé deve pensar. É uma literatura indispensável para todo cristão, especialmente para os acadêmicos. Se você comprar, leia meditando, anotando e refletindo com seriedade sobre cada palavra.

3. Como Integrar Fé e Trabalho - Nossa profissão a serviço do reino de Deus: Timothy Keller & Katherine Leary Alsdorf (Ed. Vida Nova, 240 págs., 2014)
Keller mostra que o nosso trabalho e a nossa carreira são veículos para a glorificação de Deus. Ele traça biblicamente o conceito e o propósito do trabalho com maestria. O autor explica que o trabalho não é fruto da queda, mas sim, da criação de Deus. Todavia, mesmo sendo algo criado por Deus, o trabalho possui as suas dificuldades. As dificuldades, sim, são fruto da queda. Keller dá uma pincelada interessante no discurso empresarial de nosso tempo, que afirma que você pode ser 100% bem-sucedido em seus negócios. Esse discurso, porém, ignora a realidade da queda que trouxe cardos e abrolhos. O livro apresenta a cosmovisão cristã do trabalho que responde questões sobre vocação, habilidades, fidelidade, valores, escolha de carreira, etc. Uma leitura indispensável!

4. O Marido Federal - A liderança bíblica no lar: Douglas Wilson (Ed. Clire, 144 págs., 2018)
Douglas Wilson mostra, com seriedade bíblica, a responsabilidade do marido em relação à sua família. Adão foi o cabeça federal da raça humana. Deus nos salva por meio do cabeça federal Jesus Cristo. Igualmente, Deus estabeleceu o marido como cabeça federal de sua esposa. Ele responde por sua esposa e por seus filhos diante de Deus. Ele é o cabeça de seu lar, instituído por Deus para liderar e conduzir a sua casa nos caminhos do Senhor. Isso traz sérias implicações, especialmente a necessidade de amar a esposa sacrificialmente. Um livro confrontador e edificante!

5. Rei Salomão - As tentações do dinheiro, sexo e poder: Philip Ryken (Ed. Vida Nova, 304 págs., 2018)
Ryken faz um estudo fantástico centrado em Cristo sobre a vida de Salomão. Muitos caem nas mesmas tentações que Salomão caiu, e olha que Salomão foi o homem mais sábio do mundo. Só a graça de Deus nos impede de cair nessas tentações. Como podemos olhar para Cristo – aquele que é maior que Salomão – e vencermos as tentações que nos pressionam? Esse é um livro rico em sabedoria, indispensável para todo cristão.


Fabrício A. de Marque


_____________________________





Um comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!