pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Promessa Redentora (Rute 3:1-18)

Promessa Redentora (Rute 3:1-18)


ESBOÇO DO CAPÍTULO 03 DE RUTE

ACONTECIMENTO
TEXTO BÍBLICO
O plano de Noemi
vv. 1-5
O voto de Boaz
vv. 6-13
O retorno de Rute a Noemi
vv. 14-18

EXPOSIÇÃO DO TEXTO
 

O plano de Noemi (vv. 1-5)
Certo dia, Noemi demonstrou preocupação com o futuro de Rute. Rute era jovem e viúva, mas Noemi queria que, apesar desses infortúnios, ela formasse uma família: “[...] Minha filha, vou procurar para ti um lar seguro que te traga felicidade” (v. 1). Noemi tinha um plano para Rute. Naquela noite, Boaz estaria limpando a cevada na eira. Limpava-se a cevada separando os grãos da casca. Após o boi triturar os cereais, o trabalhador lançava-os para cima através de uma peneira. O vento espalhava a palha (parte mais leve) e os grãos (parte mais pesada) caíam sobre a peneira. Isso era feito em local aberto, especialmente pelo auxílio do vento. Note que Boaz não trabalhava limpando a cevada diariamente. A expressão “Hoje à noite” (v. 2) indica que ele fazia tal tarefa em momentos pontuais. Aquela oportunidade, portanto, era única e não podia ser desperdiçada.
Noemi instruiu Rute a tomar um banho, se arrumar, e descer até a eira. Rute tinha de colocar a sua melhor roupa. A melhor roupa era um manto longo que deixaria Rute irreconhecível. Rute era pobre, e não podemos pensar que a “melhor roupa” se tratava da melhor roupa dentre tantas opções à sua disposição. Noemi disse para Rute esperar Boaz comer e beber antes de colocar o plano em ação: “[...] Mas não permitas que ele te veja, até que tenha acabado de comer e beber” (v. 3b). O plano de Noemi prosseguiu em detalhes: “E quando ele for dormir, observa o lugar em que se deitar. Depois entrarás, descobrirás os pés dele e te deitarás. Ele te dirá o que deves fazer” (v. 4). Com os pés descobertos, Boaz sentiria frio e logo acordaria. Ao olhar para o lado, ele perceberia Rute deitada ali. Há teólogos que sugerem que a palavra “pés” é um eufemismo para “órgão genital”. Moffatt, por exemplo, traduz esse versículo assim: “e lhe descobrirás a cintura”. Boaz acordaria e entenderia a mensagem de Rute. Essas são práticas culturais do passado que podem soar estranhas para nós. Mas, ao ouvir o plano de Noemi, Rute aceitou o desafio.
Se Rute deveria cuidar de sua aparência física para se apresentar diante de Boaz a fim de pedi-lo em casamento, quanto mais os cônjuges precisam cuidar de sua aparência para agradar o seu parceiro. Pessoas relaxadas com a aparência não transmitem seriedade. Você não pode ir a uma entrevista de emprego vestido de qualquer maneira. Igualmente, você precisa se cuidar para o seu cônjuge. Se durante o namoro isso era feito, no casamento esse cuidado não pode parar. Não se esqueça, porém, que cuidar apenas da aparência física é errado. O cuidado deve se estender, principalmente, ao caráter (cf. 1 Pedro 3:3-4).

O voto de Boaz (vv. 6-13)
Rute, então, desceu até a eira. Depois de comer e beber, Boaz foi se deitar. Passado algum tempo, Rute entrou em cena: “[...] Rute aproximou-se em silêncio, descobriu-lhe os pés e se deitou” (v. 7b). Ela chegou “em silêncio” (A21) ou “sem ser notada” (NVI), que significa calmamente, com toda cautela e cuidado. Essa mesma expressão aparece em 1 Samuel 14:4b (NVI): “[...] Então Davi foi com muito cuidado e cortou uma ponta do manto de Saul, sem que este percebesse”.
Rute não chegou logo que Boaz se deitou. Ela esperou Boaz pegar no sono para não ser percebida ali. No meio da noite, Boaz acordou e se assustou ao ver uma mulher do seu lado. A ARC e ARA dizem que ele estremeceu. Estremeceu por que havia uma mulher ao seu lado que não estava lá? Ou estremeceu por que sentiu o frio da madrugada tocando o seu corpo? A segunda opção é a mais provável. Eles, então, começaram um diálogo e Rute fez um pedido a Boaz: “[...] Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador” (v. 9b NVI). Estender a capa era uma forma cultural de pedir alguém em casamento. A versão Almeida Século 21 traduz interpretando tal prática: “[...] casa-te com a tua serva, pois tu és o resgatador”. Alguns dizem que “estenda a sua capa” equivale a “estenda as suas asas”. Isso nos leva ao capítulo dois. Boaz havia elogiado a atitude de Rute porque ela se escondera debaixo das asas do Senhor. Em outras palavras, Rute se refugiara debaixo das asas do Senhor e agora ela pede para se refugiar debaixo das asas de Boaz. Será que Boaz tinha deixado no ar o seu interesse por Rute, de tal maneira que ela ganhou confiança para pedi-lo em matrimônio? Enfim, são conjecturas interessantes.
Depois do pedido, Boaz disse que Rute tinha outras opções. Ela podia escolher homens mais jovens para se casar, no entanto, ela escolheu Boaz, que era o resgatador. Rute é uma moça de família que preza pela descendência. Ela quer casamento sério, e não aventuras passageiras. Boaz prometeu que ajudaria Rute no que fosse preciso. Mas antes de Boaz, havia um parente mais próximo do que ele que tinha o direito de resgatar Rute (v. 12). Boaz não podia simplesmente passar por cima da lei. Contudo, ele prometeu que, caso o outro homem não aceitasse ser o resgatador de Rute, ele certamente assumiria a tarefa: “Fica aqui esta noite. Se de manhã ele quiser assumir o seu papel de resgatador, que o faça. Se não quiser, juro pelo nome do SENHOR, eu o farei. Deita-te até pela manhã” (v. 13).
Antes de prosseguir com essa interessante história, vamos entender quais eram as funções de um resgatador. Comecemos pelo termo. O verbo hebraico גָּאַל (gāʾal) significa: resgatar, redimir. Portanto, o resgatador (גֹאֵל: gōʼēl) tinhas as seguintes funções [1]:

1. Comprar de volta a terra vendida em tempos de crise (Lv 25:25);
2. Resgatar parentes escravizados (Lv 25: 47-49);
3. Garantir um herdeiro para o irmão falecido (Dt 25:5-10);
4. Vingar a morte de um parente (Nm 35:19-21);
5. Tomar conta de parentes em circunstâncias difíceis (Jr 32:6-25).

Boaz, sem dúvida, é um tipo de Cristo. Jesus Cristo é o resgatador daqueles que o Pai elegeu antes da fundação do mundo. Cada gota de Seu precioso sangue foi derramada para resgatar os escolhidos de Deus. No tempo determinado, nascemos de novo pelo Espírito e fomos transportados pelo Pai para o reino de Jesus Cristo: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” (Colossenses 1:13-14 NVI).

O retorno de Rute a Noemi (vv. 14-18)
Rute passou a noite aos pés de Boaz e se levantou antes do nascer do sol. Boaz temia que alguém reconhecesse Rute, pois, certamente, isso traria sérios problemas: “[...] Que ninguém fique sabendo que uma mulher veio até a eira” (v. 14b). A Mishná [2] diz que qualquer suspeita de relação sexual antes do resgate anularia o levirato. Em outras palavras, se as autoridades suspeitassem que Rute e Boaz tiveram relação sexual antes de se casarem, ele perderia o direito de ser resgatador dela. Por essa razão, Boaz foi bastante cauteloso.
Antes de Rute partir, Boaz pediu o manto que ela vestia e a despediu com seis medidas de cevada. O final do versículo quinze diz que “[...] ele [Boaz] voltou para a cidade (v. 15c). Todavia, Rute foi quem entrou na cidade, e não Boaz. Trata-se, portanto, de um erro do copista. A tradução da ARA traduz corretamente “[...] então, entrou ela na cidade”. Ao voltar para a cidade, Rute contou tudo a Noemi acerca dos acontecimentos. E Noemi pediu para Rute esperar, pois Boaz resolveria a questão naquele mesmo dia.
Semelhante a Boaz, precisamos de sabedoria para distinguir situações urgentes de situações importantes. Boaz resolveria a questão no mesmo dia, porque a situação era urgente. Coisas urgentes exigem prontidão e rapidez. Pense num incêndio, numa doença, num acidente, etc. Você não pode agendar as suas ações. Você precisa ser rápido. Por outro lado, coisas importantes podem ser planejadas. É o caso de uma viagem, de uma reforma na casa, da compra de roupas novas, etc. Confundir esses dois tipos de situações pode acarretar dissabores. Se você precisa de sabedoria para agir, assim como eu, busquemo-la na fonte correta: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5 NVI).




Fabrício A. de Marque

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Notas:
[1] É importante que você abra a Bíblia e leia com atenção cada referência citada.

[2] Importante obra do judaísmo rabínico, cujo significado é “repetição”.



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