pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Dedicados à Vida Simples

Dedicados à Vida Simples

O autor de Hebreus escreveu: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hebreus 12:1) [1].

“As pressões das grandes cidades e os valores do mundo invadem a igreja em todas as cores”, disse David Kornfield. Como está sua vida? A sua vida tem sido influenciada pelo espírito de nosso tempo? Algo está atrapalhando a sua vida a ponto de impedi-lo de desfrutar a paz, a alegria e a comunhão com Deus?
O versículo bíblico diz: livremo-nos de tudo o que nos atrapalha. Para viver uma vida simples é preciso discernir o espírito de nossa época que levanta obstáculos para atrapalhar a nossa corrida espiritual. A fim de discernirmos tal espírito, por onde devemos começar? Devemos começar definindo o que é vida simples.

I. O QUE É VIDA SIMPLES?

1. É a vida livre das imposições de nosso tempo.
David Kornfield disse que “a vida simples é uma vida não corrida, nem complicada que dispõe de tempo e flexibilidade para DESFRUTAR e ENTENDER o reino de Deus” [2]. Em outras palavras, a vida simples não está sujeita à escravidão dos deveres, geralmente marcada pela “falta” de tempo para a saúde, para a família e para a igreja. Vida simples é o estilo de vida em que você gerencia as suas obrigações, e não o contrário. Senão, algo está errado.

2. É a vida que desfruta do Reino de Deus.
Recebe as bênçãos pela fé e as desfruta com alegria. É a vida cuja mentalidade entende que não é pecado assistir a um bom filme, passear para um lugar gostoso ou fazer qualquer outra atividade lícita debaixo do sol.

3. É a vida que cresce no conhecimento de Deus.
Subir constantemente os degraus do amadurecimento espiritual é a principal marca de uma vida simples. Pessoas assim crescem porque elas priorizam o crescimento. Elas não esperam o crescimento acontecer. Uma família dos EUA morava no extremo do país e desfrutava de um excelente salário. No entanto, naquela região não foi possível encontrar uma igreja saudável para congregar. A família decidiu, então, deixar o salário dos sonhos, e se mudar para o outro extremo do país, porque ali a família encontrou uma igreja saudável para congregar, apesar do salário menor recebido pelo novo emprego. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR. [...] (Oséias 6:3a).
Mas a vida simples possui um inimigo feroz. O inimigo da vida simples é o espírito desse tempo. É o sistema desse mundo que impõe uma maneira errada de pensar. Quais são as características do espírito desse tempo?

II. O ESPÍRITO DESTE TEMPO

1. Ocupação exagerada.
As pessoas têm caído no engano de pensar que a importância delas é medida pelo excesso de correria. Orgulhosamente, alguns afirmam: durmo três horas por dia”, como se isso fosse um bom exemplo a ser imitado. Quem disse que é? O espírito desse mundo disse que é. Uma vida exemplar não é uma vida atolada em ocupações, mas sim, uma vida equilibrada.

2. Ostentação desenfreada.
Muitos têm contraído dívidas para fazer ostentação para as pessoas. Pense no indivíduo que ganha R$1.500,00 por mês e compra um celular de três mil reais em 24 prestações. Ele poderia optar por um modelo mais simples de aparelho celular. Considere a pessoa que vai à loja e compra uma Smart TV de 75 polegadas, um produto que beira os R$10.000,00. Por que não optar por um tamanho menor? O motivo, às vezes, é simples e terrível: porque a TV de 75 polegadas é maior que a TV de 65 polegadas do “fulano”. Reflita sobre esta frase: Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam (Autoria incerta).

3. Aparência supervalorizada.
As pessoas valorizam a beleza, mas desprezam os valores e o caráter. Ora, alguns homens de mais idade deixam as suas famílias para buscar jovens com a metade da idade deles. Nem sempre o que aparece é o mais importante: os fundamentos não aparecem de imediato, mas é o que Deus valoriza. Não caia nessa armadilha.

4. Reputação cultuada.
Muitos se preocupam com o que as pessoas pensam, mas não se preocupam com o que Deus pensa a respeito delas. Quando você cultua a sua reputação, você está cometendo idolatria. Em outras palavras, quando você coloca sua reputação acima de tudo, você está quebrando o primeiro mandamento. O primeiro mandamento não é quebrado somente quando você se dobra diante de uma imagem fabricada de barro.

5. Avareza estimada.
Avareza significa falta de generosidade [3]. O dinheiro é teu servo ou teu senhor? Ele é aplicado no serviço de Deus? Se os bens materiais nos impedem de servir a Deus e ao próximo, é sinal de que estamos aprisionados pela avareza.
Se essas são as características do espírito de nosso tempo, quais são os fatores que dão vida e potencializam essa maneira de viver?

III. O QUE PRODUZ O ESPÍRITO DESTE TEMPO?

1. Males emocionais.
A ansiedade é o sentimento mais comum de nossa época. Mas também o ódio, a insatisfação, a inveja e outros males emocionais marcam a nossa época. Esses sentimentos potencializam as características do espírito desse tempo, descritas anteriormente.

2. Superficialidades.
As pessoas estão preocupadas em transmitir uma boa imagem. Nada além de imagens. O caráter é superficial, os relacionamentos são superficiais, os valores são superficiais e a compreensão que elas têm a respeito de Deus também é superficial. A superficialidade potencializa o estilo de vida mundano.

3. Escravidão financeira.
Pessoas têm se endividado para passarem uma falsa imagem de felicidade. Alguns tornaram-se escravos da moda, da marca e da novidade. É claro que podemos comprar roupas novas e também de marca. Não há problema algum nisso. A crítica é contra a escravidão financeira. A vida simples se contenta com o suficiente: [...] tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos (1 Timóteo 6:8).

4. Acúmulo egoísta.
Quantas peças de roupa do seu guarda-roupa não são usadas? E pares de calçados? O espírito desse tempo diz que você precisa acumular, mas a Bíblia diz que devemos nos compadecer daqueles que passam por privações: Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:17).
Diante de tudo o que foi exposto, o que fazer para cultivarmos a vida simples? Como lutar contra o sistema caído que sufoca a nossa vida, lançando empecilhos em nossa caminhada?

IV. COMO VIVER A VIDA SIMPLES?

1. Dedicando tempo ao Senhor.
A. W. Tozer (1897-1963) [4] afirmou: "Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo”. A Bíblia diz que o reino do Senhor deve buscado com prioridade: Mas busquem em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça [...]” (Mateus 6:33a). Busque o Senhor, busque Sua Palavra e ore incessantemente. Você não pode ser forte cultivando pouco tempo com o Deus Forte.

2. Planejando sua rotina com sabedoria.
Organize a sua agenda. Separe tempo para cada atividade: trabalh0, descanso, lazer, etc. Organize também as suas finanças. Separe dinheiro para vários empreendimentos, gastando de acordo com as suas possibilidades. Faça planos de reformar a casa e o carro, mas também abençoe as missões, a igreja local e as pessoas à sua volta.

3. Identificando as armadilhas que prendem a sua vida.
O que tem aprisionado a sua vida? Não se engane. Coisas boas também podem fazer mal. Já pensou nisso? Nem tudo o que é bom, edifica. Identifique e livre-se desses empecilhos imediatamente: Tudo me é permitido, mas nem tudo convém [...] (1 Coríntios 6:12a).

4. Esforçando-se para não entrar em dívidas.
Você corre sério risco de ser escravizado pelas dívidas, a menos que as mantenha bem longe de você. Não é pecado fazer empréstimos bancários nem pedir ajuda às pessoas. Isso pode acontecer em casos muito específicos. Não pode, de jeito nenhum, se tornar um hábito. Pense nas muitas pessoas que foram mortas por causa de dívidas. Pense naquelas que tiveram o seu nome “sujo” pelo banco. A Bíblia diz: [...] O que toma emprestado é servo do que empresta” (Provérbios 22:7b ACF).

5. Renunciando o excesso atividades.
O trabalho nunca vai acabar, então não tente abraçar tudo que aparecer. Você precisa aprender a dizer não. Simples assim. Spurgeon disse: Aprenda a dizer não. Será melhor para você do que aprender latim [ou inglês, francês e alemão]”.

A vida simples é uma vida livre das armadilhas de nosso tempo. A vida simples é um estilo de vida que agrada a Deus. Jesus é o nosso modelo de vida simples: Ele confiava no cuidado de Deus.  Ele desfrutava das bênçãos de Deus. Ele dedicava tempo a Deus. Ele crescia no conhecimento de Deus. Ele repartia aquilo que possuía. E Ele renunciava o excesso de atividades, priorizando os propósitos de Deus. Jesus viveu uma vida simples. Deus quer que você também viva uma vida simples a partir de hoje. Qual será sua escolha?

_____________________________

Notas:
[1] Nova Versão Internacional (NVI).
[2] Citado por David R. Sales. Vida Simples na Família: Descobrindo como organizar a vida e família segundo os valores e prioridades do Reino de Deus. São Paulo: Editora Fôlego, 2013. p. 30.
[3] Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
[4] “Foi um pastor, escritor, e conferencista bíblico estadunidense” (Wikipédia).


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!