pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Os Cônjuges Podem Fazer “Jejum” de Sexo?

Os Cônjuges Podem Fazer “Jejum” de Sexo?


Essa pergunta pode soar estranha, mas é uma pergunta necessária. Na Bíblia, a palavra jejum nunca está ligada ao sexo, mas sim à comida. A melhor palavra para indicar o afastamento das atividades sexuais seria abstinência, ao invés de jejum.
Já ouvi histórias de casais que resolveram abrir mão do sexo com o objetivo de “buscar mais a Deus”. O problema é que nem sempre o parceiro concordava com essa atitude, o que causava atrito dentro da relação. Em outros casos, o casal, em mútuo acordo, abria mão do sexo, mas não estabelecia os critérios bíblicos para tal abstinência. O que a Bíblia diz acerca desse assunto?
No capítulo 7 de sua primeira carta aos Coríntios, Paulo escreveu: “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência” (1 Coríntios 7:4-5) [1]. Biblicamente falando, portanto, o casal pode abrir mão da relação sexual para se dedicar ao Senhor. Todavia, os critérios bíblicos para essa renúncia são os seguintes:

1. Acordo Definido: um cônjuge não pode tomar essa decisão sozinho sem consultar o outro ou com a desaprovação do outro. Se o (a) parceiro (a) não aceitou, fim de papo. Nada de “jejum”. Se não houver mútuo consentimento, como disse o apóstolo, terríveis problemas poderão surgir dentro da relação.

2. Tempo Definido: se você pensou que a abstinência poderia ser permanente, se enganou. Ela não deve ser permanente nem demorada. Paulo disse que, depois do primeiro critério ser estabelecido, o casal pode abrir mão do sexo “por algum tempo”. Quanto tempo? Alguns meses? Alguns anos? É óbvio que não. O casal deve conversar acerca disso e ponderar algumas coisas: quantos dias você consegue ficar sem um bom sexo? Sua tentação aumentará muito? O seu grau de irritação crescerá? É sábio pensar em tudo isso e ser franco. Embora o tempo específico seja determinado pelo casal, o limite bíblico é: não demore.

3. Propósito Definido: o casal não pode abrir mão da relação sexual por qualquer motivo. É pecado dar desculpa só para não fazer sexo. Se há algum problema legítimo, o casal deve resolver, e não apresentar justificativas para ficar longe do outro fisicamente. Além disso, o propósito da abstinência temporária não é para que o casal consiga uma casa própria ou consigam, finalmente, viajar para o lugar dos sonhos. Paulo define o objetivo: “para vos dedicardes à oração”. É certo que todos os cristãos devem orar regularmente. Por isso, a oração da qual o texto fala é um tipo diferente de busca. É “quando alguma catástrofe nos ameaça, o que se nos insinua como sendo um sinal da ira divina; ou quando passamos a digladiar contra alguma dificuldade; ou quando algo muito importante está para acontecer, tal como a ordenação de pastores” [2].  

Por que tudo isso é importante? Tudo isso não é só importante, mas necessário também. Os limites precisam ser respeitados “para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”, ou seja, “por não terem domínio próprio” [3]. O sexo foi estabelecido como forma de proteção para os cônjuges. Quando os desejos estão “subjugados” pela satisfação do sexo seguro e saudável, o Diabo não encontra muito espaço para lançar suas tentações. Uma pessoa com a barriga cheia não sentirá fome.
Portanto, aqueles que evitam o ato sexual estão agindo impensadamente; na verdade é como se fizessem um acordo com Deus para a obtenção de perpétua resistência” [4].
“Quando um casal brinca com essa arma do sexo no casamento e chantageia o cônjuge, privando-o da satisfação a que tem direito, Satanás entra nessa história para colocar uma terceira pessoa na jogada e arrebentar com o casamento” [5].


VEJA A SÉRIE DE AULAS SOBRE DINHEIRO, SEXO E PODER:



Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] Almeida Revista e Atualizada (ARA).
[2] 1 Coríntios. João Calvino. São Bernardo do Campo, SP: Edições Parakletos, 2003. p. 204.
[3] Nova Versão Internacional (NVI).
[4] 1 Coríntios. João Calvino. São Bernardo do Campo, SP: Edições Parakletos, 2003. p. 205.
[5] 1 Coríntios: como resolver conflitos na igreja. Hernandes Dias Lopes. — São Paulo: Hagnos, 2008. p. 132.



47 comentários:

  1. Que lindo! Deus abençoe, eu precisava ler isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela leitura! Que Deus abençoe grandemente. Um abraço!

      Excluir
  2. Então não é lícito fazer sexo no período de jejum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não é permitido ter relação durante o período de jejum se o casal, em comum acordo, decidiram abrir mão do sexo durante esse período. Mas se o casal estiver jejuando e não decidiram abrir mão da intimidade sexual, então podem ter relação normalmente durante os dias de jejum.

      Excluir
    2. Muito bom saber. Pois já aconteceu de estarmos em jejum por uma causa, porém não firmamos ficar sem o ato sexual, e acabou acontecendo uma relação. Porém pensei ter quebrado o propósito que estávamos. Obrigado pelo esclarecimento. Deus abençoe.

      Excluir
    3. Que bom que ficou esclarecido! Fico feliz. Deus abençoe você e sua família!

      Excluir
  3. Muito bom DEUS CONTINUE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  4. Boa noite gostaria de saber o que posso e não posso fazer quando se faz um propósito de ficar sem fazer sexo por dois meses entre um casal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Em primeiro lugar, dois meses acredito que seja um tempo muito extenso para um casal ficar sem intimidade. É preciso verificar se os dois concordam com isso, e certificar-se de que esse tempo não abrirá brechas para tentações.
      Em segundo lugar, se o casal decidiu abrir mão da relação sexual, então eles não devem ter relação sexual. O que deve ser feito no lugar da relação? Paulo disse que o casal deve se dedicar à oração. É isso que deve ser feito. Significa trocar o tempo de intimidade sexual pela busca em oração.

      Excluir
  5. Tenho uma dúvida: caso os dois estejam em uma campanha de oracao de 15 dias, seria errado ter relacao nesse tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Quesia!
      Bom, depende do acordo que o casal estabeleceu. Se o casal decidiu abrir mão da intimidade sexual, em comum acordo, durante os 15 dias, então eles devem cumprir o acordo e não ter relação. Todavia, se o casal não decidiu abrir mão do sexo, então pode ter relação normalmente durante os dias da campanha.

      Excluir
  6. 1° A mulher pode jejuar menstruada?
    2° Se eu fizer um jejum de um dia apenas precisa da permissão do esposo?
    3° Enquanto estamos em jejum podemos beijar o marido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º Sim. Não há problema nenhum nisso.
      2º Se você for abrir mão da intimidade sexual, é importante conversar com ele sobre isso. Todavia, se o jejum for apenas de alimento, não há necessidade.
      3º Sim. Se vocês decidiram juntos abrir mão da relação sexual por um breve período, então apenas o sexo fica de fora. No entanto, muitos beijos podem levar ao ato sexual. É importante ficar atenta a isso.

      Excluir
    2. Pelo que entendi na colocação de Paulo, quando havia mútuo consentimento na abstinência sexual, havia uma separação total entre o casal, tipo um ficar em determinado local e o outro ficar num local diferente.
      Se há atividade sexual muito ativa entre os cônjuges, creio que é extremamente arriscado fazer este tipo de atividade.
      Não se esqueçam:
      "Goza a vida com a mulher que amas todos os dias de tua vida, pois esta é a porção (bênção) que o Senhor te dá nesta terra".
      Excelente meditação. Principalmente pelo fato dessa iniciativa de abstinência de sexo, normalmente, partir das mulheres.
      Quer se "separar" para o Senhor? Então faça isso enquanto solteiros.
      Está na BÍBLIA.

      Excluir
  7. Depois que entregar o meu jejum, posso fazer sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o jejum for apenas de alimento, não precisa abrir mão da relação sexual durante o período de jejum.

      Excluir
  8. No jejum de Daniel de 21 dias, pode ter sexo nesse período?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jejum de Daniel não tem nada a ver com relação sexual. Ali, a abstenção é apenas de comida.

      Excluir
    2. Ao que tudo indica, Daniel nem era casado! E mais: o jejum foi de Daniel! E seus objetivos foram alcançados. Devem9 nos espelhar em Jesus e não nos homens!

      Excluir
  9. Boa noite, gostaria de fazer um jejum porém já não acho certo ter relação sexual neste determinado dia, é correto?
    Falar com meu cônjuge q irei abrir mão a favor do dia do meu jejum msm q ele não queira participar do jejum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a conversar com seu marido sobre sua escolha de não ter relação sexual durante o período de jejum. Se ele concordar, tudo bem, você pode fazer por breve período. Mas se ele não concordar, então não faça, pois de acordo com a Bíblia essa decisão deve ser tomada em acordo mútuo entre o casal. Se um dos cônjuges não concordar, é importante não fazer para evitar problemas na relação.

      Excluir
    2. É aí que satanás entra! E ao invés de ser algo maravilhoso, se torna maldição! A Bíblia é claríssima: MÚTUO CONSENTIMENTO! Não é por imposição de um ou de outro! Antes de tomar a decisão, a conversa!

      Excluir
  10. Obrigada pela explicação tirou muito a minha dúvida, muito grata mesmo.
    DEUS ABENÇOE!!
    Grandemente a sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz por ter ajudado a esclarecer. Deus abençoe grandemente!

      Excluir
  11. Obrigada pela explicação precisava mesmo saber.

    ResponderExcluir
  12. Foi muito edficante ler essas explicaçao

    ResponderExcluir
  13. Amei esse posto e mais ainda ler os comentários pois tirei várias dúvidas e por anos achei que meus jejuns foram em vão, pois meu esposo AINDA não serve ao Senhor e ele não entenderia nada nada.
    Só uma dúvida. Muitos dizem a respeito sobre o jejum começar a ser válido depois da meia noite. O que a Bíblia diz sobre isso ainda não encontrei referência bíblica a respeito disso. Ao meu enteder o jejum começa quando acordamos e oferecemos, será que estou errada?
    Que Deus continue abençoando com sabedoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o conteúdo ajudou você, irmã. Fico feliz e grato por isso! Quanto à validade do jejum, ele começa a ser válido a partir do momento que você decidir jejuar. Você pode começar em qualquer horário do dia, até mesmo depois de uma refeição. Como a Bíblia não menciona nenhum horário específico para começar o jejum, então esses detalhes ficam a critério de cada pessoa. O importante mesmo é cumprir o jejum certinho, do começo ao fim.

      Excluir
  14. Boa noite! Muito bom o conteúdo. Estou fazendo 21 dias de orações sem jejum...então nada me impede de ter relações sexuais com minha esposa. Já que faço a oração as 3 da manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada o impede de ter relações com sua esposa. Pode cultivar a relação à vontade!

      Excluir
  15. Obrigada, eu estava com dúvida com relação ao sexo, sempre que faço jejum tinha problemas com meu esposo. Ele não segue religião. Mas agora vou evitar problemas. O meu jejum tem sido de alimentos durante o dia. Começo as 5 horas até as 18 horas. Mas anoite faço osexo para evitar problemas, faço antes de iniciar o dia que é antes das zero horas.nqonseinse estou errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Dessa forma, você pratica o jejum (que é um excelente meio de graça para crescer espiritualmente) e ao mesmo tempo você não priva o seu marido de um direito que ele tem. Você escolheu um caminho de equilíbrio e sabedoria. Parabéns!

      Excluir
  16. Manter relações durante o jejum, não pode ser impureza? Olhando que jejum e afastamento de tudo que está ao nosso meio e se humilhamos diante de Deus, oque seria dos conjucôs se manterem relacore sexuais durante os dias de jejum? Se limitar só na comida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "jejum" de 1Coríntios 7 não é de alimento, mas sim, sexual. Os cônjuges podem abrir mão da relação sexual durante breve tempo, a fim de se dedicarem à oração. Durante esse período de abstinência sexual, eles podem se alimentar normalmente.

      Excluir
  17. Então a Bíblia não entra em contradição nunca devo ser obediente ao meu pastor
    Mais não sou obrigadO a fazer o jejum né por que não estou confortável para fazer jejum de 21 dias com separação de corpos e meus líderes querem praticamente d ixar eu e minha esposa sentado por não querer participar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jejum e essa abstenção das práticas sexuais temporárias não são obrigatórios. Cabe apenas ao casal decidir se vai fazer ou não. Nem mesmo o pastor tem o direito de se intrometer nessas questões.

      Excluir
    2. Cuidado com "pastores" ditadores! Jejum é ESPONTÂNEO! Vejam o caso de Ester. Ela PEDIU que os judeus jejuassem, pois havia uma ameaça real de destruição de toda uma nação! Tempo de angústia! E os que entenderam, jejuaram com ela em orações e súplicas! Nenhum líder religioso pode obrigar seus liderados a fazer jejum contra a vontade!

      Excluir
  18. Intendi obrigada pela explicação

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, a palavra edificou-me bastante. Tinha muita dificuldade quanto a este assunto, mas agora já está bem claro.

    ResponderExcluir
  20. Olá boa noite, eu tenho uma grande dúvida mas é sobre a famosa relação oral, muitos dizem que é pecado e que tá na bíblia, enquanto outras pessoas dizem que não consta nada sobre isso na Bíblia e que não é pecado pois vai de cada um.
    Poderia dizer se a Bíblia realmente fala algo sobre isso?se é errado fazer com seu marido/esposa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas doenças podem ser adquiridas com este tipo de atitude! São áreas de EXCREÇÃO! Mas, se houver consenso entre os dois, não se esqueçam das rígidas regras de higiene!
      "O corpo da mulher pertence ao marido e o corpo do marido pertence a mulher".
      Se os dois concordam, então tudo certo.

      Excluir

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!