pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Os Dinossauros Realmente Existiram?

Os Dinossauros Realmente Existiram?


A resposta é sim, obviamente. As evidências arqueológicas dos fósseis são provas claras de que esses animais existiram. Portanto, perguntar se os dinossauros foram reais ou mitológicos exigirá uma resposta bastante óbvia: eles foram animais reais. Assim, cabe-nos fazer outra pergunta: quando os dinossauros existiram? É aqui que os estudiosos entram em combate. Existe discordância entre estudiosos cristãos e incrédulos, mas também entre estudiosos dentro do círculo evangélico.
De um lado do debate, alguns acreditam que os dinossauros viveram milhões de anos ANTES da existência do homem. Eles entraram em extinção há 65 milhões de anos, aproximadamente, após um acontecimento catastrófico que atingiu o planeta. Esse ponto de vista é largamente aceito por evolucionistas, bem como por vários cristãos que defendem a teoria da “terra antiga” (essa teoria crê que a terra possui 4 bilhões e 500 milhões de anos de idade).
Do outro lado do debate, estudiosos acreditam que os dinossauros foram contemporâneos do homem, ou seja, ambos viveram juntos no início da criação do universo. Para esse grupo, o homem exerceu domínio sobre os animais, conforme a ordenação de Deus (cf. Gn 1.28), e esse domínio envolveu os dinossauros também.
O segundo grupo parece ter razão, e não o primeiro. Por quê? Reflita: se você crê que os dinossauros morreram milhões de anos ANTES da criação do homem, então você terá que admitir que existia morte ANTES da Queda de Adão.
Se o salário do pecado é a morte (cf. Rm 6.23), como pode a morte ter atingido os animais sem que o pecado tivesse entrado no mundo? Não faz qualquer sentido. Assim, os dinossauros experimentaram a morte DEPOIS que Adão desobedeceu ao Senhor.
Há quem acredite que todos os dinossauros, sem exceção, foram extintos na ocasião do Dilúvio na época de Noé. Mas também há cientistas que acreditam na possibilidade de dinossauros existirem atualmente. É provável que alguns dinossauros habitem em regiões ainda não exploradas (incluindo regiões do Brasil).
Não podemos pensar apenas em dinossauros gigantes e assustadores, conforme o retrato de muitos filmes. Fósseis indicam dinossauros que mediam poucos centímetros e pesavam alguns gramas, até dinossauros que mediam mais de 20 metros e pesavam milhares de toneladas.
Portanto, os dinossauros foram reais e viveram no mesmo período que o primeiro casal, Adão e Eva. Não sabemos, em detalhes, como foi o convívio entre eles na terra. Mas sabemos que o convívio foi harmonioso, pois, antes da Queda, não existia inimizade entre o homem e os animais.
A esperança que nós, cristãos, carregamos no peito é aquela que aguarda com expectativa a restauração de todas as coisas. Habitaremos para sempre no paraíso de Deus, isto é, na terra restaurada. Ali, estaremos completamente livres do pecado e, como resultado, livres também de toda morte. 



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!