pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O Corpo Ressurreto de Jesus Atravessava Paredes?

O Corpo Ressurreto de Jesus Atravessava Paredes?


Quem não gosta de uma boa curiosidade? Pensar em Jesus atravessando paredes é um assunto bem curioso. Em alguns sermões populares, pregadores têm afirmado que o corpo de Jesus, após a ressurreição, podia atravessar paredes. Afirmações desse tipo são feitas com veemência e certeza comprovada. No entanto, chega-se a essa conclusão a partir de inferências.

Observe este texto: Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, Jesus veio e se pôs no meio deles, dizendo: — Que a paz esteja com vocês! (Jo 20.19). Alguns afirmam que Jesus se pôs no meio dos discípulos atravessando as portas ou paredes, visto que as portas estavam trancadas, o que impediu que Ele entrasse normalmente. Note que o texto não diz que Jesus atravessou as portas ou paredes. Apenas diz que Ele se pôs no meio dos discípulos.

Mas o que é possível afirmar a respeito do corpo ressurreto de Jesus? Bem, é bastante possível que o corpo ressurreto de Jesus tivesse a capacidade de aparecer e desaparecer de maneira súbita. Por exemplo, enquanto Jesus caminhava com dois discípulos em direção à aldeia de Emaús, Ele não foi reconhecido pelos dois. Contudo, depois que os olhos dos discípulos foram abertos, eles reconheceram o Senhor. O que aconteceu em seguida? Diz o texto que Jesus [...] desapareceu da presença deles (Lc 24.31). Sim, o Senhor desapareceu subitamente.

Mais tarde, enquanto esses dois discípulos contavam aos outros acerca da experiência que vivenciaram, o que aconteceu? Lucas afirma que [...] Jesus apareceu no meio deles [...] (Lc 24.36). Esse relato parece indicar que Jesus apareceu subitamente, assim como havia desaparecido subitamente. Note que, a partir dessas informações, não podemos inferir que Jesus atravessava paredes também. De fato, nenhum versículo afirma isso.

Meu receio em dizer que Jesus atravessava paredes é que alguns podem pensar que o corpo ressurreto de Jesus era desprovido de materialidade. Pensar assim é herético. E afirmar que Jesus atravessava paredes e portas, pode conduzir a essa conclusão, pois nem todos possuem a mesma maturidade teológica. Dessa forma, julgo ser mais seguro deixar essa inferência de lado.

O que dizer, então, de Jesus entrando no aposento com as portas trancadas? Penso que Jesus apareceu milagrosamente no meio dos discípulos, sem ter necessariamente atravessado as portas. Isso é bastante possível, pois, como vimos, antes de Sua ascensão Jesus podia aparecer e desaparecer subitamente. Isso aconteceu até mesmo com Filipe ao ser milagrosamente arrebatado de um lugar para outro (At 8.39-40).

Por fim, não estou condenando quem acredita que Jesus atravessou as portas. Meu intuito foi apenas mostrar que nenhum versículo diz isso, e que há outra maneira de compreender o texto. Juntos afirmamos a corporeidade do nosso Senhor, mesmo após a Sua ressurreição e ascensão. À direita da majestade no céu está o Deus-homem com as marcas dos cravos e da lança. Ele é o nosso Senhor e Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!