pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Ordo Salutis (3/10): Regeneração

A Ordo Salutis (3/10): Regeneração


O teólogo reformado Wayne Grudem definiu o conceito teológico de regeneração com as seguintes palavras: “Regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual ele nos concede nova vida espiritual” (Teologia Sistemática, p. 584). Usando a linguagem bíblica, a regeneração também é chamada de “nascer de novo” (Jo 3.3). Conforme a sequência lógica da Ordem da Salvação, a regeneração ocorre após a eleição e após o chamado eficaz do Espírito Santo.

É preciso estabelecer que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus. O nascimento biológico ilustra bem este ponto. Nenhuma pessoa em todo o planeta pediu para nascer biologicamente. Ela nasceu porque Deus quis que ela nascesse. Semelhantemente, nenhuma pessoa escolhe nascer espiritualmente, pois ela está morta em delitos e pecados. Por isso, Deus lhe dá vida soberanamente, segundo o Seu beneplácito.

Observe como a Bíblia é clara quanto a isso: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.12-13).

Além do mais, a regeneração é uma obra misteriosa de Deus. Ninguém é capaz de prever este acontecimento: “O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (Jo 3.8).

Afirmar que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus traz outra implicação muito importante. O que vem primeiro: a fé salvífica ou a regeneração? Colocando em outras palavras: primeiro cremos e depois somos regenerados ou primeiro somos regenerados e depois cremos? A fé é a causa ou o efeito da regeneração?

Visto que ninguém pode ir a Cristo se isso não for concedido pelo Pai (Jo 6.65), e uma vez que recebemos vida quando ainda estávamos mortos em pecados (Cl 2.13), cremos que a regeneração acontece primeiro. Neste sentido, a fé salvífica é o primeiro fruto do novo nascimento. A fé em Cristo para a salvação é a primeira evidência de que uma pessoa nasceu de novo. A fé salvífica é o primeiro fruto, mas não é o único fruto.

Após ser transformado, o homem regenerado é introduzido na obra da santificação. É durante esse processo que os demais frutos serão desenvolvidos. Podemos mencionar, por exemplo, a vitória sobre o pecado (1Jo 3.9), a vitória sobre o mundo (1Jo 5.4), o amor genuíno (1Jo 4.7) e as várias qualidades de caráter listadas por Paulo (Gl 5.22).

Portanto, a salvação inteiramente pela graça deve excluir qualquer contribuição humana. É o maior milagre que uma pessoa pode receber de Deus. Sem dúvida, é superior a qualquer outro milagre. Assim, encerro esta reflexão com as palavras do teólogo Iain H. Murray: “Somos incapazes de contribuir para nossa regeneração tanto quanto de contribuir na obra do Calvário”.



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